CACD Geografia - Comentários Questão 25 - TPS 2019

CACD Geografia – Comentários Questão 25 – TPS 2019

CACD Geografia – Comentários Questão 25 – TPS 2019

CACD – Questão 25(4) – TPS 2019 – Geografia

A ocupação rarefeita da Amazônia brasileira apresenta urbanização limitada a duas grandes cidades médias, Belém e Manaus, e uma rede dispersa de pequenas cidades de influência apenas local.

Essa questão é uma sequência de afirmações quase corretas.

De fato, a Amazônia brasileira possui ocupação rarefeita, sendo de modo geral pouco povoada e populosa. Também é verdade que Manaus e Belém são, de longe, as duas maiores cidades do bioma.

Inclusive, para termos uma ideia da importância delas, de acordo com o REGIC, toda a rede urbana da Região Norte (com exceção de parte do Tocantins) é influenciada por estas duas metrópoles.

Também é verdade que há uma rede dispersa de pequenas cidades de influência local – ainda que essa seja uma situação que ocorre no Brasil todo.

Entretanto, o erro desta questão aplicada na último TPS, bastante sutil, está em afirmar que a urbanização da Amazônia está “limitada” a Manaus e Belém.

Dentro dos próprios estados de Amazonas e Pará, a urbanização também ocorre em centros regionais como, Parintins e Santarém. Dentro da própria Amazônia, há outras capitais estaduais como Porto Velho, Rio Branco, Boa Vista, entre outras.

É um erro, portanto, afirmar que a urbanização da região norte é “limitada” a Belém e Manaus.

Outro erro é dizer que Manaus e Belém são “cidades médias”, pois são muito mais do que isso. Ainda que a questão não aponte qual o critério para definir o que é “médio” e o que é “grande” – um tema de muita discussão entre geógrafos – seria errado classificar duas enormes manchas urbanas em “cidades médias”.

Gabarito: Errado.


Gostou da pergunta?

Reconhecer os pequenos nuances, entender o que busca a banca do CACD é fundamental para ter um bom resultado. Para isso uma boa preparação teórica é fundamental.

Quando falamos em geografia, o Professor Thiago Rocha é a referência na preparação para o CACD. Há mais de uma década preparando candidat@s e dono de uma metodologia comprovadamente efetiva, Thiago Rocha é o responsável pelas aulas de geografia no IDEG.

Não deixe para depois, comece agora seus estudos ou revisão! Confira todos os cursos de Geografia disponíveis no momento: https://ideg.com.br/membros/thiago-rocha/