Análise CACD 2019

Análise CACD 2019

Atenção! As estatísticas foram calculadas tendo como base as 50 pessoas mais bem colocadas no  RESULTADO DEFINITIVO do CACD 2019 (divulgado no dia 06/01/2020).

Quem acompanhou a prova de 2019 sabe que várias mudanças no resultado provisório das discursivas foram colocadas. No entanto, mesmo após as diversas alterações e novas correções das discursivas de 2019, as estatísticas do IDEG se mantiveram inalteradas.

Isso se deve a uma feliz coincidência: apesar de apresentarmos nessa publicação apenas os 50 mais bem colocados no CACD 2019, ao refazermos os cálculos utilizando a amostragem das 100 pessoas mais bem colocadas em 2019 notamos que as estatísticas não se modificavam… ou seja, o IDEG esteve presente na preparação de forma ampla e irrestrita para 96% das primeiras colocações em 2019

Bom momento, cacdista!

Passada a “3ª fase” do CACD 2019 nós gostaríamos de apresentar o resultado do “trabalho conjunto” entre vocês e nós, IDEG.

Nosso mote é que uma preparação focada em estudos com profundidade traz resultados ao longo do tempo. Por isso preparamos este material para  reforçar nosso discurso.

Entendemos que tal demonstração fundamentada em estatísticas é importante em momentos como esse pelo qual estamos passando. Não é incomum encontrar métodos, afirmações e dados desqualificados que apenas trazem confusão às decisões de pessoas que realmente querem se dedicar ao estudo à carreira diplomática.

Nossa intenção é reafirmar a necessidade crescente de transparência e mostrar a importância do método e da responsabilidade na orientação de preparo para a prova do CACD, sobretudo, para aqueles e aquelas que iniciam seus estudos.

Baixe Estatísticas Resumidas

Quem é quem?

Na nossa estatística consideramos os 50* melhores colocados na AMPLA concorrência, os 10 melhores colocad@s entre @s candidat@s NEGR@S e os 4 melhores colocad@s entre PNEs, da lista provisória dos aprovados no cacd 2019.

Podemos dizer que o resultado mostra candidatos e candidatas bem preparad@s, cuja dedicação durante a preparação está refletida no desempenho no concurso.

Não é nada fácil ter a colocação como a dessas pessoas. Uma nota que leve a aprovação exige perseverança e esforço, o que normalmente significa uma preparação média de 3,5 a 4,5 anos, a depender do candidato. Essa preparação dedicada envolve muitas horas de estudo, divido entre aulas, leituras e exercícios prático.

Como mostram nossas estatísticas feitas com dados desde 2016, o IDEG acompanhou boa parte dos candidatos nesta caminhada.

Os dados evidenciam que: a aprovação no CACD é resultado de um trabalho conjunto entre dedicação pessoal e orientação profissional. A combinação entre uma  proposta pedagógica consistente, professores capacitados, tempo bem aproveitado, investimento financeiro correto e esforço individual, mostra um nítido resultado de sucesso.

*as estatísticas se mantém rigorosamente idênticas para a amostragem das 100 pessoas mais bem colocadas, após o resultado DEFINITIVO, no CACD 2019

Baixe Estatísticas Resumidas

Dedicação pessoal: qual o papel d@ candidat@ na preparação para o CACD?

O CACD é um concurso para candidatos RESILIENTES. Todo anos candidatos bem preparadas são surpreendidos com a reprovação e, da mesma forma, outros candidatos também preparados conseguem ser aprovados. Isso mostra que @s candidatos mais preparados e mais resistentes naquele ano são aprovados no CACD.  Ou seja, não se busca apenas conhecimento, mas sim, algo muito mais complexo, que os candidatos sejam capazes de manipular o conhecimento, aparando todas as arestas que possam existir, para alcançar a nota necessária. Espera-se que os candidatos a diplomata consigam articular  o máximo de conhecimento, com capacidade analítica e a habilidade para enfrentar condições adversas, evitando a exaustão que possa prejudicar os resultados. Habilidades que serão fundamentais para o desenvolvimento da carreira.

Assim espera-se que, assim como os diplomatas, os candidatos, desde o inicio saibam lidar com todas essas variáveis e colocar em prática no momento oportuno e decisivo.

