Breve análise geral - EDITAL CACD 2020

Breve análise geral – EDITAL CACD 2020

Breve análise geral – EDITAL CACD 2020

Em relação às matérias cobradas na prova, o que mudou?

De modo geral, o edital do CACD 2020 não trouxe mudanças expressivas para a maioria das disciplinas cobradas na prova. O que se verifica é rigorosa estabilidade de conteúdo quando se compara os editais de 2019 e 2020. Esse fato reforça a ideia de que o alinhamento da banca, para além do IADES, tem se consolidado dentro do próprio Instituto Rio Branco.

Após uma breve análise do edital, o corpo docente do IDEG constatou que apenas Português e Inglês sofreram alterações consideráveis, as demais (Economia, Política Internacional, Geografia, Direito Internacional, Francês, Espanhol e Direito Interno) não apresentaram nenhuma alteração em relação ao CACD 2019 em seus conteúdos e nas formas de aplicação das provas nas diversas fases do concurso. Obviamente, os pesos dados para cada tópico do edital poderão mudar na construção da prova de 2020. Porém, o conteúdo é o mesmo.

Por outro lado, a matéria Língua Portuguesa preservou seu conteúdo programático idêntico ao do edital de 2019, mas sofreu mudanças importantes na estrutura da prova. Veja o comentário do professor Luís Ladeira:
“Na segunda fase uma novidade importante: em vez de 2 exercícios de interpretação, será 1 exercício e 1 resumo. Além disso, a banca detalhou os critérios de correção, o que não chega a causar mudanças na orientação que já utilizo em sala, mas deixa as coisas mais claras para o candidato. De resto, a prova mantém o formato do ano passado.”

De fato, na prova de Língua Portuguesa, o padrão de uma redação de 60,00 pontos + 2 exercícios de 20,0 pontos cada foi alterado para 1 redação + 1 exercício + 1 resumo (com “peso” 60/20/20).

Na prova discursiva de língua inglesa, a tradução valerá 15,00 pontos e a versão 20,00. Esse fato inverte o “peso” que teve cada uma das atividades no CACD 2019 (respectivamente 20,00 e 15,00). Porém, o conteúdo programático se mantem para inglês.

 

Clique aqui para baixar o EDITAL CACD 2020

Em breve traremos mais informações