Como estudar utilizando exercícios/questões
A preparação para o CACD vai muito além de assistir aulas teóricas sobre os temas cobrados no concurso. Nesse sentido, a realização de exercícios para a mensuração do conhecimento e a análise correta de desempenho é parte importante na preparação.
A principal função dos exercícios não é a comparação de desempenho total com outros candidatos, mas, sim, a análise individual de quais pontos do edital o candidato tem um domínio satisfatório da matéria e quais pontos ele deve priorizar em seus estudos para sanar eventuais deficiências. Com este diagnóstico, o candidato pode dedicar mais tempo de seus estudos a esses pontos, por meio da revisão do material teórico já adquirido, leituras complementares ou aulas expositivas. Dada a atual instabilidade sobre a realização do CACD em virtude da pandemia de Covid-19, é importante que o candidato tenha em mente a importância sobre como utilizará o tempo adicional de estudos criado pelas sucessivas alterações e o impacto sobre a realização de concursos futuros.
Os exercícios são importantes para guiar o candidato durante toda a sua preparação, em especial após a conclusão de um material teórico inicial, ao evitar a falta de direcionamento sobre “o que fazer depois de concluída a formação teórica?”. O CACD é formado por avaliações baseadas em questões objetivas e discursivas, sendo importante combinar ambas as modalidades de exercícios durante a preparação, dado o tempo exíguo entre a realização da prova objetiva e as provas discursivas.
O uso de ferramentas adequadas que facilitem o diagnóstico de cada conteúdo, com relatórios, indicações bibliográficas e aulas expositivas sobre os temas abordados auxilia em um tempo de estudo de maior qualidade. Mais do que verificar erros ou acertos, é importante saber os motivos que levaram ao erro ou ao acerto e, ainda, a pertinência do conteúdo cobrado na questão, sobre sua incidência e forma de cobrança em prova. Sem esse processo, os exercícios não são utilizados de forma correta, dado que mensurar apenas o desempenho bruto (pontos totais, erros ou acertos) não é indicativo confiável para projetar desempenho em prova, dado a impossibilidade de simular adequadamente todos os fatores presentes na avaliação, em especial em um ano de pandemia com diferentes protocolos sanitários.
Nesse sentido, o C.E.I. Extensivo facilita a organização do candidato e potencializa o uso de seu tempo. Ao apresentar a combinação entre exercícios, encontros temáticos de revisão, soluções de dúvidas e um direcionamento bibliográfico que auxiliarão o candidato a construir seu próprio material de consulta, o C.E.I. Extensivo organiza os estudos e possibilita que o candidato dedique seu tempo às atividades de aprofundamento e revisão.
Conheça mais sobre o C.E.I. Clique aqui.