Exercícios
Objetivos

Encontro Temático
Revisional

Exercícios
Discursivos

Encontro Guiado
para Solução de Dúvidas

Direcionamento
Bibliográfico

O QUE É O

C.E.I.

Extensivo?

É um sistema pedagógico que mostra exatamente como está sua performance, tópico a tópico do edital do CACD, em cada disciplina por meio de métricas estatísticas. Receba um conjunto de material mensal, cumpra as metas bibliográficas, execute os exercícios objetivos e discursivos e revise a matéria.

CERTO, E
COMO
FUNCIONA?

AMPLIAÇÃO DE DESEMPENHO NA 1ª FASE DO CACD

AMPLIAÇÃO DE DESEMPENHO NA 2ª/3ª FASE DO CACD

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DA EVOLUÇÃO DE SEU DESEMPENHO

MÉTRICAS GERAIS

MÉTRICAS ESPECÍFICAS

O C.E.I. é uma importante ferramenta de estudo para o(a) cacdista.

Os exercícios são fundamentais pois, seguem o formato da prova proporcionando treino e familiaridade com as exigências do CACD.

Os exercícios permitem colocar em prática o conhecimento adquirido, revisar o conteúdo e identificar os pontos fracos e falhas de aprendizado para direcionamento dos estudos.

O material do curso de exercícios (questões e aulas) é um excelente instrumento de revisão e aprofundamento dos tópicos do edital que formam o conjunto de competências cobradas na prova do CACD.

O IDEG acredita que o processo de preparação para a carreira diplomática deve ser integrado: não há motivo para fragmentar sua preparação. As competências e habilidades devem ser construídas simultaneamente em seu estudo. Portanto, cursos teóricos precisam estar conectados com cursos de exercícios e vice-versa!

Em cursos teóricos, oferecemos ampla carga horária e extrema qualidade docente, que possibilitam ao aluno(a) construir uma estrutura concreta de conteúdo, que servirá em todas as fases do CACD. Não haveria como ser diferente quando falamos em exercícios. Afinal, são eles que nos fornecem os parâmetros* mais confiáveis sobre nossa preparação para a carreira diplomática: em que devemos concentrar mais esforços. E tem dado muito certo!

Diplomatas aprovados

Como funciona o C.E.I. Extensivo?

O curso terá dois módulos de 5 meses cada. A cada mês, o(a) docente construirá um “Bloco Temático” formado por tópicos do edital da disciplina e comporá um CONJUNTO DE MATERIAL formado por:

Exercícios objetivos:
Duas listas com exercícios objetivos contendo, no mínimo, 25 assertivas cada (5 questões, C/E estilo IADES). Os gabaritos serão comentados pelo(a) professor(a). O acesso às listas objetivas será através do sistema IDEG e você poderá acompanhar sua métrica de desempenho nas questões.

Encontro Temático Revisional:
Você terá acesso a uma aula dada pelo(a) docente referente ao conteúdo do bloco temático. A finalidade da aula é revisional. O(a) docente poderá utilizar questões da lista objetiva e discursivas como ganchos para explanar a teoria. Porém, não se trata de uma aula “apenas para comentar gabaritos de questões”. Busca-se incrementar o material do aluno e aprofundar temas relevantes contidos no bloco.

Exercícios discursivos:
O conjunto de material contará com duas questões discursivas. Uma terá a correção do(a) professor(a) e a outra virá acompanhada de padrão de resposta e grade de autocorreção. As correções feitas pelos professores seguirão os critérios contidos no edital do CACD e no padrão de resposta publicado pela banca de 3ª Fase.

Encontro guiado para solução de dúvidas:
Ao final de cada bloco temático, será realizado um encontro ao vivo com o(a) professor(a) para a solução de dúvidas e discussão sobre a questão discursiva. Nesses encontros, serão debatidos os principais erros, a média de desempenho, o critério de avaliação comparativa, entre outros temas, sempre de forma anônima. Esse encontro pode ser usado também para a solução de dúvidas sobre a teoria contida no bloco temático.

Direcionamento bibliográfico:
No conjunto mensal de materiais, serão indicadas bibliografias específicas para o conteúdo do Bloco Temático. Queremos que você tenha objetividade nos seus estudos, por isso, nossos docentes elaborarão, no mínimo, 10 pontos motivadores que servirão como guias para a construção de um material escrito e/ou revisional. O objetivo é garantir que haja um material formalizado e que tenha sido construído por você para cada Bloco Temático.

