Para se tornar diplomata, a qualidade dos seus estudos deve ser levada em consideração na hora de escolher um curso preparatório para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD). Construídos a partir da proposta pedagógica mais eficiente e utilizada por centenas de aprovados(as), os cursos de formação teórica são excelentes soluções tanto para quem está iniciando seus estudos à carreira diplomática como para os(as) cacdistas com mais experiência.

Proposta pedagógica para as turmas de 2024

O fundador e coordenador do IDEG, prof. Marcello Bolzan, explica rapidamente a proposta dos Cursos Teóricos Extensivos da escola. Conheça cada ferramenta utilizada pelos(as) docentes nos cursos e como você pode aplicar cada uma delas em sua preparação.

Aprovado e Recomendado

Nossos Cursos

Curso de Economia
Prof. Marcello Bolzan

O Curso Extensivo Teórico de Economia tem como objetivo preparar o(a) candidato(a) para todas as fases do CACD, fornecendo o que há de mais abrangente, profundo e completo em termos de conteúdo. Ao longo de 15 anos de aula para o concurso da diplomacia, o prof. Marcello Bolzan construiu um curso definitivo e didático, reconhecido como obrigatório às pessoas que querem, de fato, entender Economia e aplicar seus conhecimentos em todas as fases do concurso. Um método de preparação utilizado por centenas de aprovados(as) que reconhecem o trabalho do professor Bolzan como um divisor de águas em seus estudos.

Informações para você se posicionar

Início:Imediato!

Aulas ao Vivo:36 aulas com 2h-2h30 cada

Aulas assíncronas:8 aulas com 2h-2h30 cada

Público Alvo: O curso atende à totalidade das pessoas que querem se preparar para o CACD. O público que inicia seus estudos encontrará máxima abrangência e profundidade na abordagem do conteúdo ministrado pelo professor. Portanto, trata-se de um curso que atende às demandas, em termos de conteúdo, de todas as fases do concurso. Pessoas em etapas intermediária e avançada da preparação não apenas revisarão o conteúdo estudado como terão a oportunidade de aprofundar a densidade de seus materiais de estudo e de preencher lacunas existentes na preparação pregressa.

Objetivos: É objetivo do curso teórico extensivo de Economia capacitar os(as) alunos(as), em máxima profundidade e abrangência de conteúdo, de modo a contemplar as exigências de todas as fases do CACD. Absolutamente todos os temas do edital serão tratados em sala de aula e repassados em exercícios de reelaboração de conteúdo, em exercícios ilustrativos e nos materiais revisionais. Deste modo, trata-se de um curso definitivo que não demandará reinvestimentos em cursos de aprofundamento.

Breve descrição do funcionamento do curso

O curso está dividido em 4 blocos temáticos: Macroeconomia, Microeconomia, Economia Internacional e História Econômica do Brasil. O aluno contará com atividades semanais dispostas em um cronograma de estudo pensado de modo a tornar a preparação mais dinâmica e eficiente, garantindo um aprendizado realmente ativo. O cronograma traz a seguinte sequência de atividades:

2ª Feira: Atividades Revisionais -> o aluno deverá revisar o conteúdo tratado na semana anterior (por meio do material revisional confeccionado). Após uma revisão atenta, a lista de exercícios objetivos ilustrativos e/ou a questão discursiva ilustrativa (se houver) devem ser executados.

3ª Feira: Visualização da Aula -> O aluno deverá ler o conjunto de pontos motivadores referentes à aula da semana, visualizar a preleção (ao vivo ou macroaula) e anotar os pontos mais relevantes que contemplem o conteúdo pedido nos pontos motivadores. Caso prefira, o aluno poderá produzir um texto curto para cada ponto motivador.

4ª Feira: Execução das Leituras Indicadas -> O aluno deverá ler o conjunto de pontos motivadores referentes às indicações presentes na Curadoria de Leitura, executar a leitura dos textos atentamente e anotar os pontos mais relevantes que contemplem o conteúdo pedido nos pontos motivadores. Caso prefira, o aluno poderá produzir um texto curto para cada ponto motivador.

5ª Feira: Construção do Material Revisional -> a partir do material de reelaboração do conteúdo da aula e das leituras, o aluno deverá compor o material revisional referente à aula da semana. Este material servirá como retomada do tema na semana seguinte.

6ª Feira: Ciclo Revisional Amplo -> A sexta feira será dedicada à execução de atividades amplas revisionais. Ao terminar um bloco temático, o aluno deverá utilizar este dia da semana para retomar o conteúdo visto. Por exemplo, ao terminar o bloco “Macroeconomia” e iniciar os estudos da “Microeconomia”, a sexta-feira será dedicada à revisão dos materiais construídos ao longo do estudo da macro.

Atenção: O cronograma de estudo proposto é uma sugestão. O método não será jamais imposto. Caso queira adotar outra dinâmica para lidar com os materiais, não há problema. Todos os materiais serão disponibilizados no dia da aula ao vivo no espaço de aluno.

