CACD 2020 – Portaria e Outras informações

CACD 2020 portaria

Portaria CACD 2020: foi dada a largada!

Olá, pessoal, tudo bem?

Realmente, o ano de 2020 não está simples. Muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo e muitas informações vindo de vários lados. Por isso, o foco em notícias relevantes não deve ser desprezado.

Ontem, foi publicada a portaria n. 178, de 13 de maio de 2020, que autoriza a realização do concurso de admissão à carreira diplomática para o ano de 2020. Pela portaria, serão 25 vagas e o maior objetivo é manter a regularidade da formação no Instituto Rio Branco e a reposição de quadros no Ministério das Relações Exteriores.

Pelo documento a estrutura da prova segue praticamente a mesma:

  • Primeira fase com prova objetiva;
  • E uma pequena alteração na segunda fase: as provas discursivas voltam a ser realizadas em duas etapas, segunda fase para língua portuguesa e língua inglesa, e terceira fase, para as outras disciplinas.

📌 Isso significa que a prova deverá seguir a tradição de complexidade, profundidade e modelo das anteriores. Informação fundamental para que você possa organizar seus estudos.

Portaria cacd 2020

Portaria CACD 2020

As matérias constantes na prova serão as mesmas dos concursos passados, com apenas a modificação na disciplina que passa a chamar “direito” e não “direito e direito internacional público” como no edital anterior.

Um fato importante é a colocação de prazos na portaria. O documento replica o mesmo movimento do ano de 2019 (e dos outros anteriores). Após a publicação do edital, o prazo para a realização da prova de primeira fase é de no máximo 60 dias. Portanto, em um cálculo rápido, ao que parece, o MRE está se preparando para um processo seletivo que seguirá o mesmo padrão de datas prováveis daquele de 2019.

Mais do que nunca é momento de posicionar os estudos. Começar a construir um processo de revisão e expansão de seu repertório. Agora é a hora de objetivar os estudos e não deixar que os acontecimentos atuais interfiram nessa sua jornada.

Mesmo em meio a essa terrível pandemia, você poderá mostrar que continua firme. Agora é a hora de ir buscar sua vaga e fazer parte desse quadro diplomático que tanto precisa de pessoas boas e que possam seguir de forma humana e corajosa.

cacd curso de exercícios

A melhor resposta que pode ser dada por você só ganha espaço a partir da publicação da portaria para o CACD 2020. Mais do que autorizar a realização do concurso em 2020, o documento lhe dá a chance de mostrar o quanto você pode fazer a diferença para o Brasil.

Publicaremos nos próximos dias os cursos objetivos e os discursivos intensivos para a prova de 2020.

Estamos com você, como sempre estivemos. Vamos juntos nessa sua jornada.

Transforme seu momento de “quarentena” na ferramenta de que você precisa para organizar seus estudos e siga motivado(a) para o CACD 2020 que não tardará.

Forte abraço,

Prof. Marcello Bolzan