CONJUNTO DE MATERIAIS mensal por disciplina:

– 2 listas objetivas (mínimo de 25 assertivas, estilo C/E) com gabarito comentado pelo docente;
– 1 encontro temático revisional sobre o conteúdo do Bloco Temático;
– 2 questões discursivas. Uma contará com a correção do professor e a outra com padrão de resposta;
– material para direcionamento bibliográfico com, no mínimo, 10 pontos motivadores para a construção de material escrito pelo aluno que sirva de aprofundamento e revisão;
– 1 encontro guiado, ao vivo, para solução de dúvidas e análise da questão discursiva corrigida pelo docente.

CORPO DOCENTE

O IDEG é o curso preparatório que apresenta o mais reconhecido e respeitado corpo docente. Por nossas turmas, passaram 9 em cada 10 pessoas aprovadas nos últimos anos. Ninguém trabalha melhor o conteúdo exigido no CACD do que esse time
MARCELLO BOLZAN
ECONOMIA
Pedro Sloboda professor diplomata
PEDRO SLOBODA
DIREITO INTERNACIONAL
Curso cacd PI Felipe Estre
FELIPE ESTRE
POLÍTICA INTERNACIONAL
Thiago Rocha
THIAGO ROCHA
GEOGRAFIA
LUIS LADEIRA
PORTUGUÊS

SAIBA MAIS SOBRE O C.E.I. EXTENSIVO

Qual a duração do C.E.I.?

O C.E.I. tem duração de 10 meses. São dois módulos de 5 meses cada. Para conhecer a disposição dos Blocos Temáticos, veja o cronograma de cada disciplina.

Os alunos(as) podem iniciar seus estudos no C.E.I. a qualquer tempo sem prejuízo algum de acesso ao conteúdo.

O que são os Blocos Temáticos?

O C.E.I. Extensivo está organizado, para cada disciplina, em 10 Blocos Temáticos. Cada bloco é tratado em um mês do curso e é formado por um conjunto de tópicos do edital que foram organizados de forma estratégica pelo docente.

A totalidade do conteúdo do “Conjunto de Material” versará sobre os tópicos colocados no Bloco Temático do mês em questão.

A somatória dos conteúdos dos Blocos Temáticos do C.E.I. Extensivo contemplará a TOTALIDADE DO CONTEÚDO presente no edital para a disciplina em questão.

O que são os Conjuntos de Materiais?

O conjunto de materiais é o compêndio de ferramentas e conteúdo, referente ao conteúdo do Bloco Temático, que o aluno receberá no mês. O conjunto de materiais é organizado pedagogicamente e, ao final dos 10 meses, poderá ser organizado de forma a se tornar um material armazenável em mídia virtual ou impresso pelo aluno.

O conjunto de materiais mensal é composto por: duas listas de exercícios objetivos (mínimo de 25 assertivas, estilo C/E) com gabaritos comentados pelos docentes; duas questões discursivas (uma para correção do professor e outra com grade de correção para autoavaliação); um encontro revisional gravado pelo docente sobre o conteúdo do bloco temático; um material de direcionamento bibliográfico (com, no mínimo, 10 pontos motivadores para guiar o aluno no desenvolvimento de material escrito próprio) e um encontro guiado para solução de dúvidas, em que a questão discursiva corrigida pelo docente será discutida e o aluno terá espaço para solução de dúvidas.

Como funcionam as aulas?

Os encontros revisionais temáticos possuem duração entre 1h30 e 2h30. São aulas gravadas e disponibilizadas no dia 15 dos meses (dia de início dos blocos temáticos, vide cronograma das disciplinas). Os docentes abordarão profundamente os tópicos contidos em cada bloco com o intuito de fornecer conteúdo útil para que, após a aula, o aluno possa construir um material sobre o que fora revisado. O docente poderá utilizar algumas questões presentes nas listas objetivas ou discursivas. Mas, o objetivo não é corrigir a lista, apenas usar algumas questões como ganchos para revisão profunda.

Os encontros guiados para a solução de dúvidas são AO VIVO e possuem dupla finalidade: são momentos para a discussão da questão discursiva que foi corrigida pelo docente (o docente irá falar sobre a correção, os pontos mais relevantes do conteúdo, a capacidade de defesa de tese verificada nas correções e sobre o critério comparativo adotado. Ou seja, fará análise do desempenho da turma à luz dos critérios do edital. Além disso, abre-se um espaço para a solução de dúvidas de alunos, como um plantão otimizado. Toda a abordagem será feita de modo anônimo pelo(a) docente, em momento algum materiais serão expostos.

Todas as aulas são, também, gravadas. As gravações das aulas ficarão disponíveis em nosso sistema e você terá  acesso até 30 dias após o fim do curso. Dentro deste período, não há limites de visualização dos arquivos;

Como são as listas objetivas?