Prof. Marcello Bolzan

O professor Marcello Bolzan é uma das maiores referências na preparação ao CACD no Brasil. Fundador do IDEG e criador da proposta pedagógica aplicada no curso, já ajudou centenas de candidatos a conquistarem seu sonho de representar o país. É o mais respeitado professor de Economia na preparação ao CACD. Foi professor de 95% dos candidatos aprovados entre 2015 e 2019 e possui alunos aprovados desde o CACD de 2008. Possui livros publicados sobre preparação de concursos, destacando um sucesso de vendas, com mais de vinte mil exemplares vendidos – “Macroeconomia”. Lecionou em dezoito estados e é palestrante nas maiores universidades do país. É considerado uma das mais respeitadas e importantes personalidades na preparação ao CACD, dedica-se integralmente às aulas e a construção pedagógica para a preparação. De suas mãos saíram não apenas mudanças profundas na forma de se entender o estudo rigoroso à carreira diplomática – que influenciaram a geração atual de cursos, professores e alunos -, mas, também, foram forjados muitos dos principais professores e orientadores que hoje trabalham em diversos meios que cumprem suas funções na preparação ao CACD.

Quer conhecer o curso?

Assista à primeira aula de cada disciplina gratuitamente. Trata-se de aula de fato, com conteúdo relevante para a prova. Não são aulas demonstrativas. Queremos que você tenha uma experiência real!

Curso de Política Internacional
Prof. Thomaz Napoleão

O prof. Thomaz Napoleão modelou o Curso Teórico Extensivo de Política Internacional para atender às necessidades tanto de alunos em início de sua trajetória de estudos em PI como para cacdistas que já estão em preparação há algum tempo, já que encontrarão aulas e materiais que servem perfeitamente bem às atividades de revisão, aprofundamento e atualização. Os conteúdos apresentados pelo professor serão necessários tanto para a primeira fase (TPS, prova objetiva) como para a terceira fase (prova discursiva) do CACD. Trata-se do curso mais completo, profundo e didático de PI que você encontrará em sua jornada de preparação. Sabe aquele detalhe que caiu na prova e que ninguém te falou em outros cursos? Então… o Napoleão falou.

Informações para você se posicionar

Início:Imediato!

Aulas ao Vivo:36 aulas com 2h-2h30

Aulas assíncronas:8 aulas com 2h-2h30 cada

Público Alvo: Todas e todos os candidatos ao CACD, seja em etapa básica, intermediária ou avançada de preparação. O curso é modelado para atender às necessidades de alunos que estejam no início de sua trajetória de estudos em PI, mas também serve de revisão, aprofundamento e atualização para candidatos veteranos, que já tenham realizado o concurso anteriormente. Os conteúdos apresentados serão necessários tanto para a primeira fase (TPS, prova objetiva) como para a terceira fase (prova discursiva) do CACD.

Objetivos: Habilitar as alunas e os alunos do IDEG a compreender, interpretar e responder corretamente, com plena confiança, todas as questões de Política Internacional e Política Externa Brasileira no CACD, seja na primeira ou na terceira fases.

Breve descrição do funcionamento do curso

Após uma aula introdutória, o curso está estruturado em 5 grandes segmentos: i) ferramentas conceituais, como as teorias das relações internacionais e os fundamentos históricos e conceituais da política externa brasileira; ii) integração latino-americana, com ênfase no MERCOSUL e nas demais iniciativas regionais, bem como as relações bilaterais com a Argentina e os demais países da região; iii) temas bilaterais e regionais, com o estudo dos principais parceiros extrarregionais do Brasil – EUA, Rússia, China, Índia, Japão e os países da Europa, África e Oriente Médio – a partir de suas políticas externas, crises e disputas, iniciativas de cooperação e relações bilaterais com o Brasil; iv) temas multilaterais, inclusive segurança internacional, desarmamento e não proliferação, ilícitos transnacionais, meio ambiente e desenvolvimento sustentável e direitos humanos e temas sociais; e v) temas econômicos, financeiros, comerciais e desenvolvimento. Ao final, serão gravadas 8 aulas de revisão e atualização sobre todos os conteúdos do curso.

Conteúdo de aulas: material correspondente a todas as 36 aulas do curso (28 aulas regulares e 8 aulas de revisão), preparado exclusivamente para o IDEG, contemplando informações aprofundadas e dados sistematicamente revistos e atualizados sobre todos os itens do edital de Política Internacional e Política Externa Brasileira no CACD, com ênfase nas posições do Brasil.

Curadoria de leitura: recomendações bibliográficas atualizadas para complementar cada uma das 28 aulas regulares, entre fontes oficiais, semioficiais e extraoficiais de política externa, selecionadas e comentadas pelo professor.

Material revisional: 8 aulas sucintas de revisão acerca dos conteúdos do curso regular de PI, inclusive com atualizações sobre eventos internacionais transcorridos ao longo do curso.

Plantão no grupo de WhatsApp: o professor fica disponível para atender a dúvidas dos alunos ao longo do curso.

