Marcello Bolzan

ECONOMIA

O professor Marcello Bolzan construiu sua carreira docente em vários ambientes de aula. Mas, foi nos cursos preparatórios para concursos que realmente desenvolveu sua aula. Leciona Economia há anos, em todas as suas frentes, sendo especialista em História do Pensamento Econômico, História Econômica e Economia Internacional. Possui ampla formação acadêmica e livros publicados na área de concursos, destacando um sucesso de vendas, com mais de vinte mil exemplares vendidos – “Macroeconomia”. Já trabalhou com concursos na área de gestão, jurídica, fiscal e diplomática. Lecionou em quatorze estados e teve o prazer de ver milhares de alunos aprovados. É palestrante nas maiores universidades do país. Atualmente, é coordenador geral do curso IDEG e entusiasta da preparação ao CACD.

Luigi Bonafe

HISTÓRIA DO BRASIL E MUNDIAL

Professor de História do Brasil, História Mundial Contemporânea e História da Política Externa Brasileira. Prepara candidatos(as) para o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) desde 2007. Tem ampla experiência em aulas presenciais, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília, além de já ter contribuído para a preparação de candidatos(as) a diplomata no Brasil e no exterior, por meio de aulas telepresenciais e online. Atuou, ainda, na elaboração e avaliação de itens objetivos, bem como na correção e supervisão de correção de itens discursivos, tanto em concursos públicos quanto em avaliações de larga escala em âmbitos nacional, estadual e municipal (Ensino Básico, Ensino Superior e acesso à pós-graduação). Bacharel, Licenciado e Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi historiador do IBGE de 2010 a 2016. É grande entusiasta e parceiro na modernização pedagógica da preparação ao CACD. Dedica-se, sobretudo, à análise constante das provas e das bancas de História do Brasil e História Mundial do concurso, na busca interminável por compreender suas demandas sempre em mutação.

Thiago Rocha

GEOGRAFIA

Thiago Rocha é bacharel (IGEO/UFRJ – 2003), mestre (PPGG/UFRJ – 2006) e doutor em Geografia (PPGG/UFRJ – Université de La Rochelle/França – 2013). Foi professor substituto de Geografia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Maracanã e FEBF) entre 2007 e 2009 e desde 2007 se dedica à preparação de candidatos para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática, além de outros concursos de alto nível da banca CESPE com conteúdo geográfico, como ABIN.

Pedro Sloboda

DIREITO INTERNACIONAL

Diplomata. Professor de Direito Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Desenvolvimento e Estudos de Governo (IDEG). Especialista em Direito Internacional pelo Centro de Direito Internacional (CEDIN). Mestrando em Direito Internacional pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É autor de publicações no Brasil e no exterior, na área de Direito Internacional.

Daniel Vidal

POLÍTICA INTERNACIONAL

Daniel Vidal é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, faculdade à qual foi admitido após obter o 1º lugar no vestibular nacional da Fuvest. Foi selecionado por sua alma mater para estudar na Yale Law School (Yale University – Linkage Program) e recebeu da Reitoria o Prêmio Alaôr Café Filho (melhor aluno da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo). Aprovado em 1º lugar no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) de 2016 , concluiu o Curso de Formação do Instituto Rio Branco (IRBr), a academia diplomática brasileira, também como 1º colocado, recebendo do Presidente da República os prêmios Rio Branco e Lafayette de Carvalho e Silva. No Brasil, já trabalhou na Divisão de Assunto de Defesa (DADF) e, atualmente, é lotado na lotado da Divisão de Coordenação Econômica e Assuntos Comerciais do MERCOSUL (DMC). Em 2019, parte para Buenos Aires em missão transitória no Instituto del Servicio de la Nación (ISEN), a academia diplomática da Argentina. Na área de Relações Internacionais, é autor de obras como "A construção institucional do Império Japonês 1868-1937" e "Bela, horrida bela: o desenvolvimento do conceito de guerra justa". Em âmbito pessoal, nutre interesse por idiomas e por artes marciais, área em que já publicou "A luta olímpica na União Soviética", pela Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA / CBW), filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

Thomaz Napoleão

POLÍTICA INTERNACIONAL

Diplomata, serve na Missão do Brasil junto à ONU, em Nova York, onde atua no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Foi aprovado em primeiro lugar no CACD em 2009. Chefiou o Setor Político da Embaixada do Brasil no Paquistão, trabalhou na Secretaria de Planejamento Diplomático do Itamaraty e foi Assessor Internacional no Ministério da Educação. Mestre em Segurança Internacional pela Sciences Po Paris (2008) e em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco (2011), além de Bacharel em Jornalismo pela USP (2006) e em Relações Internacionais pela PUC-SP (2005). Especialista em temas multilaterais e de segurança, sobretudo na ex-URSS, no Oriente Médio e na Ásia Central, editou o “Repertório de Política Externa: Posições do Brasil” (FUNAG, 2010) e publicou artigos acadêmicos sobre conflitos internacionais. É também fotógrafo documental, com ênfase em questões humanitárias. Professor de Política Internacional para o CACD desde 2009, tem sólida experiência na preparação para o concurso.

