Corpo Docente

Daniel Vidal

POLÍTICA INTERNACIONAL

Daniel Vidal é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo, faculdade à qual foi admitido após obter o 1º lugar no vestibular nacional da Fuvest. Foi selecionado por sua alma mater para estudar na Yale Law School (Yale University – Linkage Program) e recebeu da Reitoria o Prêmio Alaôr Café Filho (melhor aluno da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo). Aprovado em 1º lugar no Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) de 2016 , concluiu o Curso de Formação do Instituto Rio Branco (IRBr), a academia diplomática brasileira, também como 1º colocado, recebendo do Presidente da República os prêmios Rio Branco e Lafayette de Carvalho e Silva. No Brasil, já trabalhou na Divisão de Assunto de Defesa (DADF) e, atualmente, é lotado na lotado da Divisão de Coordenação Econômica e Assuntos Comerciais do MERCOSUL (DMC). Em 2019, parte para Buenos Aires em missão transitória no Instituto del Servicio de la Nación (ISEN), a academia diplomática da Argentina. Na área de Relações Internacionais, é autor de obras como "A construção institucional do Império Japonês 1868-1937" e "Bela, horrida bela: o desenvolvimento do conceito de guerra justa". Em âmbito pessoal, nutre interesse por idiomas e por artes marciais, área em que já publicou "A luta olímpica na União Soviética", pela Confederação Brasileira de Lutas Associadas (CBLA / CBW), filiada ao Comitê Olímpico Internacional (COI).

Tiago Leite Miranda

ESPANHOL

Graduado em turismo pela Universidade Federal de Ouro Preto e Mestre em planejamento urbano pela Universidade de Santiago de Compostela na Espanha. Dedica-se ao estudo da língua hispânica há 11 anos. Em busca de aprofundamento e imersão no idioma residiu por dois anos na Espanha para sua titulação de mestrado. Começou a lecionar espanhol para o CACD em 2016, após desenvolver cuidadosamente um método bastante efetivo de capacitação no idioma, advindo do foco direto sobre a prova e do constante acompanhamento das mudanças e tendências do certame.

Caco Penna

PORTUGUÊS

Formado pela Universidade de São Paulo, com habilitação dupla (Português / Linguística), possui grande experiência em vestibulares e concursos públicos. Trabalha há mais de dez anos em cursos preparatórios e desenvolve uma metodologia prática e dinâmica, com resultados excelentes em turmas específicas para as mais diversas bancas examinadoras. É o professor do IDEG especializado em gramática da língua portuguesa.

Felipe Estre

POLÍTICA INTERNACIONAL

Bacharel em relações internacionais pela USP, mestre em relações internacionais – política internacional pela PUC-Rio. Especialista em teoria das relações internacionais, possui também experiência na área de segurança internacional. Participou da elaboração do anuário “Direitos Humanos: O Brasil na ONU”, publicado pela ONG Conectas Direito Humanos. Trabalhou na Red de Seguridad y Defensa de América Latina, sediada em Buenos Aires, onde contribuiu para a elaboração do “Atlas Comparativo de la Defensa en América Latina y Caribe – 2010″ e participou do projeto de pesquisa “Formación y Educación Militar: lós Futuros Oficiales y la Democracia”. Além de professor de política internacional, é responsável pela coordenação pedagógica do IDEG em São Paulo em razão de seu conhecimento abrangente das disciplinas e das provas do CACD.

Mariana Lima

FRANCÊS e INGLÊS

É graduada em Francês pela Alliance Française /Université de Nancy II . Como bolsista da CAPES, concluiu doutorado na Catholic University of America (Washington, DC) e mestrado pela New School (New York, NY). Foi bolsista do CNPq na pesquisa de Maurice Van der Woensel para a primeira edição bilíngue Latim-Português de CARMINA BURANA: Canções de Beuren (Arspoetica, 1994). Começou a lecionar francês aos quinze anos de idade na Alliance Française de João Pessoa, PB, após cursar o ensino médio no CES Villeneuve de Grenoble. Tem vasta experiência com ensino de idiomas e tradução literária e técnica. Foi coordenadora pedagógica na rede estadual de Pernambuco e em projetos de arte-educação na rede pública de Montgomery County (Maryland, EUA). Atuou como professora, tradutora e consultora de idiomas em empresas e instituições como o National Health Institute ( Washington, DC) e Petrobras, BNDES, Banco do Brasil e Vale (Rio de Janeiro, RJ). Ensina francês e inglês para o CACD no IDEG desde 2011, onde atua também como coordenadora pedagógica.

Paulo Henrique Gonçalves Portela

DIREITO INTERNACIONAL

é formado em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco (1996). É graduado e mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi Diplomata de Carreira entre 1996 e 2006. É autor do livro “Direito Internacional Público e Privado: incluindo noções de Direitos Humanos e de Direito Comunitário”. É professor em cursos preparatórios para concursos públicos, com experiência na preparação para o CACD.

Pedro Sloboda

DIREITO INTERNACIONAL

Diplomata. Professor de Direito Internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Desenvolvimento e Estudos de Governo (IDEG). Especialista em Direito Internacional pelo Centro de Direito Internacional (CEDIN). Mestrando em Direito Internacional pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). É autor de publicações no Brasil e no exterior, na área de Direito Internacional.

Philippe Raposo

DIREITO INTERNO

Diplomata, aprovado no CACD 2017. Mestre em História, Política e Bens Culturais (FGV). Especialista em Relações Internacionais (UnB). Graduado em Direito na Universidade Federal Fluminense. Co-organizador do Jusgentium.com.br. Até 2017, foi membro pleno do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, com especialidade em Direito Constitucional e Administração Pública. No IDEG, é o professor responsável pela preparação em Direito Interno.