Atenção: O cronograma de estudo proposto é uma sugestão. O método não será jamais imposto. Caso queira adotar outra dinâmica para lidar com os materiais, não há problema. Todos os materiais serão disponibilizados no dia da aula ao vivo no espaço de aluno.

Prof. Thomaz Napoleão

Diplomata e professor de Política Internacional. Foi aprovado em primeiro lugar no CACD em 2009. Atualmente, trabalha na embaixada do Brasil na Rússia. Serviu na Missão do Brasil junto à ONU, em Nova York. Chefiou o Setor Político da Embaixada do Brasil no Paquistão. Trabalhou na Secretaria de Planejamento Diplomático do Itamaraty e foi Assessor Internacional no Ministério da Educação. É mestre em Segurança Internacional pela Sciences Po Paris (2008) e em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco (2011). É Bacharel em Jornalismo pela USP (2006) e em Relações Internacionais pela PUC-SP (2005). Thomaz Napoleão é especialista em temas multilaterais e de segurança, sobretudo na ex-URSS, no Oriente Médio e na Ásia Central. Editou o “Repertório de Política Externa: Posições do Brasil” (FUNAG, 2010) e publicou artigos acadêmicos sobre conflitos internacionais. É também fotógrafo documental, com ênfase em questões humanitárias. É professor de Política Internacional para o CACD desde 2009 e tem sólida experiência na preparação para o concurso.

Quer conhecer o curso?

Assista à primeira aula de cada disciplina gratuitamente. Trata-se de aula de fato, com conteúdo relevante para a prova. Não são aulas demonstrativas. Queremos que você tenha uma experiência real!

Curso de Geografia
Prof. Thiago Rocha

O Curso Teórico Extensivo de Geografia se propõe a construir uma base sólida de conteúdo a partir da abordagem profunda de cada pequeno detalhe dos temas contidos no edital. A dedicação constante do prof. Thiago Rocha, há mais de 15 anos ensinado para o CACD, resultou no curso mais reconhecido e definitivo para a disciplina. Ao longo do curso, o aluno passará por todos os sete grandes pontos da disciplina no concurso, estruturando um repertório de conteúdo necessário para atender às exigências das provas de 1ª e 3ª fases do concurso para diplomacia. Além disso, a abordagem estruturada, didática e atualizada utilizada pelo docente permite ao aluno produzir um material próprio capaz de apoiar futuras revisões e o desenvolvimento de habilidades práticas de exercícios e revisão.

Informações para você se posicionar

Início:Imediato!

Aulas ao Vivo:29 aulas com 2h cada

Aulas assíncronas:4 aulas com 2h cada

Público Alvo:Iniciantes / Intermediários com necessidade de melhorar a base de conteúdo / Avançados que precisem atualizar ou rever material

Objetivos:Formar a base de conteúdo referente ao programa de geografia do CACD.

Breve descrição do funcionamento do curso

O curso teórico de geografia se propõe a construir uma base sólida a partir do programa de geografia do CACD. Ao longo do curso passaremos por todos os sete grandes pontos da disciplina no concurso, estruturando um repertório de conteúdo necessário para cobrir um conjunto amplo de temas de forma organizada, estruturada e atualizada, permi>ndo produzir um material próprio capaz de apoiar a qualquer momento da preparação a prá>ca de exercícios e revisão.

Material de AulaConjunto pontos motivadores para construção de material autoral a partir da reelaboração do conteúdo de aula (mínimo de 10 motivadores, por aula).

Curadoria de leitura: Indicação de leituras para os temas, com comentários em aula sobre as indicações.

Listas com exercícios ilustrativos:Exercícios de provas anteriores ou no modelo da prova que abordem os temas trabalhados em cada aula.

Questões discursivas ilustrativas: Ao longo do curso serão enviados exemplos de questões discursivas de provas anteriores para temas trabalhados em aula. Cada questão será acompanhada de grade de correção para autoavaliação. Não haverá correção individual.

Atenção: O cronograma de estudo proposto é uma sugestão. O método não será jamais imposto. Caso queira adotar outra dinâmica para lidar com os materiais, não há problema. Todos os materiais serão disponibilizados no dia da aula ao vivo no espaço de aluno.

Prof. Thiago Rocha

Thiago Rocha é doutor em geografia (PPGG-UFRJ/Université de La Rochelle), com experiência em diversos níveis de ensino. Desde 2007 tem se dedicado à preparação para o Concurso de Acesso à Carreira Diplomática.

Quer conhecer o curso?

Assista à primeira aula de cada disciplina gratuitamente. Trata-se de aula de fato, com conteúdo relevante para a prova. Não são aulas demonstrativas. Queremos que você tenha uma experiência real!

