fbpx

Corpo Docente

Referências na preparação para o CACD

O IDEG é o curso preparatório para o Concurso de admissão à carreira diplomática que apresenta menor rotatividade de professores. Isso se deve à estabilidade do método e da proposta pedagógica. Nosso corpo docente se sente acolhido e motivado para construir a melhor preparação.

Os cursos para o CACD do IDEG são formados por diplomatas e docentes especializados no concurso para diplomacia há mais de 10 anos.

 

Conheça nossos professores:

Economia

Marcello Bolzan / Economia

O professor Marcello Bolzan é uma das maiores referências na preparação ao CACD no Brasil. Fundador do IDEG e criador da proposta pedagógica aplicada no curso, já ajudou centenas de candidatos a conquistarem seu sonho de representar o país. É o mais respeitado professor de Economia na preparação ao CACD. Foi professor de 95% dos candidatos aprovados entre 2015 e 2019 e possui alunos aprovados desde o CACD de 2008. Possui livros publicados sobre preparação de concursos, destacando um sucesso de vendas, com mais de vinte mil exemplares vendidos – “Macroeconomia”. Lecionou em dezoito estados e é palestrante nas maiores universidades do país. É considerado uma das mais respeitadas e importantes personalidades na preparação ao CACD, dedica-se integralmente às aulas e a construção pedagógica para a preparação. De suas mãos saíram não apenas mudanças profundas na forma de se entender o estudo rigoroso à carreira diplomática – que influenciaram a geração atual de cursos, professores e alunos -, mas, também, foram forjados muitos dos principais professores e orientadores que hoje trabalham em diversos meios que cumprem suas funções na preparação ao CACD.

fotoLuigi2017

Luigi Bonafe / História do Brasil e Mundial

Professor de História do Brasil, História Mundial Contemporânea e História da Política Externa Brasileira. Prepara candidatos(as) para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) desde 2007. Tem ampla experiência em aulas presenciais, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília, além de já ter contribuído para a preparação de candidatos(as) a diplomata no Brasil e no exterior, por meio de aulas telepresenciais e online. Atuou, ainda, na elaboração e avaliação de itens objetivos, bem como na correção e supervisão de correção de itens discursivos, tanto em concursos públicos quanto em avaliações de larga escala em âmbitos nacional, estadual e municipal (Ensino Básico, Ensino Superior e acesso à pós-graduação). Bacharel, Licenciado e Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi historiador do IBGE de 2010 a 2016. É grande entusiasta e parceiro na modernização pedagógica da preparação ao CACD. Dedica-se, sobretudo, à análise constante das provas e das bancas de História do Brasil e História Mundial do concurso, na busca interminável por compreender suas demandas sempre em mutação.

Thiago Rocha

Thiago Rocha / Geografia

Thiago Rocha é bacharel (UFRJ), mestre (UFRJ) e doutor (UFRJ/Université de La Rochelle) em geografia. Desde 2007 se dedica à preparação de candidatos ao Concurso de Acesso à Carreira Diplomática, além de outros concursos de alto nível promovidos pela banca CESPE. Um dos mais reconhecidos e importantes professores de Geografia do Brasil na preparação ao CACD é profundo conhecedor da prova e dono de perfeita didática para o ensino da matéria.

Pedro Sloboda professor diplomata

Pedro Sloboda / Direito Internacional

Diplomata e professor de Direito Internacional. Bacharel em Direito (UFF), mestre (UERJ) e especialista (CEDIN) em Direito Internacional. Foi professor de Direito Internacional da UFRJ. É autor do livro “A Síndrome de Brás Cubas: sanções unilaterais e a responsabilidade internacional dos estados” (FUNAG,2018). Atualmente, trabalha com temas de Direito Internacional na Divisão de Nações Unidas do Itamaraty. É professor de Direito Internacional do IDEG há 5 anos. Pedro Sloboda é a maior referência no ensino de Direito Internacional para a preparação ao CACD e reconhecido por grande parte dos aprovados nos últimos concursos.

