Referências na preparação para o CACD

O IDEG é o curso preparatório para o Concurso de admissão à carreira diplomática que apresenta menor rotatividade de professores. Isso se deve à estabilidade do método e da proposta pedagógica. Nosso corpo docente se sente acolhido e motivado para construir a melhor preparação.

Os cursos para o CACD do IDEG são formados por diplomatas e docentes especializados no concurso para diplomacia há mais de 10 anos.

 

Conheça nossos professores:

Economia

Marcello Bolzan / Economia

O professor Marcello Bolzan é uma das maiores referências na preparação ao CACD no Brasil. Fundador do IDEG e criador da proposta pedagógica aplicada no curso, já ajudou centenas de candidatos a conquistarem seu sonho de representar o país. É o mais respeitado professor de Economia na preparação ao CACD. Foi professor de 95% dos candidatos aprovados entre 2015 e 2019 e possui alunos aprovados desde o CACD de 2008. Possui livros publicados sobre preparação de concursos, destacando um sucesso de vendas, com mais de vinte mil exemplares vendidos – “Macroeconomia”. Lecionou em dezoito estados e é palestrante nas maiores universidades do país. É considerado uma das mais respeitadas e importantes personalidades na preparação ao CACD, dedica-se integralmente às aulas e a construção pedagógica para a preparação. De suas mãos saíram não apenas mudanças profundas na forma de se entender o estudo rigoroso à carreira diplomática – que influenciaram a geração atual de cursos, professores e alunos -, mas, também, foram forjados muitos dos principais professores e orientadores que hoje trabalham em diversos meios que cumprem suas funções na preparação ao CACD.

Thiago Rocha

Thiago Rocha / Geografia

Thiago Rocha é doutor em geografia (PPGG-UFRJ/Université de La Rochelle), com experiência em diversos níveis de ensino. Desde 2007 tem se dedicado à preparação para o Concurso de Acesso à Carreira Diplomática.

pedro sloboda 22

Pedro Sloboda / Direito Internacional

Diplomata e professor de Direito Internacional. Bacharel em Direito (UFF), especialista (CEDIN) e mestre (UERJ) em Direito Internacional. Foi professor de Direito Internacional da UFRJ. É autor do livro “A Síndrome de Brás Cubas: sanções unilaterais e a responsabilidade internacional dos estados”, publicado pela FUNAG. Atualmente, trabalha com temas de Direito Internacional na Divisão de Nações Unidas do Itamaraty. É professor de Direito Internacional do IDEG há 8 anos. Pedro Sloboda é a maior referência no ensino de Direito Internacional para a preparação ao CACD e reconhecido por grande parte dos aprovados nos últimos concursos.

Ladeira Site

Luis Ladeira / Português

Com mais de 20 anos de experiência em sala de aula, o professor Luis Ladeira acompanha candidatos ao CACD desde 2007. Foi aprovado em 1.° lugar no concurso promovido pelo Cespe em 2006 para revisor de texto da Câmara Legislativa do DF. É professor do IDEG desde 2019.

ThomazNapoleaoIDEG

Thomaz Napoleão / Política Internacional

Diplomata e professor de Política Internacional. Foi aprovado em primeiro lugar no CACD em 2009. Atualmente, trabalha na embaixada do Brasil na Rússia. Serviu na Missão do Brasil junto à ONU, em Nova York. Chefiou o Setor Político da Embaixada do Brasil no Paquistão. Trabalhou na Secretaria de Planejamento Diplomático do Itamaraty e foi Assessor Internacional no Ministério da Educação. É mestre em Segurança Internacional pela Sciences Po Paris (2008) e em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco (2011). É Bacharel em Jornalismo pela USP (2006) e em Relações Internacionais pela PUC-SP (2005). Thomaz Napoleão é especialista em temas multilaterais e de segurança, sobretudo na ex-URSS, no Oriente Médio e na Ásia Central. Editou o “Repertório de Política Externa: Posições do Brasil” (FUNAG, 2010) e publicou artigos acadêmicos sobre conflitos internacionais. É também fotógrafo documental, com ênfase em questões humanitárias. É professor de Política Internacional para o CACD desde 2009 e tem sólida experiência na preparação para o concurso.