Curso de Espanhol
Prof.ª Cris Huffel

O Curso Teórico Extensivo de Espanhol, ministrado pela prof.ª Cris Huffel, tem o objetivo de desenvolver os tópicos necessários da gramática de Espanhol para que o(a) aluno(a) possa dominar a base das competências essenciais requeridas pela prova de Espanhol. Além disso, as atividades desenvolvidas possibilitam que o aluno construa, com qualidade e direcionamento, seu próprio material de estudos e de revisão. A professora, tomando como referência a prova, desenvolve uma capacitação focada, não permitindo que o(a) aluno(a) perca tempo com o desenvolvimento de habilidades que não resultarão em pontuação na prova do CACD. No curso, ao mesmo tempo em que constrói a base gramatical necessária às exigências da prova, a professora induz os alunos a colocar em prática o que foi aprendido por meio de diversas atividades como exercícios com correção individual, versões, resumos e exercícios aplicados a cada tópico tratado no curso.

Informações para você se posicionar

Início:Imediato!

Aulas ao Vivo:30 aulas com 1h30 cada

Aulas assíncronas:4 aulas com 1h30 cada

Público Alvo:O curso atende às expectativas de três publicos: a)nível iniciante: alunos que queiram começar espanhol do 0, focando nas competências necessárias para desenvolver as atividades de prova; b) nível intermediário: alunos que tenham familiaridade com o idioma ou que tenham alguma base de espanhol, mas queiram estabelecer uma base gramatical sólida e voltada para a prova e; c)nível avançado: para alunos que queiram revisar os conteúdos gramaticais.

Objetivos: São objetivos do curso: a) desenvolver os tópicos necessários da gramática de espanhol para que o/a aluno/aluna possa dominar a base das competências essenciais requeridas pela prova de espanhol; b)Possibilitar ao aluno a construção de seu próprio material de estudos e de revisão; c) sistematizar conteúdos essenciais para a prova do CACD e aliá-los à prática de exercícios para a fixação dessas matérias; d) trabalhar conteúdos gramaticais a partir da prova e para a prova e; e) colocar em prática o que foi aprendido por meio de exercícios por tópicos, exercícios direcionados com correção individual e duas versões e dois resumos com correção individual para colocar a caneta no papel já nos moldes da prova.

Breve descrição do funcionamento do curso

Com duração de 30 semanas, a professora distribuirá um conjunto de ferramentas capazes de tornar o aprendizado didático e o estudo ativo.

Além das 30 aulas ao vivo (1h30 a 2h cada), a professora disponibilizará 4 aulas gravadas, superatualizadas, com o seguinte conteúdo: 3 aulas analisando e comparando atividades de provas anteriores, destacando elementos gramaticais relevantes e trabalhando estratégias de prova e 1 aula repassando os erros principais cometidos por candidatos e candidatas em situação de prova e alunos e alunas em atividades discursivas.

Para que você tenha acesso à melhor capacitação, o curso trará um conjunto de atividades imperdíveis: exercícios customizados com respostas sobre cada tópico do curso, exercícios complementares on-line, 3 atividades com correção voltadas para os tópicos mais errados na prova, 2 atividades com correção para dar os primeiros passos para realizar a prova de espanhol de forma assertiva e pragmática, resumos e 2 versões com correção individualizada: tua chance de começar a praticar tudo o que aprendeste em atividades nos moldes da prova e materiais de revisão e de complementação de estudos por tópico do curso.

Atenção: O cronograma de estudo proposto é uma sugestão. O método não será jamais imposto. Caso queira adotar outra dinâmica para lidar com os materiais, não há problema. Todos os materiais serão disponibilizados no dia da aula ao vivo no espaço de aluno.

Prof(a). Cris Huffel

A professora Cristina Huffel é de Porto Alegre. Espanhol é sua segunda língua devido à sua tradição familiar e, por isso, começou a dar aulas da língua que domina. Cris é Bacharel em direito e pós graduada em Política Internacional ambos pela PUC-RS. Tem ainda um mestrado em Diplomacia e Relações Internacionais pela Escola Diplomática de Madrid. A professora Cris também compartilha dicas sobre a língua espanhola no Instagram, pelo perfil @losmolinossongigantes.

Quer conhecer o curso?

Assista à primeira aula de cada disciplina gratuitamente. Trata-se de aula de fato, com conteúdo relevante para a prova. Não são aulas demonstrativas. Queremos que você tenha uma experiência real!

Curso de Francês
Prof.ª Mariana Lima

O Curso Teórico Extensivo de Francês, ministrado pela profª. Mariana Lima, tem o objetivo formar uma base de gramática, ortografia e vocabulário adequada à prova de Francês do CACD, que atenda em abrangência e profundidade às exigências da banca examinadora. Por meio de aulas, atividades introdutórias de produção escrita e análise de materiais oficiais (provas, padrões de resposta, etc.), o(a) aluno(a) poderá assimilar, fixar e treinar as competências de base necessárias para o alto desempenho na prova de Francês. A importância da prof.ª Mari Lima na preparação ao CACD é enorme, visto que por seus cursos passou grande parte das pessoas aprovadas nos últimos concursos da diplomacia. Se seu objetivo é desenvolver habilidades para a prova de Francês do CACD, independentemente de seu conhecimento prévio do idioma, o curso da prof.ª Mariana Lima é obrigatório.

Informações para você se posicionar

Início:Imediato!