Todas as listas seguem o estilo que a banca IADES aplicou no CACD 2019 e que é tradicional para esse concurso – estilo “certo ou errado”.

Os exercícios contidos nas listas de questões objetivas são extraídos de provas antigas do CACD (2010 até 2019) e de concursos antigos realizados pelas bancas CESPE e IADES, e são questões inéditas que nossos docentes elaboram. Questões antigas são fundamentais para que o(a) aluno(a) conheça como a banca elabora questões e possa traçar sua estratégia de prova. As questões inéditas são importantes para que os docentes possam criar “ganchos” de revisão para pontos fundamentais do edital.

Em que consiste o "Direcionamento Bibliográfico"?

No C.E.I. Extensivo, há uma grande inovação em relação às edições anteriores, sob o aspecto da bibliografia. Agora, o aluno não apenas receberá a indicação de bibliografia para cada ponto do edital contido no Bloco Temático, como também terá um material que irá dirigir a leitura de revisão sobre a bibliografia indicada.

O docente comporá, no mínimo, 10 pontos motivadores que indicarão “rotas” de escrita para o aluno. Portanto, o aluno deverá compor um caderno estruturado a partir dos pontos de motivação.

Cada ponto de motivação versa sobre postos-chaves das leituras e indicam fundamentos que não podem faltar ao estudo dos pontos contidos no Bloco Temático. Você não apenas irá aplicar conhecimentos em exercícios, mas também irá compor material de revisão de modo estruturado, prezando pela alta performance em seu estudo.

Uma coisa muito importante: o IDEG não fornece, em hipótese alguma, parte de obras ou materiais digitalizados que contenham direitos autorais. Além disso, as referências bibliográficas utilizam as edições indicadas pelos docentes e cabe ao aluno buscar tais obras e edições.

O que é o Relatório de Acompanhamento?

Uma ferramenta extremamente importante no C.E.I. Edição Especial. Ao final de todos os meses, você receberá um relatório que apresentará dois conjuntos de informações.

1) Informações Globais de Desempenho -> que mostrará como você se saiu – após fazer 4 listas objetivas e mais 3 questões discursivas no mês – em relação ao desempenho médio da turma. Perceba que não se trata de ranking, mas sim de mensuração real de desempenho dos seus estudos para o concurso.

2) Informações Específicas de Desempenho -> que mostrará como está seu desempenho em cada um dos tópicos do edital do CACD que foram trabalhados nas listas. Esse resultado é cumulativo. Portanto, conforme você for se exercitando, nosso sistema irá refinando os dados e lhe apresentará a evolução constante em cada um dos tópicos do edital.

Como funciona o curso de Língua Portuguesa?

Como essa matéria apresenta certas especificidades, o professor Luis Ladeira criou um método um pouco distinto das outras disciplinas. O C.E.I. de português é estruturado da seguinte forma:

As listas principais objetivas serão corrigidas pelo professor em sala de aula. Este curso não tem questão de apoio, apenas refazimento da questão principal.

Requisitos mínimos de sistema

Para acessar as aulas e gravações é necessário utilizar o navegador Xvast (quando você se matricular, receberá um link para baixar esse aplicativo em seu dispositivo e todas as instruções). O navegador Xvast está disponível para Windows (7, 8 e 10), Mac Os (Mavericks 10.9 ou posterior), iOS (8.0 ou posterior) e Android (4.4 ou posterior). Não há suporte para o sistema operacional Linux ou derivados. A velocidade de conexão da internet deve ser de, no mínimo, 1 MBps para visualização das aulas ao vivo. 

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Atenção! As estatísticas foram calculadas tendo como base as 50 pessoas mais bem colocadas no  RESULTADO DEFINITIVO do CACD 2019 (divulgado no dia 06/01/2020).

Quem acompanhou a prova de 2019 sabe que várias mudanças no resultado provisório das discursivas foram colocadas. No entanto, mesmo após as diversas alterações e novas correções das discursivas de 2019, as estatísticas do IDEG se mantiveram inalteradas.

Isso se deve a uma feliz coincidência: apesar de apresentarmos nessa publicação apenas os 50 mais bem colocados no CACD 2019, ao refazermos os cálculos utilizando a amostragem das 100 pessoas mais bem colocadas em 2019 notamos que as estatísticas não se modificavam… ou seja, o IDEG esteve presente na preparação de forma ampla e irrestrita para 96% das primeiras colocações em 2019

Transparência IDEG -> Clique e saiba mais como calculamos esses números!