Selene 2

Selene Candian / Inglês

Selene Candian é professora de inglês para fins específicos desde 1999. É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo. Sua pesquisa de doutoramento é sobre a prova de inglês do CACD. É membro da International Language Testing Association. Também é tradutora profissional filiada à Associação Brasileira de Tradutores e Intérpretes. Tem alunos aprovados em todos os CACDs desde 2012.

WhatsApp Image 2020-12-10 at 15.43.29

Philippe Raposo / Direito Interno

Diplomata. Mestre em História, Política e Bens Culturais (FGV). Especialista em Relações Internacionais (UnB). Bacharel em Direito (UFF). Professor voluntário no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB). Professor de Direito (IDEG).

Francês CACD

Mariana Lima / Francês

Autora do volume “Francês” da coleção Diplomata da Editora Saraiva, Mariana Lima ensina francês exclusivamente para o CACD desde 2012 e tem ex-alunos em todas as turmas aprovadas no Instituto Rio Branco desde 2013. É graduada em Francês pela Alliance Française /Université de Nancy II. Como bolsista da CAPES, fez mestrado integral pela New School (New York, NY) e doutorado integral pela Catholic University of America (Washington, DC).

Curso cacd PI Felipe Estre

Felipe Estre / Política Internacional

Professor de Política Internacional no IDEG desde 2014, Felipe Estre é profundo conhecedor do CACD. Reconhecido por sua didática e organização, é capaz de integrar uma visão atenta sobre a política mundial com o que é esperado pela banca. Doutor em RI pela USP/King’s College London, é especialista no discurso diplomático brasileiro.

Diplomata e conselheiro

Hélio Franchini Neto / Política Internacional

Diplomata de carreira (Conselheiro) e professor. Atualmente, é Chefe da Divisão de Assuntos de Defesa do MRE. É doutor em História pela UnB, mestre em Ciência Política pela USP e também possui diploma de Estudos de Política de Defesa pelo Instituto de Altos Estudos de Defesa do Ministério da Defesa da França. Atuou como instrutor do Instituto Rio Branco tendo seu trabalho reconhecido por dezenas de alunos e alunas que o assistiram nas aulas de História da Política Externa Brasileira.

Espanhol CACD

Cris Hufell / Espanhol

A professora Cristina Huffel é de Porto Alegre. Espanhol é sua segunda língua devido à sua tradição familiar e, por isso, começou a dar aulas da língua que domina. Cris é Bacharel em direito e pós graduada em Política Internacional ambos pela PUC-RS. Tem ainda um mestrado em Diplomacia e Relações Internacionais pela Escola Diplomática de Madrid. A professora Cris também compartilha dicas sobre a língua espanhola no Instagram, pelo perfil @losmolinossongigantes

*O corpo docente do IDEG não oferece trabalhos de coaching, mentoria ou tutoria. Entendemos que o trabalho dos (as) docentes na escola possui fins acadêmicos e pedagógicos dirigidos exclusivamente à preparação ao CACD por meio de aulas e palestras complementares. Os trabalhos de orientação pedagógica e direcionamento são feitos pela coordenadoria pedagógica. Os trabalhos administrativos e de empreendedorismo são realizados por um conjunto de colaboradores (as) e técnicos (as) que não se confundem com docentes. As atividades são delimitadas em suas áreas.

**O IDEG se compromete a não correlacionar sua estratégia de mercado e seu material publicitário ao fato de contar com diplomatas de carreira em seu corpo docente. Entendemos que a utilização de tal apelo – relacionando a qualidade da preparação fornecida pelo curso ao fato do docente ter sido aprovado no certame e com isso forçando a venda de produtos e serviços  – caracteriza, em última análise, desvio do próprio objetivo do cargo público do (a) diplomata em benefício próprio (LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 – Art. 117, inciso IX), seu mau uso em vias publicitárias e um erro de julgamento sobre as reais demandas da prova do CACD atual. O IDEG, baseado em sua história e experiência, tem consciência de que a aprovação no CACD não capacita imediatamente o indivíduo aprovado à orientação, mentoria ou tutoria e muito menos o transforma em docente da noite para o dia.