Aulas ao Vivo:20 aulas com 1h30 cada

Aulas assíncronas:8 aulas com 1h30 cada

Público Alvo:O curso atende às expectativas dos seguintes públicos: Iniciantes; Nível até A2; Alunos que queiram retomar os estudos de francês após mais de dois anos de intervalo; Alunos que queiram adequar base preexistente à preparação para o CACD

Objetivos: Formação de base de gramática, ortografia e vocabulário adequada à prova de francês do CACD, segundo as exigências do edital de 2023. Fixação e treino das competências de base necessárias para a prova. Introdução à resolução de questões no formato da prova, adaptadas para o público alvo do curso.

Breve descrição do funcionamento do curso

Com duração de 28 semanas, a professora distribuirá um conjunto de ferramentas capazes de tornar o aprendizado didático e o estudo ativo. As atividades utilizadas no curso são: a) aulas expositivas acompanhadas de exercícios de fixação e assimilação; b) revisões e aprofundamentos a partir das dúvidas dos alunos; c) treino de questões com padrões comentados e correção individual; d) técnicas e métodos desenvolvidos a partir da experiência de prova e; e) análise profunda dos manuais com respostas de excelência publicados por aprovados(as) anualmente.

Atenção: O cronograma de estudo proposto é uma sugestão. O método não será jamais imposto. Caso queira adotar outra dinâmica para lidar com os materiais, não há problema. Todos os materiais serão disponibilizados no dia da aula ao vivo no espaço de aluno.

Prof(a). Mariana Lima

Autora do volume “Francês” da coleção Diplomata da Editora Saraiva, Mariana Lima ensina francês exclusivamente para o CACD desde 2012 e tem ex-alunos em todas as turmas aprovadas no Instituto Rio Branco desde 2013. É graduada em Francês pela Alliance Française /Université de Nancy II. Como bolsista da CAPES, fez mestrado integral pela New School (New York, NY) e doutorado integral pela Catholic University of America (Washington, DC).

Quer conhecer o curso?

Assista à primeira aula de cada disciplina gratuitamente. Trata-se de aula de fato, com conteúdo relevante para a prova. Não são aulas demonstrativas. Queremos que você tenha uma experiência real!

Curso de Língua Portuguesa
Prof. Luis Ladeira

No Curso Teórico Extensivo de Português, o prof. Luis Ladeira ministra aulas que são, em sua maior parte, voltadas à consolidação e ao aprofundamento dos conhecimentos de análise gramatical do aluno, com fundamentação teórica e exercícios extraídos de provas. Algumas das aulas são exclusivas para comentário de exercícios. Dá-se enfoque, paralelamente, ao treinamento voltado para interpretação de texto, desenvolvendo- no aluno tanto a capacidade de ler melhor os textos quanto o entendimento dos raciocínios interpretativos cobrados na prova. Desde 2007, o professor se dedica à capacitação de alunos para o CACD. O presente curso é resultado de toda a experiência e do conhecimento das exigências do concurso acumuladas ao longo dos anos de ensino.

Informações para você se posicionar

Início:Imediato!

Aulas ao Vivo:28 aulas com 2h cada

Aulas assíncronas:8 aulas com 2h cada

Público Alvo:Todos os candidatos ao CACD, tanto em fase inicial de estudos quanto em estágio avançado.

Objetivos:Preparar o candidato para compreender os assuntos cobrados na prova de português da primeira fase do CACD, tanto em gramática quanto em interpretação de texto. Dar fundamento gramatical para a segunda fase do concurso.

Breve descrição do funcionamento do curso

As aulas são, em sua maior parte, voltadas à consolidação e ao aprofundamento dos conhecimentos de análise gramatical do aluno, com fundamentação teórica e exercícios extraídos de provas. Algumas das aulas são exclusivas para comentário de exercícios. Dá-se enfoque, paralelamente, ao treinamento voltado para interpretação de texto, desenvolvendo-se no aluno tanto a capacidade de ler melhor os textos, quanto o entendimento dos raciocínios interpretativos cobrados na prova.

Material de AulaPontos motivadores serão propostos pelo professor para que o aluno elabora material de revisão pessoal a partir dos tópicos indicados, em todos os assuntos do curso.

Curadoria de leitura: o aluno receberá, ao início do curso, um planejamento de leituras em gramáticas de alto nível; o seguimento dessas leituras dará ao aluno maior capacidade de compreender os conteúdos discutidos nas aulas.

Listas com exercícios ilustrativos:Todos os conteúdos trabalhados serão ilustrados e aprofundados a partir de exercícios extraídos de provas, tanto do CACD quanto de outros concursos de alto nível.

Apostilas semanais:As apostilas trarão textos para análise, resumos de conteúdos e frases para acompanhamento das análises feitas durante as aulas, além dos exercícios acima mencionados.

Prof. Luis Ladeira

Com mais de 20 anos de experiência em sala de aula, o professor Luis Ladeira acompanha candidatos ao CACD desde 2007. Foi aprovado em 1.° lugar no concurso promovido pelo Cespe em 2006 para revisor de texto da Câmara Legislativa do DF. É professor do IDEG desde 2019.

