NOSSOS CURSOS
Organizado em
4 classes de atividades,
o curso proporciona uma preparação completa e imersiva, em ritmo intensivo, dividida em 10 blocos temáticos, com início em 08/07 e término em 05/09.
Uma proposta pedagógica tradicional e validada por centenas de pessoas aprovadas nos últimos anos de CACD.
METODOLOGIA E PROPOSTA PEDAGÓGICA
A metodologia* contempla atividades focais, de produção, de aplicação e de revisão. Cada atividade está subdividida em tarefas específicas. Você contará com materiais e aulas que lhe ajudarão a desenvolver habilidades de conversão do conteúdo em pontos na prova e a realizar uma revisão otimizada e eficaz.
Atividades Focais
Objetivos
Colocar o aluno em contato direto com as demandas mais intensas e desenvolver a habilidade de conversão do conteúdo previamente estudado em pontos.
Atividades
Execução da lista focal com questões objetivas estilo TPS;
Material Semanal: 1 lista focal com questões objetivas estilo C/E (32 assertivas).
Análise dos comentários escritos para cada assertiva e organização das dúvidas;
Material Semanal: 1 conjunto de comentários escritos elaborado pelo docente.
Atividades de Produção
Objetivos
Aprofundar e equalizar o conhecimento prévio do aluno elevando seus esforços até o nível de exigência da prova do CACD.
Atividades
Visualização da aula sobre temas das questões ou miniaulas revisionais para solução de dúvidas;
Material Semanal: 1 aula sobre conteúdo das listas ou 1 Conjunto de miniaulas revisionais temáticas;
Execução das leituras avançadas para aprofundamento e equalização do material de estudo;
Material Semanal: 1 conjunto com indicações bibliográficas otimizadas.
Atividades de Aplicação
Objetivos
Consolidar o conteúdo equalizado, que atenda às demandas da prova, em um material objetivo, prático e eficiente para revisões no curto prazo.
Atividades
Execução da lista de aplicação com questões objetivas estilo TPS;
Material Semanal: 1 lista com questões objetivas estilo C/E (16 assertivas).
Ajuste do material de estudo e execução da revisão do conteúdo;
Material Semanal: 1 conjunto de bullet points e resumos sobre os temas tratados.
Atividades de Revisão
Objetivos
Dar tração à execução das revisões de curtíssimo prazo e fornecer a organização completa para que o aluno possa repassar 100% do conteúdo do edital.
Atividades
Organização do cronograma revisional e ajustes finais no material de estudo;
Material Semanal: 1 material para a organização dos ciclos semanais de revisão.
Execução da lista de “aquecimento”, com exercícios sobre o conteúdo da semana subsequente;
Material Semanal: 1 lista com questões objetivas estilo C/E (8 assertivas).
CONHEÇA NOSSOS DOCENTES
EXCELÊNCIA, EXPERIÊNCIA E DEDICAÇÃO
A metodologia de ensino do IDEG destaca-se por traduzir o conteúdo da forma mais didática possível, poupando tempo na preparação. Além disso, busca prover ferramentas para o estudo autônomo, de forma que a candidata ou candidato possa aprimorar seus conhecimentos de forma independente e contínua, mesmo após finalizar os cursos.
Felipe Estre – Prof. de Política Internacional
Os cursos de direito interno abrangem todos os tópicos – explícitos e implícitos – de direito constitucional e administrativo previstos no edital do concurso para diplomacia. Além das exposições doutrinárias pertinentes, o curso também inclui os precedentes e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal acerca de pontos relevantes para o concurso.
A finalidade do nosso curso é facilitar o estudo do(a) candidato(a) por meio de questões inéditas, materiais esquematizados, recomendações de leitura e aplicação da teoria jurídica na prática da administração pública e do Itamaraty.
Philippe Raposo – Prof. de Direito Interno
PARA VOCÊ SE ORGANIZAR
Divididos em 10 blocos temáticos, os conteúdos* serão disponibilizados a partir de 08/07/2024 até 05/09/2024 .
Você receberá, a cada
semana:**,
Conteúdo Audiovisual
1 aula ou conjunto de miniaulas revisionais na semana (até 1h30 cada) para rápida revisão e aprofundamento. 100% dos tópicos do edital para a disciplina estão cobertos.
