Natasha Piedras
HISTÓRIA DO BRASIL E MUNDIAL
A professora Natasha Piedras é graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também obteve o título de mestre (2017) e doutora (2022) no Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGH-UFF). Com uma formação sólida e experiência acadêmica de excelência, Natasha atua como professora de História no ensino básico e superior, e em 2024 […]
Selene Candian
INGLÊS
A professora Selene Candian atua na área de ensino de idiomas desde 1999, tem ampla experiência como professora de língua inglesa, orientadora pedagógica, “teacher trainer”, tradutora e professora de tradução. Selene é a graduada em História pela Universidade de São Paulo(USP) e é Mestre em História Social também pela USP. Cursou a especialização em tradução (DBB) e é tradutora profissional filiada à Associação Brasileira de Tradutores e Intérpretes (ABRATES) e, atualmente, a professora é doutoranda no programa de estudos linguísticos e Literários em Inglês da USP.
Cris Huffel
ESPANHOL
A professora Cristina Huffel é conhecida como Cris. Natural de Porto Alegre, Rio Grande do Sul e também espanhola de origem (dupla nacionalidade). Cris é Bacharel em direito e pós graduada em Política Internacional ambos pela PUC-RS. Tem ainda um mestrado em Diplomacia e Relações Internacionais pela Escola Diplomática de Madrid. Desde cedo nutrindo o sonho de uma carreira internacional, a professora Cris se prepara para o CACD há 4 anos e como espanhol é sua segunda língua devido à sua tradição familiar, começou a dar aulas da língua que domina.
Luis Ladeira
PORTUGUÊS
Luis Ladeira tem 37 anos, é professor desde os 20 e atua há mais de 10 anos na preparação de candidatos ao concurso para diplomata. Especialista nas questões de provas do Cespe/Cebraspe, foi aprovado em 1.º lugar no concurso organizado por essa banca para revisor de texto da Câmara Legislativa do DF em 2006. Atualmente, é professor de português do IDEG.
Felipe Estre
POLÍTICA INTERNACIONAL
Professor de Política Internacional no IDEG desde 2014, Felipe Estre é profundo conhecedor do CACD. Em 2011, começou a estudar para o concurso, mas decidiu dedicar-se à docência em 2014. Sua experiência como ex-candidato mostra-se valiosa para ter uma visão integral da preparação, sendo especialista também em orientação de estudos. Professor conhecido por sua didática e sua organização, Felipe Estre é formado em Relações Internacionais pela USP, mestre pela PUC-Rio, e doutorando pela USP/King’s College London. Especialista em Teoria das Relações Internacionais e no discurso diplomático brasileiro, é capaz de integrar uma visão atenta acerca da política mundial com o que é esperado pela banca do CACD.
Mariana Lima
FRANCÊS
Autora do volume “Francês” da coleção Diplomata da Editora Saraiva, Mariana Lima se dedica exclusivamente ao ensino de idiomas para o CACD desde 2012. Tem ex-alunos em todas as turmas aprovadas no Instituto Rio Branco desde 2013. É graduada em Francês pela Alliance Française /Université de Nancy II . Como bolsista da CAPES, concluiu doutorado na Catholic University of America (Washington, DC) e mestrado pela New School (New York, NY).
Pedro Sloboda
DIREITO INTERNACIONAL
Pedro Sloboda é um destacado diplomata e professor de Direito Internacional, com uma sólida formação acadêmica. Ele é bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), especialista em Direito Internacional pelo Centro de Estudos de Direito Internacional (CEDIN) e mestre em Direito Internacional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Com uma vasta experiência, Sloboda foi professor de Direito Internacional na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele é autor do livro “A Síndrome de Brás Cubas: sanções unilaterais e a responsabilidade internacional dos estados”, publicado pela Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG). Atualmente, Pedro Sloboda trabalha na Divisão de Nações Unidas do Itamaraty, onde se dedica a questões relevantes de Direito Internacional. Há 8 anos, ele é professor de Direito Internacional no IDEG, tornando-se uma referência no ensino dessa disciplina. Pedro Sloboda se destaca como a principal referência no ensino de Direito Internacional para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática (CACD). Com ampla expertise na disciplina, ele já formou inúmeros alunos aprovados nos últimos certames, consolidando sua reputação como um dos nomes mais respeitados da área.
Philippe Raposo
DIREITO INTERNO
Diplomata de carreira. Mestre em História, Política e Bens Culturais (FGV). Especialista em Relações Internacionais (UnB). Bacharel em Direito (UFF). Professor voluntário de Relações Internacionais (UnB). Professor de Direito Constitucional e Administrativo (IDEG).
