O papel dos exercícios na preparação

O papel dos exercícios na preparação

 

    Antes de falar sobre exercícios, é importante que você tenha o hábito de revisar. Porém, ele não precisa ser algo externo ao seu processo de estudos. Pelo contrário: a revisão é parte do seu processo de aprendizagem.

    Durante seu estudo teórico (aquele em que produzimos o material-base de revisão, o famoso “caderno”), você pode começar com um processo bem simples: a revisão de curto prazo, que consiste em ler os dois assuntos imediatamente encerrados no seu caderno antes de começar uma atividade nova no seu dia (uma aula ou leitura).

    Como articular essa revisão com os exercícios: a) faça a leitura do que já foi elaborado, fazendo os ajustes necessários no seu caderno; b) realize questões objetivas sobre o(s) tema(s) revisado(s). Uma dica importante: não mude seu caderno a partir das questões; caso queira, mantenha um caderno específico para comentários de erros e acertos.

    Aliada a essa revisão de curto prazo, você pode fazer uma revisão de médio prazo. Isso porque é preciso, de tempos em tempos, revisitar tudo o que você já produziu naquela disciplina. Você pode estabelecer a periodicidade conforme o “tamanho” do seu caderno, seja por mês, se ainda estiver no início da construção teórica, seja quinzenalmente, alternando os temas que serão vistos.

    Nesse tipo de revisão, o objetivo é não condicionar os exercícios aos conteúdos lidos. Você pode montar simulados com questões de assuntos revisados, procurando realizá-los em um dia diferente da revisão, e também pode fazer uma tabela para registrar os assuntos dos simulados feitos e do seu rendimento.

    Passado o estudo teórico, com seu material-base de revisão pronto, é hora de partir para a revisão de longo prazo, que durará até a sua aprovação. Essa revisão é aquela que você faz quando já encerrou seu ciclo teórico de estudos em determinada(s) disciplina(s). Elabore um cronograma de revisão conforme você terminar cada disciplina. Não precisa revisar muitos conteúdos de uma vez, porque essa será uma revisão mais frequente. Separe dias específicos para revisar e procure manter os simulados em dias diferentes aos da revisão.

    Em relação às questões discursivas, é necessário, primeiro, formar uma base teórica na disciplina. O momento ideal de incluir esse tipo de questões é após o encerramento do estudo teórico de cada matéria. No pré-edital, que é o momento de estudo constante, você pode fazer uma questão semanal ou quinzenalmente para cada disciplina que estiver revisando. No pós-edital, é hora de parar o estudo teórico e se dedicar inteiramente à revisão. Para isso, você pode intensificar as questões e simular condições de prova.