Quer conhecer o curso?

Assista à primeira aula de cada disciplina gratuitamente. Trata-se de aula de fato, com conteúdo relevante para a prova. Não são aulas demonstrativas. Queremos que você tenha uma experiência real!

Curso de Direito Internacional Público
Prof. Pedro Sloboda

Ao fazer o Curso Teórico Extensivo de Direito Internacional Público, ministrado pelo prof. Pedro Sloboda, você terá a mais clara demonstração de como um profissional competente e um método bem estruturado pode gerar resultados precisos na prova e garantir a satisfação de um investimento. Não resta dúvida de que se está falando do professor de maior importância no ensino de DIP para o CACD. No curso, o prof. Pedro Sloboda abordará todos os detalhes dos temas do edital de DIP fornecendo o conteúdo aplicável – e necessário – a todas as fases do concurso. Trata-se de um curso imperdível.

Informações para você se posicionar

Início: Imediato!

Aulas ao vivo: 30 aulas com 2h cada

Público Alvo:O curso atende à totalidade das pessoas que querem se preparar para o CACD. O público que inicia seus estudos encontrará máxima abrangência e profundidade na abordagem do conteúdo ministrado pelo professor. Portanto, trata-se de um curso que atende às demandas, em termos de conteúdo, de todas as fases do concurso. Pessoas em etapas intermediária e avançada da preparação não apenas revisarão o conteúdo estudado como terão a oportunidade de aprofundar a densidade de seus materiais de estudo e de preencher lacunas existentes na preparação

Objetivos:É objetivo do curso teórico extensivo de DIP capacitar os(as) alunos(as), em máxima profundidade e abrangência de conteúdo, de modo a contemplar as exigências de todas as fases do CACD. Absolutamente todos os temas do edital serão tratados em sala de aula e repassados em exercícios de reelaboração de conteúdo, em exercícios ilustrativos e nos materiais revisionais. Deste modo, trata-se de um curso definitivo que não demandará reinvestimentos em cursos de aprofundamento.

Breve descrição do funcionamento do curso

O curso teórico de Direito Internacional Público se propõe a construir uma base sólida a partir do programa de DIP do CACD. Ao longo do curso passaremos por todos os pontos da disciplina que são pedidos no concurso, estruturando um repertório de conteúdo necessário para cobrir a totalidade dos temas de forma organizada, estruturada e atualizada, permitindo produzir um material próprio capaz de apoiar a qualquer momento da preparação a prática de exercícios e revisão.

Material de AulaConjunto pontos motivadores para construção de material autoral a partir da reelaboração do conteúdo de aula (mínimo de 10 motivadores, por aula).

Curadoria de leitura: Indicação de leituras para os temas, com comentários em aula sobre as indicações.

Listas com exercícios ilustrativos:Exercícios de provas anteriores ou no modelo da prova que abordem os temas trabalhados em cada aula.

Questões discursivas ilustrativas: Ao longo do curso serão enviados exemplos de questões discursivas de provas anteriores para temas trabalhados em aula. Cada questão será acompanhada de grade de correção para autoavaliação. Não haverá correção individual.

Prof. Pedro Sloboda

Diplomata e professor de Direito Internacional. Bacharel em Direito (UFF), especialista (CEDIN) e mestre (UERJ) em Direito Internacional. Foi professor de Direito Internacional da UFRJ. É autor do livro “A Síndrome de Brás Cubas: sanções unilaterais e a responsabilidade internacional dos estados”, publicado pela FUNAG. Atualmente, trabalha com temas de Direito Internacional na Divisão de Nações Unidas do Itamaraty. É professor de Direito Internacional do IDEG há 8 anos. Pedro Sloboda é a maior referência no ensino de Direito Internacional para a preparação ao CACD e reconhecido por grande parte dos aprovados nos últimos concursos.

Quer conhecer o curso?

Assista à primeira aula de cada disciplina gratuitamente. Trata-se de aula de fato, com conteúdo relevante para a prova. Não são aulas demonstrativas. Queremos que você tenha uma experiência real!

Curso de Direito Interno
Prof. Philippe Raposo

O professor Philippe Raposo, no Curso Teórico Extensivo de Direito Interno, tratará de todas as nuances da disciplina trazendo a profundidade necessária para que as exigências das provas – de 1ª e 3ª fases – sejam atendidas. Unindo a abordagem do Direito Interno com tópicos de direito internacional, o prof. Raposo traz ao aluno a possibilidade de estudar os temas do edital da forma exata como são cobrados na prova. A objetividade nas aulas e a organização das atividades promovem não apenas o aprendizado em sala, mas também um amplo direcionamento na construção do material de estudo e revisão.

Informações para você se posicionar

Início: Imediato!

Aulas:48 aulas assíncronas, produzidas a partir do dia 18/01/2023, com duração de 40 min a 1h15 cada.