Ladeira Site

Luis Ladeira / Português

Luis Ladeira tem 37 anos, é professor desde os 20 e atua há mais de 10 anos na preparação de candidatos ao concurso para diplomata. Especialista nas questões de provas do Cespe/Cebraspe, foi aprovado em 1.º lugar no concurso organizado por essa banca para revisor de texto da Câmara Legislativa do DF em 2006. Atualmente, é professor de português do IDEG.

ThomazNapoleaoIDEG

Thomaz Napoleão / Política Internacional

Diplomata e professor de Política Internacional. Foi aprovado em primeiro lugar no CACD em 2009. Atualmente, trabalha na embaixada do Brasil na Rússia. Serviu na Missão do Brasil junto à ONU, em Nova York. Chefiou o Setor Político da Embaixada do Brasil no Paquistão. Trabalhou na Secretaria de Planejamento Diplomático do Itamaraty e foi Assessor Internacional no Ministério da Educação. É mestre em Segurança Internacional pela Sciences Po Paris (2008) e em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco (2011). É Bacharel em Jornalismo pela USP (2006) e em Relações Internacionais pela PUC-SP (2005). Thomaz Napoleão é especialista em temas multilaterais e de segurança, sobretudo na ex-URSS, no Oriente Médio e na Ásia Central. Editou o “Repertório de Política Externa: Posições do Brasil” (FUNAG, 2010) e publicou artigos acadêmicos sobre conflitos internacionais. É também fotógrafo documental, com ênfase em questões humanitárias. É professor de Política Internacional para o CACD desde 2009 e tem sólida experiência na preparação para o concurso.

Selene 2

Selene Candian / Inglês

A professora Selene Candian atua na área de ensino de idiomas desde 1999, tem ampla experiência como professora de língua inglesa, orientadora pedagógica, “teacher trainer”, tradutora e professora de tradução.

Selene é a graduada em História pela Universidade de São Paulo(USP) e é Mestre em História Social também pela USP. Cursou a especialização em tradução (DBB) e é tradutora profissional filiada à Associação Brasileira de Tradutores e Intérpretes (ABRATES) e, atualmente, a professora é doutoranda no programa de estudos linguísticos e Literários em Inglês da USP.

WhatsApp Image 2020-12-10 at 15.43.29

Philippe Raposo / Direito Interno

Diplomata de carreira. Mestre em História, Política e Bens Culturais (FGV). Especialista em Relações Internacionais (UnB). Bacharel em Direito (UFF). Professor voluntário de Relações Internacionais (UnB). Professor de Direito Constitucional e Administrativo (IDEG).

Francês CACD

Mariana Lima / Francês

É professora de idiomas exclusivamente para o CACD desde 2012. É autora do volume “Francês” da coleção Diplomata da Editora Saraiva. Na França, estudou na École des Genêts e no atual Collège Lucie Aubrac (Villeneuve, Grenoble) durante parte do ensino fundamental e médio. É graduada em Francês pela Alliance Française /Université de Nancy II. Como bolsista da CAPES, é mestra pela New School (New York, NY) e doutora pela Catholic University of America (Washington, DC). Mariana tem ex-alunos em todas as turmas aprovadas no Instituto Rio Branco desde 2013.

Política Internacional

Daniel Vidal / Política Internacional

Daniel Vidal é diplomata de carreira, doutorando em Estudos Internacionais pela Universidad Torcuato Di Tella (Buenos Aires, Argentina) e graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, faculdade à qual foi admitido após obter o 1º lugar no vestibular nacional da Fuvest. Foi selecionado por sua alma mater para estudar na Yale Law School (Yale University – Linkage Program) e recebeu da Reitoria o Prêmio Alaôr Café Filho (melhor aluno da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo). Aprovado em 1º lugar no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) de 2016, concluiu o Curso de Formação do Instituto Rio Branco (IRBr), a academia diplomática brasileira, também como 1º colocado, recebendo do Presidente da República os prêmios Rio Branco e Lafayette de Carvalho e Silva. Foi, por essa razão, enviado para representar o Brasil junto ao Instituto del Servicio Exterior de la Nación (ISEN), a academia diplomática argentina. No Brasil, já trabalhou com temas de defesa, economia e política, tendo também servido junto à Embaixada do Brasil em Buenos Aires.

