CACD 2019: Precisamos falar sobre o tempo

CACD 2019: Precisamos falar sobre o tempo

CACD 2019: Precisamos falar sobre o tempo

A menos de 30 dias do TPS o coração cacdista começa a descompassar. E dizemos descompassar, porque sabemos que a aceleração já vem ocorrendo há pelo menos 45 dias.

Quebrado o gelo, vamos ao que importa. O artigo mais valioso para quem estuda para o CACD é o tempo. Ao longo desse ano, muito dele foi gasto em discussões pouco produtivas como “Vai ter CACD 2019?” ou “Quando será?”, entre tantas outras teorias que anualmente findam fracassadas, a de 2019 não foi diferente.

Definido que teríamos o certame, abriu-se as portas para novas discussões sobre a escolha de uma nova banca, e surge mais uma “hecatombe” de teorias. De debate em debate vai se perdendo o que mais falta ao cacdista, tempo!

O edital deste ano trouxe uma série de mudanças, algumas mais ligadas a forma, como o edital de economia que sofreu um processo de expansão, com a separação de temas antes condensados em pontos macro e que agora têm seu próprio espaço.

Outras mudanças mais profundas, como os editais de direito internacional e interno, estes sim ganhando novos pontos e temas não abordados anteriormente. Um maior enfoque na questão administrativa de certa forma condiz com a profissão que o cacdista busca. Entender os processos governamentais seguramente será de grande valia no dia-a-dia dxs futurxs diplomatas.

Os temas cobrados no CACD estão em evolução constante e caminham ano após ano para uma congregação maior entre si. Da mesma forma, a preparação dx candidatx precisa ser norteada por este preceito. Não é possível se preparar “apenas” para o TPS.

O processo de construção de conhecimento deve ser feito de maneira integrada, cobrindo a maior área possível.

Nesse contexto, é fundamental que o/a candidato(a) já comece a se organizar e preparar para as outras fases do concurso que este ano ocorrerão no mês de outubro. Afinal, o tempo entre o TPS e a primeira prova da segunda fase são de exatos 33 dias. Tempo curto para abordar de maneira minimamente profunda assuntos de 8 matérias diferentes. Portanto, recomendamos fortemente ao cacdista que inicie agora essa preparação.

Talvez surja na cabeça dx candidatx:

-Mas, começar agora a preparação para a segunda fase? Nem sei se passarei no TPS! Como isso pode ser útil e não um gasto excessivo?

Essa, talvez, seja a dúvida mais comum com que nos encontramos ao longo da preparação. O fato é que não existe uma preparação separada para o TPS e outra para as seguintes fases.

Você se prepara para o CACD como um todo.

O processo de segmentação da preparação pode ter funcionado no passado, quando tínhamos meses entre as fases. Atualmente, esperar o resultado da primeira fase é sacrificar 30 dias de preparação. Tempo precioso que não há como recuperar.

Além disso, se preparar para as questões discursivas é colocar em prática todo o estudo ao longo do tempo. Ou seja, uma grande oportunidade para localizar as suas debilidades e forças e, assim, programar um estudo mais focado no que pode ser corrigido a tempo das provas.

Fazer questões discursivas traz uma série de benefícios ao cacdista, quando você estuda para responder as perguntas propostas pelos professores está reforçando não apenas o trabalho anterior, mas também, aumentando a abrangência de possíveis questões sobre temas que podem cair no TPS.

Você também terá a oportunidade de botar à prova sua resistência. Afinal, escrever é um processo duro, por vezes não iremos encontrar assuntos que conhecemos, e é aí que o candidatx preparado se destaca: ao conseguir com seu arcabouço teórico construído ao longo do tempo montar uma resposta que corresponda aos temas propostos é o que diferencia quem está na corrida para valer daqueles que ainda vão precisar de mais um tempo para se preparar.

Não perca tempo, se organize e comece agora a se preparar para as últimas fases deste processo o quanto antes. Lembre-se: tempo é artigo de luxo e não podemos desperdiçar.

 

Você pode iniciar seus estudos para a 2ª Fase agora!

Neste ano, pensando em tudo o que foi dito acima, resolvemos nos anteceder e inovar em nosso novo método para os cursos de 2ª Fase CACD 2019. Além disto, neste ano, as vagas serão limitadas, a fim de garantir um trabalho mais customizado por parte dos docentes e um maior aproveitamento por parte dxs alunxs. Saiba mais AQUI e comece sua preparação à 2ª fase do certame de 2019!

//www.googleadservices.com/pagead/conversion.js