Público Alvo:O curso atende à totalidade das pessoas que querem se preparar para o CACD. O público que inicia seus estudos encontrará máxima abrangência e profundidade na abordagem do conteúdo ministrado pelo professor. Portanto, trata-se de um curso que atende às demandas, em termos de conteúdo, de todas as fases do concurso. Pessoas em etapas intermediária e avançada da preparação não apenas revisarão o conteúdo estudado como terão a oportunidade de aprofundar a densidade de seus materiais de estudo e de preencher lacunas existentes na preparação

Objetivos:É objetivo do curso teórico extensivo de Direito Interno capacitar os(as) alunos(as), em máxima profundidade e abrangência de conteúdo, de modo a contemplar as exigências de todas as fases do CACD. Absolutamente todos os temas do edital serão tratados em sala de aula e repassados em exercícios de reelaboração de conteúdo, em exercícios ilustrativos e nos materiais revisionais. Deste modo, trata-se de um curso definitivo que não demandará reinvestimentos em cursos de aprofundamento.

Breve descrição do funcionamento do curso

O curso teórico de Direito Interno se propõe a construir uma base sólida a partir do programa de DIP do CACD. Ao longo do curso passaremos por todos os pontos da disciplina que são pedidos no concurso, estruturando um repertório de conteúdo necessário para cobrir a totalidade dos temas de forma organizada, estruturada e atualizada, permitindo produzir um material próprio capaz de apoiar a qualquer momento da preparação a prática de exercícios e revisão.

Material de AulaConjunto pontos motivadores para construção de material autoral a partir da reelaboração do conteúdo de aula (mínimo de 10 motivadores, por aula).

Curadoria de leitura: Indicação de leituras para os temas, com comentários em aula sobre as indicações.

Listas com exercícios ilustrativos:Exercícios de provas anteriores ou no modelo da prova que abordem os temas trabalhados em cada aula.

Questões discursivas ilustrativas: Ao longo do curso serão enviados exemplos de questões discursivas de provas anteriores para temas trabalhados em aula. Cada questão será acompanhada de grade de correção para autoavaliação. Não haverá correção individual.

Prof. Philippe Raposo

Diplomata. Mestre em História, Política e Bens Culturais (FGV). Especialista em Relações Internacionais (UnB). Bacharel em Direito (UFF). Professor voluntário no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB). Professor de Direito (IDEG).

Quer conhecer o curso?

Assista à primeira aula de cada disciplina gratuitamente. Trata-se de aula de fato, com conteúdo relevante para a prova. Não são aulas demonstrativas. Queremos que você tenha uma experiência real!

FAQ

Pode me dar mais detalhes sobre como são as aulas?

As aulas são produzidas pelos(as) docentes e disponibilizadas semanalmente. Serão entre 24 e 28 aulas produzidas ao longo do tempo de oferta do curso (com 2h a 2h30 de duração cada). Além disso, os cursos possuem entre 8 e 12 macroaulas que se referem a partes mais abrangentes do edital. O objetivo das macroaulas é dar maior dinâmica ao curso e torná-lo mais eficiente. Absolutamente todas as aulas e macroaulas são produzidas durante o ciclo e, portanto, atualizadíssimas contendo tudo o que rolou no CACD 2023. A ementa indica o número preciso de aulas para cada uma das disciplinas.

Caso queira, o(a) aluno(a) poderá acompanhar as aulas que estão sendo produzidas pelos(as) docentes ao vivo. É uma excelente oportunidade de interação!

Como posso acessar as aulas? De quanto tempo será o meu acesso?

Após a realização da matrícula, todo o conteúdo será disponibilizado, conforme o cronograma do curso, na “área de aluno”. A produção das aulas ocorre semanalmente. Caso o(a) aluno(a) queira acompanhar ao vivo, basta ver as datas e os horários em que os docentes dão a aula. Estas informações estão na ementa dos cursos. O tempo de acesso aos cursos teóricos extensivos é 24 meses (2 anos), a contar da data de matrícula.

Qual é a carga horária do curso?

Os cursos possuem entre 90 e 140 horas de duração. A carga horária é definida por cada docente e adaptada à realidade da prova e ao nível de profundidade teórica exigido em todas as fases do CACD. Todos os temas do edital são tratados de forma detalhada e profunda nos cursos. O objetivo é entregar um serviço de capacitação  definitivo, orientado tecnicamente e de alta qualidade ao aluno. A duração total do curso, em média, é de 7 meses.

Atenção: o curso de Direito Interno possui 18 aulas síncronas. A diferença de carga em relação aos outros cursos se deve à amplitude do conteúdo exigido.

O que são "Pontos Motivadores"?

Trata-se de um conjunto de miniquestões (mínimo 10 pontos por aula), elaboradas pelo docente e referentes aos temas tratados em sala, que ao serem respondidas darão origem ao material de estudo (caderno autoral) do aluno. Ao executar tal trabalho, o aluno será direcionado naturalmente e não correrá o risco de construir um material muito extenso e com foco distinto da prova ou mesmo de omitir partes relevantes da aula. As respostas construídas serão classificadas pela banca complementar IDEG. Portanto, o aluno saberá se sua produção está acima, abaixo ou na média da turma.

Como funciona a Curadoria de Leituras?