Por esta razão, o estudo para o CACD deve ser levado com a dedicação, complexidade e orientação necessárias. Demanda ESFORÇO, CONHECIMENTO e PERSEVERANÇA.

Nosso estudo mostra que esses candidatos mantiveram esta dedicação pelo menos ha três anos.

Proposta Pedagógica: qual a função do curso e dos docentes?

O desempenho atingido pelos candidat@s não se faz exclusivamente pela dedicação pessoal. As estatísticas abaixo revelam que a utilização de cursos teóricos e de exercícios fizeram grande diferença na trajetória das 64 pessoas presentes nesse estudo.

Como se percebe nos gráficos abaixo, 84% das 50 pessoas mais bem colocadas na Ampla concorrência fizeram entre 6 e 9 cursos teóricos no IDEG. Nesse mesmo recorte, 70% das pessoas fizeram TODOS os cursos teóricos no IDEG. Essa modalidade de curso é fundamental para qualquer momento da preparação. Por meio desses cursos é que o candidato é orientado e motivado a montar o seu próprio material de estudo. Desenvolver repertório é importantíssimo para todas as fases do CACD.

Os docentes trabalham cursos entre 110 a 150 horas de aula em cursos teóricos e com, no mínimo 36 horas em exercícios (já que os cursos estão associados a diversas outras atividades). A média no mercado da preparação é de 48 horas para cursos teóricos. Ou seja, bem menos da metade da carga.

Na proposta pedagógica do IDEG, diferentemente do que se vê no mercado, não há diferenciação de preparo entre as “fases” da prova. Por isso, são cursos definitivos. Não há cursos básicos e avançados. Nossos teóricos capacitam para o todo da prova. Não há tempo entre as fases para completar o estudo e não achamos justo lecionar de forma parcial – escondendo parte da profundidade dos temas – apenas para vender cursos avançados. Não faz sentido em nosso método.

Com relação aos cursos de exercícios – treino fundamental para a prova – as estatísticas se mantém. Tomando a Ampla Concorrência como parâmetro, das 50* pessoas mais bem colocadas em 2019, 90% fizeram cursos de preparação objetiva (1ª Fase) na escola e 80% cursos de preparação discursiva (2ª Fase). 76% e 74% fizeram, respectivamente, TODOS os cursos de preparação objetiva e discursiva no IDEG, entre os anos de 2016 e 2019. O mais interessante é que 82% das pessoas fizeram cursos de exercícios no IDEG em 2017, 2018 e 2019. Ou seja, confiaram e confiam em nosso método por anos.

Esses resultados se mantém para as outras segmentações, como ilustram os gráficos.

*as estatísticas se mantém rigorosamente idênticas para a amostragem das 100 pessoas mais bem colocadas, após o resultado DEFINITIVO, no CACD 2019

Baixe Estatísticas Resumidas
Baixe Estatísticas Resumidas

Considerações importantes: o que significa ter um corpo docente especializado?

Não trabalhamos no IDEG com pacotes fechados. Portanto, não há venda por impulso. Isso significa que a demanda pelos cursos foi orgânica e não efetivada por uma venda casada. Nenhuma dúvida pode restar em relação à especialização e qualidade docente, bem como sobre a proposta pedagógica do IDEG.

Ser especializado não é dar aula por décadas para um concurso, mas sim, dar aula por um longo tempo utilizando o método correto. O melhor método cria os melhores docentes. E o método é desenvolvido pelas demandas reais da prova e não por questões mercadológicas. Mudou a prova? Aprofundou o conteúdo? O IDEG é o primeiro a se adaptar, inclusive sendo a referência para os diversos outros cursos que estão no mercado.

Olhando para as estatísticas e para os feedbacks de recebemos continuamente, o IDEG pode dizer que vive a vanguarda da construção pedagógica para a preparação ao CACD. Um fato que reforça esse argumento é a estabilidade do corpo docente. Os professores do IDEG, bem como a equipe administrativa, orgulha-se de todo o trabalho empreendido. O reflexo é imediato: qualidade total para a sua preparação.

Esse infográfico é a forma mais transparente e justa de mostrar nosso trabalho e o motivo que nos leva a buscar a melhor preparação. Nós cuidamos de sua preparação, de seu investimento e de seu tempo. Seja IDEG.

Time IDEG