Quantas horas de estudo por dia?

Quantas horas de estudo por dia?

Horas de estudo importam?

Uma das preocupações mais comuns em relação ao equilíbrio entre estudo e demais atividades é a questão das horas de estudo a serem dedicadas a cada tarefa. Por isso, muitos estudantes se sentem mal quando não podem estudar determinado número de horas, pois acreditam que esse número é indicativo de qualidade do estudo.
Apesar de ser uma preocupação legítima, horas de estudo não são indicativo de qualidade. O foco excessivo de estudo tem contribuído para o aumento da ansiedade e da valorização exacerbada do tempo medido, em vez do tempo vivido.

 

O que isso quer dizer?

Quer dizer que o estudante passa a se preocupar muito mais com o tempo que fica gravado em seu aplicativo de cronometragem de estudo do que com o tempo em que ele efetivamente está vivenciando cada atividade. Dessa forma, a qualidade – a questão primordial – acaba ficando ainda mais esquecida.
Cronometrar as horas de estudo deve servir para diagnosticar quanto tempo se leva em cada atividade e, assim, estabelecer metas mais realistas de estudo e trabalho. Ter uma ideia mais precisa do tempo médio que se demora para fazer cada atividade é uma forma de organizar uma agenda que leve em conta os próprios limites e que lide melhor com os imprevistos.
Não foque apenas nas horas de estudo, pois elas, por si só, não garantem aprendizado. O que vai garanti-lo é a qualidade do seu estudo. As horas devem ser aliadas às suas metas. Procure cronometrar quanto tempo você demora em cada atividade (assistir a uma aula ou fazer uma leitura, por exemplo). Com isso, você consegue estabelecer um tempo médio que leva em cada uma e, assim, estabelece metas mais realistas, conforme o tempo que você tem disponível para se dedicar a elas.

 

Vamos seguir juntos?
Raquel Medeiros