A cada aula o aluno terá acesso às indicações referentes aos temas tratados que estão presentes na Curadoria de Leitura IDEG. As leituras são dissecadas pelos docentes e apenas o que é relevante para a prova é indicado. Na curadoria, o aluno encontrará comentários em gravações ou análises escritas sobre os textos. A curadoria é permanentemente atualizada e o acervo de comentários e indicações sempre organizados de forma precisa.

Os cursos extensivos teóricos utilizam exercícios?

Apesar de não se tratar de um curso de questões, é fundamental que o aluno consiga estabelecer relação do que aprendeu de teoria com aquilo que será pedido na prática. Portanto, o compêndio de questões objetivas tem importante caráter ilustrativo e revisional. As questões possuem seus gabaritos comentados de forma profunda pelos docentes e estarão presentes em todos os materiais semanais.

Em alguns materiais o professor poderá incluir uma questão discursiva com grade de correção para autoavaliação. Não se trata de treinamento para discursivas, são questões ilustrativas para que o aluno entenda a forma como determinado tema é cobrado em uma discursiva. Caso o aluno se interesse pela correção individual feita pelo docente, ele poderá comprar esse serviço avulso em nosso site.

O que é Banca IDEG?

O corpo docente do IDEG organizou um processo de elaboração de questões e avaliação das provas discursivas inspirado na forma de trabalho e na metodologia utilizada pela banca examinadora do CACD. Ou seja, no IDEG, o aluno terá acesso aos trabalhos da “Banca Principal” e da “Banca Complementar”.

Ao elaborarem questões discursivas, grades de correção e ao efetuarem correções individuais, os professores atuam como a “Banca Principal IDEG”.  Trata-se de trabalho recorrente e de extrema qualidade realizado desde sempre aqui na escola.

Porém, neste novo ciclo, foi fundada a “Banca Complementar IDEG” tornando possível um trabalho mais amplo do que aquele focado apenas em correções individuais de questões discursivas. Na banca complementar, os docentes adotarão a técnica de classificação da produção do aluno referente aos pontos motivadores (miniquestões) recebidos semanalmente no curso teórico. Tal método mostrará se as respostas estão acima, abaixo ou na média daquilo que a turma produziu. Caso esteja abaixo da média, o aluno receberá um convite para refazer a resposta.

É importante ressaltar que o trabalho da Banca Complementar IDEG não trata de correção da produção, mas sim, de classificação em relação ao desempenho médio da turma. O objetivo é orientar a produção do material e elevar a performance do aluno.

Todos os cursos utilizam as ferramentas descritas?

Não necessariamente. Em nossa proposta respeitamos a metodologia desenvolvida pelo docente. Apesar da maioria das disciplinas utilizarem a totalidade das atividades e ferramentas (pontos motivadores, Curadoria de Leituras, Banca IDEG e exercícios ilustrativos), além das aulas, pedimos que você dê uma olhada no descritivo de cada curso nessa página e na ementa do curso de interesse.

Como posso tirar as dúvidas com o professor?

Ao se matricular, o aluno terá acesso ao grupo de WhatsApp da turma, em que o docente responderá dúvidas referentes ao curso. Não serão respondidas, em hipótese alguma, dúvidas enviadas fora desses canais ou mensagens privadas. Não serão respondidas dúvidas que não sejam referentes aos assuntos tratados nos cursos.

Como tenho acesso ao sistema de aulas?

Para acessar o sistema de aulas do IDEG, é necessário apenas utilizar o Google Chrome como navegador. Utilizando o Chrome, você poderá acessar as aulas gravadas e os materiais disponíveis no curso, através da área do aluno, em ideg.com.br/minha-conta.

A velocidade de conexão da internet deve ser de, no mínimo, 1MBps para visualização das aulas. No entanto, recomendamos uma conexão de 5MBps ou superior. Na área do aluno, estarão todas as gravações de aula, bem como os materiais disponibilizados pelos professores.

Se não estiver satisfeito, posso cancelar o curso?

Em até 7 dias após a compra, você poderá cancelar gratuitamente o Curso Teórico Extensivo 2024. Fora desse período, serão aplicadas as condições de cancelamento previstas no Contrato IDEG. Caso você esteja comprando o curso após a data de início anunciada nesta página, pedimos especial atenção à cláusula décima, item 10.2, de nosso contrato.

Posso assistir a uma aula gratuita antes de decidir comprar o curso?

Sim. Você pode ter acesso à aula inaugural gratuita, de todas as disciplinas, antes de comprar o curso. Basta acessar o nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/canalideg e selecionar a playlist “Passe Livre – Teóricos 2023”.

Em caso de outras dúvidas, com quem eu devo entrar em contato?

Nossa equipe está sempre à disposição para tirar todas as dúvidas dos nossos alunos. Você pode entrar em contato conosco por todas as nossas redes sociais (Instagram, Twitter, Telegram, Facebook ou Youtube), pelo nosso e-mail: atendimento@ideg.com.br ou pelo nosso WhatsApp : (11) 4950-8209.