Balança Comercial Brasileira - Felipe Estre

Balança Comercial Brasileira – Felipe Estre

Balança Comercial Brasileira – Felipe Estre

Comércio exterior é tradicionalmente dos conteúdos mais assustadores da prova de política internacional do CACD. Porém, ainda que o tema mereça atenção, é necessário não superdimensionar seus desafios.

As provas dos anos anteriores nos mostram que a banca não está interessada em avaliar quem tem a melhor memória. O que significa, para nossa alegria, que não é necessário decorar números. Mas o que vocês devem sim saber são as principais tendências, tanto em relação ao fluxo e saldo comercial do Brasil, como em relação ao comércio com os países mencionados no edital.

Para auxiliar nessa tarefa, compartilho aqui um material por mim elaborado, uma compilação dos dados do MDIC. Vejam quais foram os principais parceiros em 2018. Percebam se temos, com nossos principais parceiros, tendência de déficit ou superávit, e se houve algum momento recente em que essa tendência não foi observada ou foi revertida. E não se abalem: confiem em seus estudos, pois não será uma ou outra assertiva que tirará vocês do páreo.

Confira o material AQUI.

Boa prova!

Professor Felipe Estre

//www.googleadservices.com/pagead/conversion.js