Dia da Consciência Negra - Respeito e Memória!

Dia da Consciência Negra – Respeito e Memória!

Dia da Consciência Negra – Respeito e Memória!

20 de novembro é dia de memória e respeito.

Nesta quarta-feira, 20 de novembro, se celebra o Dia da Consciência Negra. No mesmo dia em que se recorda o caimento de Zumbi, última liderança do Quilombo dos Palmares, em 1695.

Nessa data de memória é preciso ter em mente que a luta contra o racismo, bem como a de que qualquer tipo de discriminação, é uma batalha diária, que em uma sociedade plural e moderna não há espaço para qualquer tipo de comentário, “brincadeira” ou o que seja que tente diminuir alguém por qualquer motivo.

Mais que ser contra o racismo, precisamos ser anti-racistas!

Nossa história de mais de 500 anos desde a chegada dos portugueses, de 198 anos como País livre é marcada por mais de 300 anos de escravidão e apenas 131 anos desde a assinatura da Lei Áurea.

É preciso ter em mente que os efeitos de 3 séculos não se resolvem com uma lei. Neste dia de memória, lembramos outros tantos que lutaram pela causa: Dandara, Maria Firmina, Maria Mahin, Carolina de Jesus, Mariele Franco, Luis Gama.

Nós do IDEG apoiamos toda iniciativa de reparação e inclusão promovida pela iniciativa pública e privada. Acreditamos que a diplomacia de uma nação tão plural como o Brasil deva ter em seus representantes a diversidade que encontramos todos os dias no País.

Saudamos o 20 de novembro e a importância do respeito a tod@s!

Viva o 20 de novembro! Viva a Consciência Negra! Respeito e Memória!

//www.googleadservices.com/pagead/conversion.js