Direito Internacional – Professor Pedro Sloboda
ESTUDE COM QUEM CONHECE A PROVA
O professor Pedro M. Sloboda acumula uma sólida formação acadêmica (especialização, mestrado, doutorado e docência universitária), o pragmatismo de quem foi aprovado no CACD e a experiência de quem leciona há mais de 6 anos para o concurso.
As questões cobradas nas provas dos anos 2017, 2018 e 2019 foram assuntos dos cursos discursivos do prof. PEDRO SLOBODA.
2017
No curso de terceira fase de 2017, o professor Sloboda circulou um texto entre os alunos intitulado “A Responsabilidade Internacional do Estado não depende de Dano”. De sua autoria, o texto analisava os trabalhos da Comissão de Direito Internacional sobre responsabilidade internacional do Estado, o disciplinamento da questão pelo direito internacional geral e a questão do dano no direito da responsabilidade. Semanas depois, na prova, uma questão que parecia retirada do texto. Houve quem lesse a indicação do professor na véspera ou até no dia da prova e fosse aprovado no concurso em razão disso. Afinal, a questão foi a mais difícil da prova de direito e um dos grandes diferenciais de toda a terceira fase.
2018
Em 2018, o Sloboda perguntou, no curso de terceira fase, se o depositário de um tratado poderia recusar um instrumento de ratificação que contivesse uma reserva, e ministrou uma aula sobre o tema. Na prova, seria cobrada uma questão que trazia um caso hipotético: exatamente a de um depositário que se recusava a receber um instrumento de ratificação que continha uma reserva. Mais uma vez, era a questão mais difícil da prova de direito e girava inteiramente em torno do tema.
2019
Em 2019 não foi diferente. A primeira aula do curso de questões discursivas foi inteira sobre os princípios que regem as relações internacionais do Brasil, previstos no artigo 4º da Constituição. Cada um dos 10 princípios foi identificado e comentado. Na prova, uma questão solicitava que o candidato identificasse cada um dos 10 princípios e discorresse sobre eles.
Portanto, na hora de estudar para o CACD é importante ter em mente que o professor precisa conhecer a prova e a banca e, mais do que isso, ter a capacidade de análise da conjuntura.
O professor Pedro M. Sloboda tem especialização, mestrado, doutorado e docência universitária, ou seja, é o mais capacitado professor de Direito Internacional do mercado.