Guia do Caminho Seguro

Guia do Caminho Seguro

Você não está sozinho, o IDEG te ajuda!

Ninguém pode planejar seus estudos por você, não se esqueça que esse planejamento é essencial. Mas se você não se sente seguro para se planejar, o IDEG, através dos projetos TRAVESSIA e ACOLHIMENTO te disponibiliza as ferramentas necessárias para que você possa fazer o seu planejamento, por você e para você, totalmente individualizado para as suas particularidades, que ninguém além de você conhece.

Manifesto do Caminho Seguro

O CACD é o moinho a ser conquistado daqueles que querem adentrar na Carreira Diplomática. Este caminho, entretanto, é de difícil escolha. Muitos dos cacdistas estudam sozinhos, em seus ambientes de estudos  ou em salinhas e bibliotecas, sem ter efetivo contato com outros cacdistas. Na maioria dos casos, quando o/a cacdista começa essa jornada, recém saído da universidade, ele/ela sequer sabe efetivamente estudar a longo prazo; de forma que, quando inicia seus estudos para o CACD, sequer sabe por onde começar.

Ao longo dos anos, listas de bibliografia foram e vieram, mas isso não é o suficiente para traçar uma preparação bem feita. O consenso entre os cacdistas mais experientes é que, o início, incerto e sem direção acaba sendo determinante para constantes mudanças de método e direcionamento durante a preparação.

Para chegar à reta final do CACD, a preparação estratégica e planejada não inicia no pós-TPS, ao contrário, ela inicia muito antes; na primeira vez que se decide “eu quero ser diplomata”. Um caminho seguro e bem estruturado é possível se você sabe onde quer chegar e traça um plano sólido para chegar até lá. Com isso feito, abalos sísmicos podem desequilibrar você, mas não te tira do caminho.

Como começar?

Antes de mais nada, antes de qualquer coisa. Leia o edital. Não tem edital na praça? Leia o edital imediatamente anterior.

O edital é a lei da prova, só ele é capaz de conduzir você pelas águas não tão misteriosas do CACD. É no edital que você encontrará quais são as matérias que caem na prova e qual a profundidade que você deve conhecê-las.

No CACD, conhecimento profundo do processo é ESSENCIAL para uma preparação bem feita.

Planejamento

Perceba que o CACD é um projeto de longo prazo, nos guias anteriores dos aprovados, vemos que a média para a aprovação é entre quatro e cinco anos, sabendo que o/a cacdista vai ficando mais competitivo com o passar do tempo, por isso o planejamento a longo prazo é a base que possibilitará ao cacdista traçar um caminho sólido.

“Começo planejando os estudos então?” Não! Planeje a sua vida financeira inicialmente!

Planejamento financeiro

Por que o planejamento financeiro é essencial? Porque você não quer dispender mais recursos que o necessário, além disso, você quer investir nos momentos certos, quando você efetivamente precisar de auxílio externo e esse auxílio fará diferença fundamental para que você chegue onde quer chegar.

Dessa forma, é importante considerar “quanto tempo eu dedicarei a esse processo?”, “de quanto recurso eu disponho para dedicar a esse processo?”. De posse desses conhecimento, é possível ao cacdista dividir seus recursos ao longo do processo de forma equilibrada e de acordo com as necessidades do momento. Além disso, é necessário separar um valor mensal como reserva para eventuais despesas.

Esse planejamento é fundamental para evitar que: 1) você se endivide e 2) você se frustre e ache que investiu demais e errado.

Planeje seu tempo

Estabelecido seu planejamento financeiro, para planejar seus estudos, você precisa, invariavelmente, planejar seu tempo para poder estudar com eficiência.

Saber de quanto tempo você EFETIVAMENTE dispõe para seus estudos é essencial para uma preparação realista, que não te traga frustrações ao tentar abarcar mais do que se pode cumprir.

Planeje seus estudos

Assim como o seu investimento muda ao longo do processo, o seu estudo e a forma de estudar evolui com você.

Nos estágios iniciais do seu estudo você deve dirigi-lo a adquirir conhecimento. É nesse momento que você irá começar a construir uma base e um caderno sólido que será a fundação do seu estudo a longo prazo.

Conforme você for evoluindo, você deve ir agregando resolução de questões e simulados a sua rotina de estudos. Dessa forma, você poderá colocar seus conhecimentos à prova e ter uma percepção do que foi aprendido e do que ainda não foi dominado.

Nesse processo, as revisões constantes são fundamentais, pois são elas as ferramentas necessárias par promover a retenção do conteúdo estudado a longo prazo.

Com uma base sólida e revisões constantes, é chegado o momento de dirigir parte de sua atenção e colocar seu conhecimento à prova com as discursivas. As discursivas são a derradeira fase do CACD, e são elas que determinam, em última instância, quem serão os futuros diplomatas. Nesse momento, o ensino direcionado é essencial, o tempo é curto e precisa ser otimizado.

Faça suas escolhas

Feito o seu planejamento, é hora de colocá-lo em prática.

É agora que você irá escolher o que é MELHOR PARA VOCÊ. E quem define o melhor para você, dentro das suas particularidades é você!

Sabendo que você irá precisar de um curso extensivo para estabelecer as fundações do seu estudo, de um curso de pré-TPS para otimizar o seu tempo, de um curso de discursivas para direcionar os seus esforços com objetividade você poderá analisar todas as opções do mercado para saber o que se encaixa nas suas necessidades/possibilidades. Com seu planejamento estabelecido, você pode olhar para as opções que estão a seu dispor e comparar os cursos e métodos do mercado. Eu quero um conteúdo mais enxuto, com menos horas para construir a base dos meus estudos, ou quero um curso que me possibilite ter mais conteúdo para estabelecer uma fundação sólida? Eu vou apostar em um método tradicional conduzido por professores experientes, que serviu ao propósito de diversos cacdistas antes de mim, ou vou me aventurar em métodos novos? Eu vou investir em um conteúdo sem conhecê-lo, ou eu vou usufruir de uma metodologia sólida?

Você não está sozinho, o IDEG te ajuda!

Além de tudo isso, no projeto ACOLHIMENTO você ainda pode conhecer o método sólido pelo qual o IDEG se orienta há mais de dez anos, evoluindo, sempre com a prova.