Conteúdo Escrito
1 lista focal com questões objetivas e gabarito comentado pelo docente (32 assertivas, em média);
1 lista de aplicação com questões objetivas e gabarito comentado pelo docente (16 assertivas, em média);
1 lista de “aquecimento” com questões objetivas e gabarito comentado pelo docente (8 assertivas, em média);
1 conjunto com indicações bibliográficas otimizadas;
1 conjunto de bullets points e resumos para revisão rápida;
1 material para organização e acompanhamento do cronograma revisional.
*Devido às especificidades das disciplinas, o conjunto de materiais pode ser distinto. O objetivo é garantir a qualidade e a customização da proposta. Veja a ementa do curso abaixo.
**A disponibilização do conteúdo de cada bloco temático (BT) obedecerá à sequência: BT01 (08/07); BT02 (15/07); BT03 (18/07); BT04 (25/07); BT05 (01/08); BT06 (08/08); BT07 (15/08); BT08 (22/08); BT09 (29/08); BT10 (05/09).
MAIS INFORMAÇÕES
Conheça as características específicas de cada curso e cada detalhe da estrutura que nossa equipe pedagógica preparou para lhe oferecer um curso de revisão e aplicação intensiva de alta qualidade. Baixe a ementa!
QUALIDADE COMPROVADA
O IDEG é excelente, os professores são bastante didáticos e solícitos. Além disso, fazem questão que a turma entenda cada conceito, mesmo que, para isso, precisem explicar 2, 3 vezes a mesma coisa.
Gabriela Petraglia
Curso excelente! Estrutura web, painel e organização das aulas. Estou satisfeito com a organização da escola.
Bruno Fernandes
Sou grata pela atenção individualizada que vocês dão aos alunos e pela flexibilização de prazos e valores que vocês oferecem. Todos os professores com quem tive aulas foram fantásticos.
Camila Brenner
NOSSOS CURSOS
FAQ
Qual o tempo de acesso?
O curso ficará disponível ao aluno a partir da data da matrícula até a publicação da lista final com os nomes das pessoas aprovadas no CACD 2024.
Quais as datas de disponibilização dos blocos temáticos?
A equipe pedagógica e os docentes construíram um cronograma de preparação otimizado e confortável para você.
Com a publicação do edital no dia 12/07/2024, teremos 9 semanas até a realização da prova do TPS 2024 (15/09/2024). No calendário abaixo, você vê a disponibilização do conteúdo para cada bloco temático (BT).
Calendário de Disponibilização dos Conteúdos do Pré-TPS 2024
BT01 -> 08/07 (2ª feira)
BT02 -> 15/07 (2ª feira)
BT03 -> 18/07 (5ª feira)
BT04 -> 25/07 (5ª feira)
BT05 -> 01/08 (5ª feira)
BT06 -> 08/08 (5ª feira)
BT07 -> 15/08 (5ª feira)
BT08 -> 22/08 (5ª feira)
BT09 -> 29/08 (5ª feira)
BT10 -> 05/09 (5ª feira)
Pode falar mais sobre as listas de exercícios?
O Curso Intensivo Pré-TPS 2024 traz o que há de mais eficaz na preparação à 1ª fase do CACD. Ao longo de mais de uma década de sucesso e aprovações, chegamos a uma síntese pedagógica que distribui 8 tarefas semanais em 4 classes de atividades (focais, produção, aplicação e revisão). Este fluxo de atividades faz com que o aluno aplique de formas distintas o mesmo conteúdo e desenvolva, naturalmente, a habilidade de converter o que estudou em pontos na prova.
As listas com questões objetivas, estilo certo ou errado, são fundamentais na metodologia e são utilizadas em três classes de atividades:
- Listas Focais: devem ser realizadas de imediato pelo aluno. Trata-se da tarefa mais importante de todo o curso. Ao término da execução, o gabarito comentado deve ser analisado em profundidade e as dúvidas coletadas. Serão 10 listas focais, somando 80 exercícios ou 320 assertivas.
- Listas de Aplicação: devem ser realizadas após a visualização das aulas, execução das leituras e da revisão. O objetivo é retomar a habilidade de conversão do conteúdo em pontuação e aprofundar o conhecimento do aluno. Serão 10 listas de aplicação, somando 40 exercícios ou 160 assertivas.