Philippe Raposo

DIREITO INTERNO

Diplomata, aprovado no CACD 2017. Mestre em História, Política e Bens Culturais (FGV). Especialista em Relações Internacionais (UnB). Graduado em Direito na Universidade Federal Fluminense. Co-organizador do Jusgentium.com.br. Até 2017, foi membro pleno do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, com especialidade em Direito Constitucional e Administração Pública. No IDEG, é o professor responsável pela preparação em Direito Interno.

Mariana Lima

FRANCÊS e INGLÊS

É graduada em Francês pela Alliance Française /Université de Nancy II . Como bolsista da CAPES, concluiu doutorado na Catholic University of America (Washington, DC) e mestrado pela New School (New York, NY). Foi bolsista do CNPq na pesquisa de Maurice Van der Woensel para a primeira edição bilíngue Latim-Português de CARMINA BURANA: Canções de Beuren (Arspoetica, 1994). Começou a lecionar francês aos quinze anos de idade na Alliance Française de João Pessoa, PB, após cursar o ensino médio no CES Villeneuve de Grenoble. Tem vasta experiência com ensino de idiomas e tradução literária e técnica. Foi coordenadora pedagógica na rede estadual de Pernambuco e em projetos de arte-educação na rede pública de Montgomery County (Maryland, EUA). Atuou como professora, tradutora e consultora de idiomas em empresas e instituições como o National Health Institute ( Washington, DC) e Petrobras, BNDES, Banco do Brasil e Vale (Rio de Janeiro, RJ). Ensina francês e inglês para o CACD no IDEG desde 2011, onde atua também como coordenadora pedagógica.

Felipe Estre

POLÍTICA INTERNACIONAL

Bacharel em relações internacionais pela USP, mestre em relações internacionais – política internacional pela PUC-Rio. Especialista em teoria das relações internacionais, possui também experiência na área de segurança internacional. Participou da elaboração do anuário “Direitos Humanos: O Brasil na ONU”, publicado pela ONG Conectas Direito Humanos. Trabalhou na Red de Seguridad y Defensa de América Latina, sediada em Buenos Aires, onde contribuiu para a elaboração do “Atlas Comparativo de la Defensa en América Latina y Caribe – 2010″ e participou do projeto de pesquisa “Formación y Educación Militar: lós Futuros Oficiales y la Democracia”. Além de professor de política internacional, é responsável pela coordenação pedagógica do IDEG em São Paulo em razão de seu conhecimento abrangente das disciplinas e das provas do CACD.

Hélio Franchini Neto

POLÍTICA INTERNACIONAL

Diplomata de carreira (Conselheiro), atualmente Chefe da Divisão de Assuntos de Defesa do MRE. Doutor em História pela UnB, mestre em Ciência Política pela USP, possui também diploma de Estudos de Política de Defesa pelo Instituto de Altos Estudos de Defesa do Ministério da Defesa da França. Atua como instrutor do Instituto Rio Branco tendo seu trabalho reconhecido pelas  dezenas de alunos e alunas que o assistem nas aulas de HISTÓRIA DA POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA.

Paulo Henrique Gonçalves Portela

DIREITO INTERNACIONAL

é formado em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco (1996). É graduado e mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi Diplomata de Carreira entre 1996 e 2006. É autor do livro “Direito Internacional Público e Privado: incluindo noções de Direitos Humanos e de Direito Comunitário”. É professor em cursos preparatórios para concursos públicos, com experiência na preparação para o CACD.

Caco Penna

PORTUGUÊS

Formado pela Universidade de São Paulo, com habilitação dupla (Português / Linguística), possui grande experiência em vestibulares e concursos públicos. Trabalha há mais de dez anos em cursos preparatórios e desenvolve uma metodologia prática e dinâmica, com resultados excelentes em turmas específicas para as mais diversas bancas examinadoras. É o professor do IDEG especializado em gramática da língua portuguesa.

