Estudar para o Concurso ainda na faculdade?

Estudar para o Concurso ainda na faculdade?

ESTUDAR PARA O CACD AINDA NA FACULDADE DÁ CERTO?

 

Certa vez, ouvi esta frase que me inquietou: “para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho é válido”. Eu sei que é uma frase clichê e que está nas biografias do Instagram, mas, para uma universitária, no último ano de graduação, mais perdida que cego em tiroteio, essas palavras foram o gatilho que me deu coragem para decidir o caminho que eu iria escolher. E, a partir desse momento, a minha jornada enquanto cacdista começou.

 

Algumas das perguntas que mais me fazem são: “como eu começo a estudar para o CACD?” ou “como começar a estudar para o CACD ainda na faculdade?”. E, sinceramente, só existe uma resposta simples e direta para esses questionamentos: “DECIDA”. O primeiro passo para iniciar qualquer projeto, para se propor a fazer qualquer coisa, é a decisão. No momento em que decidimos o que queremos, ou, como diria aquela frase, que caminho iremos tomar, nós descobrimos para onde ir, começamos a entender quais estratégias trilhar para alcançar o nosso objetivo e damos os primeiros passos. 

 

A primeira coisa que eu preciso lhe dizer é: não caminhe sem saber para onde ir. Por isso, conheça o CACD, entenda como funciona a prova e, principalmente, conheça a carreira diplomática. Nessa hora, não pense que está “perdendo tempo”, mas absorva o máximo de conhecimento que você puder. Use e abuse dos conteúdos gratuitos, converse com diplomatas e cacdistas que estejam disponíveis nas redes sociais, maratone o YouTube… enfim, descubra se realmente você está disposto(a) a decidir por esse caminho. 

 

Já desmistificou muita coisa sobre a diplomacia e entendeu que é esse o caminho que você quer trilhar? Ótimo! Agora, use o fato de ainda estar na graduação a seu favor! Sim, estar na faculdade é extremamente vantajoso e eu vou lhe explicar o porquê. 

 

Uma das coisas mais importantes para quem está estudando para um concurso é o tempo. E, se você ainda está na graduação, você tem o tempo como seu aliado. Utilize sabiamente o tempo que você tem para fazer as escolhas mais acertadas. Não coloque o carro na frente dos bois, entenda que estudar para o CACD ainda na faculdade é o momento ideal para construir a sua base. 

 

Sem uma boa base, é impossível que um edifício fique de pé. Ou seja, sem uma base sólida, densa e profunda de conteúdo e entendimento da prova, não há como você conquistar a tão sonhada aprovação. Por isso, estabeleça prioridades, faça escolhas e não queira pular etapas. A faculdade é o momento ideal para você avançar nos estudos das línguas estrangeiras e começar a construir o seu material das matérias cobradas no CACD. 

 

Agora, lembre-se: a graduação ainda é uma prioridade na sua vida! Uma coisa que eu costumo ver são pessoas que deixam de lado as responsabilidades já assumidas com a faculdade em prol dos estudos para concurso público. Veja, não é errado estudar para um concurso público ainda na graduação, muito pelo contrário. O que não é saudável é que você esqueça que ainda tem um diploma para conquistar e que isso também exige esforço. 

 

Por isso, o planejamento será o seu principal aliado. Coloque na ponta do lápis todas as suas obrigações diárias e estabeleça metas. Uma dica valiosa é estruturar seus estudos através de ciclos de matérias. Priorize matérias que podem ser úteis tanto para os estudos do CACD quanto para os da faculdade. Por exemplo, se você cursa Direito, que tal conciliar os estudos de Direito Internacional para o CACD com o conteúdo que você está vendo na sala de aula da faculdade? Essa foi uma estratégia que eu utilizei e que me rendeu bons resultados. 

 

Espero ter ajudado e, se precisarem, estou à disposição. 

 

Até a próxima!
Bárbara Mendonça (@selodiplomatico)