- Listas de Aquecimento: devem ser realizadas após a finalização completa das tarefas do bloco temático da semana. Têm o objetivo de introduzir os temas da próxima semana, ativando o conteúdo que virá. Esta prática auxilia a retomada dos materiais e prepara a semana subsequente de estudo. Serão 10 listas de aquecimento, somando 20 exercícios ou 80 assertivas.
De modo geral, o Curso Intensivo Pré-TPS oferecerá ao aluno um total de
- 30 listas com exercícios objetivos, no estilo da prova de 1ª fase do CACD, com gabarito comentado pelo corpo docente.
- Serão, ao todo, 140 questões, com quatro assertivas cada, totalizando 560 assertivas, para cada disciplina.
Ps: A execução das listas é uma sugestão da equipe pedagógica e do corpo docente IDEG. Naturalmente, não se trata de imposição. O aluno receberá, às quintas-feiras, a totalidade do conteúdo. Deste modo, poderá alocar em sua dinâmica de estudo como quiser.
Como posso saber os temas que serão abordados em cada semana?
Basta baixar a ementa do curso. Não poupamos esforços para que todas as informações estivessem ali. A descrição do conteúdo programático está bastante detalhada. Há outras informações interessantes sobre materiais e sobre a dinâmica das aulas. Se restar alguma dúvida, basta entrar em contato conosco pelo WhatsApp (11) 4950-8209. Nossa equipe estará preparada para lhe dar todas as informações.
Por que o curso de Língua Portuguesa é tão diferente?
O trabalho desenvolvido na capacitação em idiomas para a prova do CACD possui inúmeras especificidades. Para garantir a qualidade do trabalho e a manutenção dos objetivos da proposta da escola, o professor Luís Ladeira construiu um curso com resultados eficazes (referenciado e validado por dezenas de aprovados(as)) em que as competências necessárias à conversão do conteúdo em pontos na 1ª fase do CACD são tratadas de modo bastante ativo com diversas aplicações práticas.
Em cada uma das aulas, os assuntos referentes à disciplina são tratados em explanações e aplicações em listas de exercícios objetivos chamadas “Coletâneas”. Como os temas são cumulativos em cada coletânea, o efeito produzido ao longo do curso é semelhante a se fazer um simulado por semana. Os encontros são, ao vivo, para garantir total interação com o docente e discutem profundamente tudo o que esteve presente nas coletâneas.
Ao longo do curso, o aluno também fará minissimulados que fornecerão parâmetros importantes do conhecimento aplicado a partes mais específicas da disciplina. Toda abordagem realizada pelo docente está referenciada em um conjunto de indicações bibliográficas objetivas e otimizadas.
Saiba mais sobre o curso Intensivo Pré-TPS 2024 de Português acessando a ementa no link.
Qual a interação com o docente?
Os(As) professores(as) estarão em contato direto com as turmas constantemente em grupos de WhatsApp criados especificamente para solucionar dúvidas sobre os assuntos tratados no curso. Neste espaço, caso haja necessidade, o(a) docente poderá indicar materiais ou fazer explicações teóricas complementares (por áudio ou texto). A preocupação com o acesso ao corpo docente é algo central no curso.
Pode falar mais sobre as aulas e miniaulas revisionais?
As aulas e os conjuntos de miniaulas revisionais são assíncronos, tratam de um conjunto de assuntos da semana que pertencem aos “Blocos Temáticos” e são disponibilizadas na área do aluno. Os objetivos principais das aulas e dos conjuntos de miniaulas revisionais são garantir a revisão de 100% dos temas contidos no edital para a disciplina e aprofundar o conhecimento em pontos essenciais.
É fundamental perceber que o conteúdo audiovisual não é uma mera correções das questões objetivas que estão nas listas. Os comentários escritos elaborados pelos docentes dão conta desta tarefa. As aulas e as miniaulas têm finalidade revisional e de aprofundamento. Em alguns casos, o docente poderá utilizar questões como ganchos para explicação do tema ou aplicação para explanação da métrica utilizada pela banca examinadora.
Como funcionam as indicações bibliográficas avançadas?