Tiago Leite Miranda

ESPANHOL

Graduado em turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto e Mestre em planejamento urbano pela Universidade de Santiago de Compostela na Espanha. Dedica-se ao estudo da língua hispânica há 11 anos. Em busca de aprofundamento e imersão no idioma residiu por dois anos na Espanha para sua titulação de mestrado. Começou a lecionar espanhol para o CACD em 2016, após desenvolver cuidadosamente um método bastante efetivo de capacitação no idioma, advindo do foco direto sobre a prova e do constante acompanhamento das mudanças e tendências do certame.

Raian Faller

Coordenação Online

Formado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, focando seus estudos em História Moderna, nos últimos anos desenvolveu um carinho especial por pedagogia e metodologias de ensino. Entrou no IDEG em 2012 e desde então vem acompanhando o desenvolvimento da escola e as transformações do CACD. Hoje, é um dos responsáveis pela coordenação dos cursos onlines e tem se especializado em programação com foco em segurança digital.

Mariana Jardim

Coordenação Pedagógica

Bruno Pereira

Historiador, formado pela UFRJ. Tem um especial interesse pelo pela cultura popular brasileira. Entrou no IDEG em 2015, começando como estagiário e fez do IDEG um espaço de desenvolvimento profissional e pessoal. Hoje, coordena os materiais e é um dos responsáveis pelo funcionamento dos cursos online.

Luci Moraes

Secretaria

Trabalha há mais de 20 anos com o atendimento a alunos em cursos preparatórios para concurso público. Está no IDEG desde sua fundação e mantém sempre a mais estreita relação de atendimento com o aluno. O atendimento direto e pessoal é a base da aproximação escola-aluno que o IDEG busca sempre.

Carina Falchi

Publicidade & Marketing

Comunicadora por natureza, Carina, atua na área de comunicação há mais de 10 anos, com formação em Relações Públicas e especializada em comunicação digital. Aprecia o fenômeno da Internet e suas tecnologias pelo prisma da inteligência coletiva, com o objetivo maior de transmitir conteúdo relevante aos diversos públicos envolvidos com cada projeto. No IDEG, atua no planejamento e produção de campanhas comunicacionais que sejam relevantes às pessoas que desejam trilhar uma carreira diplomática sólida.

Paco Rocha

Desenvolvimento de Sistemas

Mexicano de nascimento adotado pela capoeira e a umbanda. Começou fazer faculdade de Matemática e depois mudou para Letras Hispânicas, mas, foi a área de TI e programação que o cativou. Trabalhou na área de publicidade como copywriter, criação e roterista. Tradutor de inglês e espanhol, principalmente para dublagem. Programador de php, html e css. No IDEG, é o responsável pelas áreas relativas à segurança e gerenciamento de servidores.

Tina de Souza

Orientação Motivacional

Psicóloga especialista no atendimento clínico de adulto, adolescente, criança e casal. Graduada em Docência do Ensino Superior, pesquisadora da relação Psicologia e Espiritualidade. Criadora do sistema de percepção denominado IPSI (Inconsciente Primário – Sistema Integrado). Esse sistema tem como finalidade contribuir com a Ciência no tratamento do ser humano. Trabalha na orientação motivacional para o CACD há dois anos e ajuda alunos na preparação por todo o Brasil.

Mariana Lima

FRANCÊS e INGLÊS

É graduada em Francês pela Alliance Française /Université de Nancy II . Como bolsista da CAPES, concluiu doutorado na Catholic University of America (Washington, DC) e mestrado pela New School (New York, NY). Foi bolsista do CNPq na pesquisa de Maurice Van der Woensel para a primeira edição bilíngue Latim-Português de CARMINA BURANA: Canções de Beuren (Arspoetica, 1994). Começou a lecionar francês aos quinze anos de idade na Alliance Française de João Pessoa, PB, após cursar o ensino médio no CES Villeneuve de Grenoble. Tem vasta experiência com ensino de idiomas e tradução literária e técnica. Foi coordenadora pedagógica na rede estadual de Pernambuco e em projetos de arte-educação na rede pública de Montgomery County (Maryland, EUA). Atuou como professora, tradutora e consultora de idiomas em empresas e instituições como o National Health Institute ( Washington, DC) e Petrobras, BNDES, Banco do Brasil e Vale (Rio de Janeiro, RJ). Ensina francês e inglês para o CACD no IDEG desde 2011, onde atua também como coordenadora pedagógica.