O PROGRAMA "AÇÃO AFIRMATIVA"

O Programa Ação Afirmativa (PAA) é uma iniciativa lançada pelo Instituto Rio Branco, em 2002, que tem por objetivo ampliar as condições de ingresso de brasileiros negros na carreira de diplomata para aumentar a diversidade étnica do Serviço Exterior Brasileiro.

Em parceria com outros instituições pública como o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e o Ministério da Cultura, o programa oferece bolsa de estudos para custear a preparação dos estudantes negros que, tendo apresentado desempenho satisfatório nas primeiras etapas do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD), não lograram média de notas necessária à aprovação final. *

Conforme o Instituto Rio Branco, a Lei no. 12.990/201, que estabelece reserva de 20% das vagas nos concursos públicos para candidatos negros, contribui para a diversidade mas não substitui o PAA, que está passando por reformas e ampliação de sua estrutura.

Para maiores informações e para ver o último edital do Programa Ação Afirmativa clique aqui!

O IDEG e o PROGRAMA AÇÃO AFIRMATIVA

Como forma de contribuir para a política de inclusão do MRE, para os estudantes contemplados pelo PAA existe uma política de acesso e de desconto específica. O IDEG acredita que uma sociedade tão diversa etnicamente, como a brasileira, deve ser igualitariamente representada nas instituições públicas e privadas.

Existem duas formas de você se enquadrar em nossa política referente às cotas.

  1. Se você já concorreu no CACD como cotista em anos anteriores, basta enviar seu comprovante de inscrição – em que há referência à inscrição como cotista – quando efetuar matrícula em algum de nossos cursos. Você receberá, automaticamente, 10% de desconto em qualquer matrícula. Esse desconto É CUMULATIVO aos outros anunciados em nossas divulgações. Ou seja, você receberá, no mínimo, o valor acima de desconto no IDEG.
  2. Se você foi aprovado(a) no concurso realizado pelo MRE e foi agraciado (a) com a Bolsa do Programa Ação Afirmativa NO ANO CORRENTE, receberá 25% de desconto em qualquer um dos nossos cursos (esse desconto não é cumulativo a outros anunciados). Além disso, você apenas começará a desembolsar os valores a partir da liberação dos valores pelos Ministério. Sabemos que, muitas vezes, esses valores não lhe são pagos no exato momento da abertura dos cursos. Não há problema. No IDEG, você apenas começa a pagar quando tiver os valores em mãos. Não se esqueça de nos mandar os comprovantes da bolsa no ato de sua matrícula.

Essa é a nossa forma de incentivar a ampliação da diversidade em nosso MRE e, principalmente, contribuir para amenizar os danos históricos cometidos. Consciência sempre!

BENEFÍCIOS AO COTISTA

APOIO FINANCEIRO

Descontos Amigáveis

Oferecemos 10% de desconto em matrículas a tod@s que já fizeram a prova como cotistas. O desconto é cumulativo aos outros anunciados.

FACILIDADE DE PAGAMENTO

Pagamento Fácil

Você foi aprovado no Programa de Ação Afirmativa e está esperando sua bolsa? No IDEG, você só começa a pagar os cursos quando receber o seu dinheiro.

CONTEÚDO & APROFUNDAMENTO

Atendimento Customizado

O IDEG possui um atendimento pedagógico e motivacional customizado que irá entender perfeitamente suas demandas e lhe ajudar.

GRUPO DE WHATSAPP

Espaço de Discussão

Grupo de Whatsapp para troca de informação e apoio mútuo entre cotistas que estão se preparando ao CACD. Traga suas experiências.

GOSTOU DE NOSSA CONTRIBUIÇÃO?

Se precisar de maior informação sobre esse importante projeto ou quiser falar algo específico sobre sua história, basta escrever para atendimento@ideg.com.br ou enviar uma mensagem para o seguinte WhatsApp (21) 98955 7254.