CACD | Tudo o que você precisa saber sobre as fases discursivas
Salve, pessoal!
Todos vivos depois do TPS deste domingo? Depois de um breve descanso, é hora de pensar nos próximos passos.
É isso mesmo: o calendário do CACD 2018 é apertado! Comece a se preparar para as provas discursivas o mais rápido possível, mesmo sem saber ainda sua nota final na Primeira Fase.
Não se esqueça de que as Segunda e Terceira Fases ocorrerão nas capitais em que houver candidatos aprovados.
Reunimos neste post os principais tópicos do edital referente às seguintes fases do concurso.
Confira e organize seus estudos o quanto antes!
Segunda Fase CACD
Anote em seu calendário: as provas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa ocorrem nos dias 22 e 23 de setembro, respectivamente. Ambas as provas terão início às 14 horas e término às 19h.
Ah! As provas têm caráter eliminatório e classificatório. A nota mínima para ser aprovado nessa fase é 60,00 para Língua Portuguesa e 50,00 para Língua Inglesa. O máximo de pontos possíveis em cada prova é 100,00.
A prova de Língua Portuguesa consistirá de uma redação sobre tema geral, de 600 a 650 palavras, cuja pontuação máxima possível é 60,00. Além de dois exercícios de análise, interpretação ou comentário de textos, de 120 a 150 palavras cada, cuja pontuação máxima possível para cada exercício é 20,00.
Na redação e nos exercícios, os candidatos serão avaliados tanto em relação à organização e ao desenvolvimento do texto quanto em relação à correção gramatical e à propriedade da linguagem.
A prova de Língua Inglesa, por sua vez, é composta por:
- Redação sobre tema geral, de 400 a 450 palavras, valendo 50,00 pontos;
- Tradução de um texto do inglês para o português, valendo 20,00 pontos;
- Versão de um texto do português para o inglês, valendo 15,00 pontos;,
- Um resumo em inglês e elaborado a partir de um texto em inglês, cuja extensão será estabelecida no comando do exercício.
Na redação, os candidatos serão avaliados em relação à organização do texto e ao desenvolvimento do tema, assim como em relação à correção gramatical e à propriedade da linguagem.
Na tradução e na versão, os critérios são fidelidade ao estilo do texto original e correção gramatical e propriedade da linguagem.
No resumo, avalia-se os candidatos em relação à capacidade de síntese e concisão, bem como em relação à correção gramatical e à propriedade da linguagem.
Terceira Fase CACD
A Terceira Fase é composta pelas provas de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, Língua Espanhola e Língua Francesa.
O candidato pode obter no máximo, em todas as provas, 100,00 pontos.
Atenção! As provas de Língua Espanhola e Língua Francesa valem, em conjunto, 100,00 pontos – ou seja, cada uma tem valor máximo de 50 pontos.
As provas de Política Internacional e História do Brasil terão, respectivamente, duas questões de 90 linhas cada, valendo 30,00 pontos cada uma. E duas questões de 60 linhas cada, valendo 20,00 pontos cada uma.
As provas de Geografia, Noções de Direito e DIP e Noções de Economia serão compostas, respectivamente, por duas questões de 60 linhas cada, valendo 30,00 pontos cada uma. E duas questões de 40 linhas cada, valendo 20,00 pontos cada uma.
Nas provas de Língua Espanhola e Língua Francesa, os candidatos deverão, para cada disciplina, elaborar um resumo e verter um texto em português para o espanhol e para o francês.
As provas de História do Brasil e Geografia ocorrerão no dia 28 de setembro e terão início às 9h e às 15h, respectivamente. As avaliações de Política Internacional e Noções de Economia serão aplicadas no dia 29 de setembro às 9h e às 15h, respectivamente.
Já as provas de Noções de Direito e DIP e Língua Espanhola e Língua Francesa ocorrerão no dia 30 de setembro às 9h e às 15h, respectivamente.
Serão considerados aprovados na Terceira Fase os candidatos que obtiverem, no total, 360,00 pontos.
Para consultar o Conteúdo Programático, basta ver a página 27 do Edital.
Aposte na sua preparação ao CACD até o fim!
Depois de relembrar alguns detalhes sobre as próximas fases do CACD 2018, agora é o momento de ir com tudo na preparação.
Não há tempo a perder! O IDEG preparou cursos completos para te ajudar nessa reta final. Curioso(a)? Clique AQUI e confira as aulas gratuitas que disponibilizamos para você!
Bons estudos e até logo!
Sobre o IDEG
O IDEG nasceu em junho de 2011, a partir da identificação de certas restrições que o mercado da preparação ao CACD apresentava. Os preços da preparação, naquele tempo, eram exorbitantes e as cargas horárias das matérias muito pequenas. Os alunos se esforçavam para tentar lidar com tão pouco conhecimento e os professores se contorciam para ensinar um edital inteiro em tão pouco tempo – o que nem sempre era possível. Além disso, mesmo pagando tão caro, raramente o aluno era ouvido em suas necessidades e o atendimento e as aulas seguiam sempre a mesma estrutura. Os cursos eram, pois, padronizados e não customizados.
Analisando esse cenário, o professor Marcello Bolzan, decidiu fazer diferente e criar uma escola de preparação inovadora e distinta daquilo que se fazia no mercado. Foi quando o IDEG nasceu. A proposta customizada, o atendimento direto, o triplo da carga horária e o preço a uma terço do mercado fizeram com que a proposta se expandisse e conquistasse a confiança de cada vez mais alunos.