A cada bloco temático, o aluno receberá indicações de leituras sobre os assuntos tratados na semana. As indicações bibliográficas são práticas e objetivas e você precisará retomar alguns parágrafos apenas. Tudo foi pensado para que o estudo seja acelerado, global e eficiente. A execução das leituras, somado à visualização das aulas ou miniaulas revisionais, faz parte do conjunto de atividades de produção do curso. Portanto, são complementares e cumprem funções revisionais e de aprofundamento. Trata-se de uma tarefa fundamental para a ampliação da performance na prova do TPS.
Veja um exemplo de indicação bibliográfica avançada no Curso Intensivo Pré-TPS 2024 – Economia, ministrado pelo prof. Marcello Bolzan:
- Paulani, Leda M. Braga, Márcio B.. A nova contabilidade social. Capítulo 7 (Moeda: importância e funções) – tópico: As funções da moeda: meio de troca, unidade de conta e reserva de valor (3 páginas).
Posso contar com bullet points e resumos em minha revisão?
Para o CACD 2024, a equipe pedagógica e o corpo docente IDEG introduziram uma nova ferramenta no Curso Intensivo Pré-TPS: conjunto de materiais revisionais no formato de bullet points e resumos. São dois objetivos almejados com a nova ferramenta:
- Aumentar a velocidade na tarefa de revisar o conteúdo estudado no bloco temático, reduzindo a necessidade de pesquisas sobre os temas em materiais construídos ao longo do estudo e que, muitas vezes, não estão bem organizados.
- Aumentar a abrangência da revisão, impedindo que algum ponto que não esteja nos materiais construídos ao longo do estudo se transforme em uma “lacuna” de conhecimento. O mapeamento completo por bullet points e resumos traz segurança pela amplitude revisional.
Os bullet points e os resumos podem ser utilizados como embasamento à construção de flashcards e mapas mentais de qualidade e objetivamente direcionados às demandas da prova, afinal, são construídos por quem mais entende da métrica utilizada pela banca examinadora: os docentes.
O aluno não corre o risco de construir um material revisional ou executar revisões desconectadas da realidade da prova.
Como vou organizar minhas revisões em tão pouco tempo?
Na verdade, temos bastante experiência nessa organização. Apesar do ritmo ser intenso e o tempo um recurso muito valioso, a Equipe Pedagógica IDEG preparou uma sugestão de cronograma revisional estratégico para otimizar as tarefas e fazer com que toda a carga de atividades possa ser cumprida. No cronograma, os “targets” estão muito bem delimitados e o aluno sabe exatamente o que deve executar e quanto tempo é indicado para cada tarefa.
Portanto, caso acate nossa sugestão de cronograma revisional estratégico, o aluno não precisa se preocupar em organizar as atividades. Deve ter foco em executar!!
Quanto tempo preciso ter na semana de estudo para dar conta do curso?
O método aplicado foi desenhado para ser bastante intensivo, com atividades durante 10 semanas. Os materiais serão liberados às quintas-feiras e estarão organizados no sistema de modo que o aluno possa cumprir nossa sugestão de preparação estratégica. O fluxo de atividades foi projetado para consumir entre 5 e 6 horas de dedicação semanal, por disciplina.
Quais os requisitos mínimos do sistema para acessar o conteúdo?
A velocidade de conexão da internet deve ser de, no mínimo, 1MBpspara visualização das aulas. No entanto, recomendamos uma conexão de 5MBps ou superior. Na área do aluno, estarão todas as gravações de aula, bem como os materiais disponibilizados pelos professores.
Como tenho acesso às aulas? Há limites de visualizações?
Não há número máximo de visualizações das gravações disponibilizadas durante toda vigência do curso. Para acessar o sistema de aulas do IDEG, é necessário apenas utilizar o Google Chrome como navegador. Utilizando o Chrome, você poderá acessar as aulas gravadas e os materiais disponíveis no curso, através da área do aluno, em ideg.com.br/minha-conta.
Em caso de desistência, posso cancelar?
Sim, em até 7 dias após a compra, você poderá cancelar o curso adquirido. Fora desse período, por se tratar de curso na modalidade Aplicação Prática Intensiva, não há possibilidade de cancelamento, conforme consta no Contrato IDEG.