A importância da Literatura no CACD

A importância da Literatura no CACD

Entre as artes mais bonitas, a literária. No entanto, para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática, a literatura pode ser uma lacuna de conhecimento que prejudica vários(as) candidatos(as). Nas provas de Língua Portuguesa do CACD, por vezes, a importância dos estudos da literatura brasileira pode ser negligenciada. Portanto, o professor e diplomata Luiz Keppe está trazendo um novo curso de Literatura Brasileira para o IDEG, que promete alavancar seu desempenho nessa competência.

 

Entretanto, Luiz Keppe reconhece que os temas cobrados na prova de segunda fase de Português do certame são muito diversos. “Análise das provas dos últimos anos mostra que é importante que o candidato tenha familiaridade com literatura brasileira, política internacional, sociologia, direito, história, entre outros. É preciso não apenas conhecer fatos, mas também dominar bons argumentos teóricos em áreas muito distintas – embora relacionadas – das ciências humanas. Adquirir “conteúdo” para a prova dissertativa de língua portuguesa, desse modo, representa desafio considerável para os candidatos. Nesse sentido, é comum ouvirmos relatos sobre dificuldades na seleção de textos adequados”, explica. 

 

O novo curso de Literatura Brasileira possui o objetivo de contribuir para o processo de identificação e apropriação de informações e argumentos sobre literatura e outros conteúdos úteis para a fase discursiva de Língua Portuguesa. Segundo Luiz Keppe: “Nele, discutiremos as obras de autores especializados em diversas áreas de conhecimento – por exemplo, Antonio Candido, Mário de Andrade, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector, Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Kabengele Munanga, Tucídides, Hedley Bull, Hans Morgenthau e Alexander Wendt –, nas quais buscaremos identificar fatos e argumentos que possam ser utilizados pelos candidatos, de forma ativa, na elaboração de redações e exercícios de interpretação”.

 

Preencher eventuais vácuos na sua preparação no que diz respeito à literatura brasileira e outros conteúdos úteis pode ser o diferencial na sua aprovação. Com notas de destaque na fase discursiva de Português, suas chances de sucesso aumentam. Portanto, nada melhor do que confiar a sua jornada numa instituição de referência para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática – ainda, sob a direção de um professor diplomata, que obteve a maior nota da disciplina no CACD 2019. Então, o que você está esperando?