Como estudar para as provas de língua inglesa do CACD?

Como estudar para as provas de língua inglesa do CACD?

“O que vai cair na prova?”

 

Quando sabemos que seremos avaliados por meio de uma prova, é natural que questionemos o que será avaliado. Afinal, estudar para uma prova é diferente de estudar para uma situação não-avaliativa: é a prova que define, a partir de seu construto, o que deve ser estudado.

 

Para entender como estudar para as provas de inglês do CACD, objetiva e discursiva, é essencial entender as provas em si. Mas, antes disso, é preciso entender um pouco sobre o que é uma prova de idioma (language assessment).

 

O que é uma prova de idioma?

 

As provas de idiomas (qualquer prova, qualquer idioma) têm um objetivo central: mensurar a language ability dos avaliados. Como é impossível mensurar a habilidade linguística de forma direta, já que habilidade é algo que está em nossa mente, a mensuração se dá através da performance: a prova, através de suas questões, suscita uma performance por parte do avaliado e, com base nessa performance, o avaliador consegue fazer inferências a respeito da habilidade linguística do avaliado e indiretamente mensurá-la.

 

A mensuração se dá com base em unidades de medida, que variam muito de prova para prova. Por exemplo, em uma prova de idioma dentro do Quadro Comum Europeu (CEFR), as unidades de medida são A1, A2, B1, B2, C1, C2; no caso do IELTS, as unidades de medida são as bands, de 1 a 9. No caso da prova de inglês do CACD, temos sistemas de pontuação tanto na prova objetiva quanto nas tarefas discursivas. 

 

Mas, para além da language ability, toda prova de idioma também testa duas outras coisas. A primeira delas é o background knowledge do avaliado. Afinal, na prova, a língua inglesa é usada para falar sobre algo: na prova objetiva de inglês do CACD, os textos podem ser sobre relações internacionais, economia, astronomia, artes etc.; na prova objetiva, o candidato precisa usar a língua inglesa para falar sobre política internacional, história mundial, política externa brasileira etc. 

 

A segunda delas é strategic competence. As estratégias que adotamos para organizar nossos estudos, para controlar o tempo de prova, para evitar riscos durante a prova, entre tantas outras, são tão importantes quanto language ability, em qualquer prova de idioma. Muitas vezes, a adoção de estratégias mais apropriadas pode levar a resultados que inclusive compensem deficiências em termos de language ability.

 

E as provas de língua inglesa do CACD?

 

As provas de inglês do CACD são um tipo de language assessment for professional purposes (LAPP), ou seja, de avaliação de língua para fins professionais. A language ability dos candidatos é avaliada com o objetivo de tomar uma decisão: quem está mais apto, em termos de domínio da língua inglesa, para ingressar na carreira de diplomata. O fato de ser uma LAPP justifica seu construto tão específico: é uma prova diferente de tantas outras provas de inglês (TOELF, IELTS, exames de Cambridge etc.) e assim deve ser, pois não é uma prova de proficiência de general English

 

A prova objetiva de inglês do CACD avalia language ability na forma como ela se manifesta através de exercícios de leitura. Assim, ela avalia as reading skills dos candidatos, assim como as competências lexical e gramatical. Por sua vez, a prova discursiva de inglês avalia language ability na forma como ela se manifesta na produção escrita: ela avalia as writing skills dos candidatos, além das reading skills, das competências lexical e gramatical, da competência tradutória e da competência fraseológica. 

 

É importante notar que o avaliador da prova discursiva de inglês avalia a language ability dos candidatos com base em uma visão de língua que fica bastante clara em suas correções: o avaliador espera que o candidato produza textos dentro da chamada norma padrão da língua inglesa (standard English) e que o candidato se expresse de forma idiomática, utilizando combinações consagradas de palavras (collocations/colligations). Isso gera dois efeitos retroativos (washback effects) na preparação para essa prova. O primeiro deles é que não basta estudar “gramática”: é preciso ter enfoque em um dialeto específico, a chamada norma padrão – preferencialmente com base nos entendimentos da banca. O segundo deles é que não basta estudar “vocabulário” com foco em palavrinhas isoladas: é preciso dar enfoque aos estudos das combinações mais convencionais na língua inglesa.

 

Como estudar para as provas de inglês do CACD?

 

Considerando tudo isso, elenco aqui algumas orientações de estudos para o cacdista:

 

foco em desenvolver sua language ability de forma integrada: se o que a prova avalia e mensura é language ability, o que deve ser incrementado em seus estudos de inglês para o CACD é language ability. Estudar inglês para o CACD significa incrementar language ability. Claro, é preciso incrementar language ability com foco naquilo que será testado, ou seja, reading skills, writing skills, competência gramatical, competência lexical, competência tradutória, competência fraseológica. Essas habilidades e competências devem ser desenvolvidas de forma integrada, e não segregada, pois elas são intimamente conectadas: não aprendemos a escrever bem se não somos bons leitores; para saber utilizar o vocabulário corretamente é preciso estudar suas características gramaticais; aprender a traduzir passa por aprender a interpretar texto e a produzir texto etc.

 

foco na visão de língua da banca avaliadora: a língua inglesa não é uma entidade homogênea; se a banca espera que o candidato se expresse usando standard English, oriente seus estudos para esse dialeto. Além disso, se a banca espera que o candidato se expresse idiomaticamente, não adianta concentrar os estudos de vocabulário no sentido das palavras: é preciso contemplar as collocations e colligations desde o início dos seus estudos.

 

desenvolva seu background knowledge por meio da leitura: se a língua inglesa é usada, na prova, para falar sobre alguma coisa, é importante que você leia diferentes tipos de texto para ter maiores chances de um bom desempenho na fase objetiva. Além disso, na fase discursiva, como se trata de uma LAPP, a prova testa specific content knowledge, então faça leituras de história do Brasil, de política internacional etc. em língua inglesa.

 

desenvolva sua strategic competence: será que suas estratégias de estudo são apropriadas para a forma como sua language ability será avaliada na prova? Você tem estratégias de prova que possibilitem que você maximize sua pontuação? Quais são suas estratégias de recursos? Refletir sobre estratégias e selecionar as estratégias mais apropriadas para seu perfil é uma forma de aumentar suas chances de sucesso na prova – o que, muitas vezes, nem passa pelo conhecimento do idioma em si.

 

estudar inglês para o CACD não é sinônimo de fazer simulados: muitos candidatos acreditam que, se não estão fazendo simulados, não estão estudando inglês para o CACD. Estudar inglês para o CACD é, como disse, desenvolver language ability. O simulado é uma das muitas atividades que podem contribuir para isso; ele é particularmente indicado quando o candidato já tem conhecimento avançado de inglês, já tem bom background knowledge e já sabe como abordar estrategicamente as questões objetivas e as tarefas discursivas. Se você ainda não está nesse nível de preparação, há muitas outras atividades adequadas para seus estudos de inglês para o CACD.

 

“conhece-te a ti mesmo”: a melhor forma de definir sua estratégia de estudos de língua inglesa é fazendo uma autoanálise: tenho conhecimentos sistematizados de norma padrão do idioma? Sei o que são collocation/colligations e como estudá-las? Tenho algum conhecimento sobre o que é competência tradutória? A preparação para as provas de inglês do CACD só é eficiente quando é adequada não só ao construto da prova, mas também ao seu nível atual de competência no idioma.

 

Caso você tenha dúvidas sobre como organizar seus estudos de língua inglesa para o CACD, fique à vontade para entrar em contato comigo clicando aqui!

 

Bons estudos!

Selene Candian