Curso cacd PI Felipe Estre

Felipe Estre / Política Internacional

Professor de Política Internacional no IDEG desde 2014, Felipe Estre é profundo conhecedor do CACD. Em 2011, começou a estudar para o concurso, mas decidiu dedicar-se à docência em 2014. Sua experiência como ex-candidato mostra-se valiosa para ter uma visão integral da preparação, sendo especialista também em orientação de estudos. Professor conhecido por sua didática e sua organização, Felipe Estre é formado em Relações Internacionais pela USP, mestre pela PUC-Rio, e doutorando pela USP/King’s College London. Especialista em Teoria das Relações Internacionais e no discurso diplomático brasileiro, é capaz de integrar uma visão atenta acerca da política mundial com o que é esperado pela banca do CACD.

Diplomata e conselheiro

Hélio Franchini Neto / Política Internacional

Diplomata de carreira (Conselheiro) e professor. Atualmente, é Chefe da Divisão de Assuntos de Defesa do MRE. É doutor em História pela UnB, mestre em Ciência Política pela USP e também possui diploma de Estudos de Política de Defesa pelo Instituto de Altos Estudos de Defesa do Ministério da Defesa da França. Atuou como instrutor do Instituto Rio Branco tendo seu trabalho reconhecido por dezenas de alunos e alunas que o assistiram nas aulas de História da Política Externa Brasileira.

Espanhol CACD

Cris Hufell / Espanhol

A professora Cristina Huffel é conhecida como Cris.
Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul e também espanhola de origem (dupla nacionalidade).
Cris é Bacharel em direito e pós graduada em Política Internacional ambos pela PUC-RS. Tem ainda um mestrado em Diplomacia e Relações Internacionais pela Escola Diplomática de Madrid.
Desde cedo nutrindo o sonho de uma carreira internacional, a professora Cris se prepara para o CACD há 4 anos e como espanhol é sua segunda língua devido à sua tradição familiar, começou a dar aulas da língua que domina.

Cris compartilha dicas sobre a língua espanhola no Instagram, pelo perfil @losmolinossongigantes

*O corpo docente do IDEG não oferece trabalhos de coaching, mentoria ou tutoria. Entendemos que o trabalho dos (as) docentes na escola possui fins acadêmicos e pedagógicos dirigidos exclusivamente à preparação ao CACD por meio de aulas e palestras complementares. Os trabalhos de orientação pedagógica e direcionamento são feitos pela coordenadoria pedagógica. Os trabalhos administrativos e de empreendedorismo são realizados por um conjunto de colaboradores (as) e técnicos (as) que não se confundem com docentes. As atividades são delimitadas em suas áreas.

**O IDEG se compromete a não correlacionar sua estratégia de mercado e seu material publicitário ao fato de contar com diplomatas de carreira em seu corpo docente. Entendemos que a utilização de tal apelo – relacionando a qualidade da preparação fornecida pelo curso ao fato do docente ter sido aprovado no certame e com isso forçando a venda de produtos e serviços  – caracteriza, em última análise, desvio do próprio objetivo do cargo público do (a) diplomata em benefício próprio (LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 – Art. 117, inciso IX), seu mau uso em vias publicitárias e um erro de julgamento sobre as reais demandas da prova do CACD atual. O IDEG, baseado em sua história e experiência, tem consciência de que a aprovação no CACD não capacita imediatamente o indivíduo aprovado à orientação, mentoria ou tutoria e muito menos o transforma em docente da noite para o dia.