Referências na preparação para o CACD
O IDEG é o curso preparatório para o Concurso de admissão à carreira diplomática que apresenta menor rotatividade de professores. Isso se deve à estabilidade do método e da proposta pedagógica. Nosso corpo docente se sente acolhido e motivado para construir a melhor preparação.
Os cursos para o CACD do IDEG são formados por diplomatas e docentes especializados no concurso para diplomacia há mais de 10 anos.
Conheça nossos professores:
Marcello Bolzan / Economia
O professor Marcello Bolzan é uma das maiores referências na preparação ao CACD no Brasil. Fundador do IDEG e criador da proposta pedagógica aplicada no curso, já ajudou centenas de candidatos a conquistarem seu sonho de representar o país. É o mais respeitado professor de Economia na preparação ao CACD. Foi professor de 95% dos candidatos aprovados entre 2015 e 2019 e possui alunos aprovados desde o CACD de 2008. Possui livros publicados sobre preparação de concursos, destacando um sucesso de vendas, com mais de vinte mil exemplares vendidos – “Macroeconomia”. Lecionou em dezoito estados e é palestrante nas maiores universidades do país. É considerado uma das mais respeitadas e importantes personalidades na preparação ao CACD, dedica-se integralmente às aulas e a construção pedagógica para a preparação. De suas mãos saíram não apenas mudanças profundas na forma de se entender o estudo rigoroso à carreira diplomática – que influenciaram a geração atual de cursos, professores e alunos -, mas, também, foram forjados muitos dos principais professores e orientadores que hoje trabalham em diversos meios que cumprem suas funções na preparação ao CACD.
Thiago Rocha / Geografia
Thiago Rocha é doutor em geografia (PPGG-UFRJ/Université de La Rochelle), com experiência em diversos níveis de ensino. Desde 2007 tem se dedicado à preparação para o Concurso de Acesso à Carreira Diplomática.
Pedro Sloboda / Direito Internacional
Diplomata e professor de Direito Internacional. Bacharel em Direito (UFF), especialista (CEDIN) e mestre (UERJ) em Direito Internacional. Foi professor de Direito Internacional da UFRJ. É autor do livro “A Síndrome de Brás Cubas: sanções unilaterais e a responsabilidade internacional dos estados”, publicado pela FUNAG. Atualmente, trabalha com temas de Direito Internacional na Divisão de Nações Unidas do Itamaraty. É professor de Direito Internacional do IDEG há 8 anos. Pedro Sloboda é a maior referência no ensino de Direito Internacional para a preparação ao CACD e reconhecido por grande parte dos aprovados nos últimos concursos.
Luis Ladeira / Português
Com mais de 20 anos de experiência em sala de aula, o professor Luis Ladeira acompanha candidatos ao CACD desde 2007. Foi aprovado em 1.° lugar no concurso promovido pelo Cespe em 2006 para revisor de texto da Câmara Legislativa do DF. É professor do IDEG desde 2019.
Thomaz Napoleão / Política Internacional
Diplomata e professor de Política Internacional. Foi aprovado em primeiro lugar no CACD em 2009. Atualmente, trabalha na embaixada do Brasil na Rússia. Serviu na Missão do Brasil junto à ONU, em Nova York. Chefiou o Setor Político da Embaixada do Brasil no Paquistão. Trabalhou na Secretaria de Planejamento Diplomático do Itamaraty e foi Assessor Internacional no Ministério da Educação. É mestre em Segurança Internacional pela Sciences Po Paris (2008) e em Diplomacia pelo Instituto Rio Branco (2011). É Bacharel em Jornalismo pela USP (2006) e em Relações Internacionais pela PUC-SP (2005). Thomaz Napoleão é especialista em temas multilaterais e de segurança, sobretudo na ex-URSS, no Oriente Médio e na Ásia Central. Editou o “Repertório de Política Externa: Posições do Brasil” (FUNAG, 2010) e publicou artigos acadêmicos sobre conflitos internacionais. É também fotógrafo documental, com ênfase em questões humanitárias. É professor de Política Internacional para o CACD desde 2009 e tem sólida experiência na preparação para o concurso.
Selene Candian / Inglês
Selene Candian é professora de inglês para fins específicos desde 1999. É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo. Sua pesquisa de doutoramento é sobre a prova de inglês do CACD. É membro da International Language Testing Association. Também é tradutora profissional filiada à Associação Brasileira de Tradutores e Intérpretes. Tem alunos aprovados em todos os CACDs desde 2012.
Philippe Raposo / Direito Interno
Diplomata. Mestre em História, Política e Bens Culturais (FGV). Especialista em Relações Internacionais (UnB). Bacharel em Direito (UFF). Professor voluntário no Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB). Professor de Direito (IDEG).
Mariana Lima / Francês
Autora do volume “Francês” da coleção Diplomata da Editora Saraiva, Mariana Lima ensina francês exclusivamente para o CACD desde 2012 e tem ex-alunos em todas as turmas aprovadas no Instituto Rio Branco desde 2013. É graduada em Francês pela Alliance Française /Université de Nancy II. Como bolsista da CAPES, fez mestrado integral pela New School (New York, NY) e doutorado integral pela Catholic University of America (Washington, DC).
Felipe Estre / Política Internacional
Professor de Política Internacional no IDEG desde 2014, Felipe Estre é profundo conhecedor do CACD. Reconhecido por sua didática e organização, é capaz de integrar uma visão atenta sobre a política mundial com o que é esperado pela banca. Doutor em RI pela USP/King’s College London, é especialista no discurso diplomático brasileiro.
Cris Hufell / Espanhol
A professora Cristina Huffel é de Porto Alegre. Espanhol é sua segunda língua devido à sua tradição familiar e, por isso, começou a dar aulas da língua que domina. Cris é Bacharel em direito e pós graduada em Política Internacional ambos pela PUC-RS. Tem ainda um mestrado em Diplomacia e Relações Internacionais pela Escola Diplomática de Madrid. A professora Cris também compartilha dicas sobre a língua espanhola no Instagram, pelo perfil @losmolinossongigantes
*O corpo docente do IDEG não oferece trabalhos de coaching, mentoria ou tutoria. Entendemos que o trabalho dos (as) docentes na escola possui fins acadêmicos e pedagógicos dirigidos exclusivamente à preparação ao CACD por meio de aulas e palestras complementares. Os trabalhos de orientação pedagógica e direcionamento são feitos pela coordenadoria pedagógica. Os trabalhos administrativos e de empreendedorismo são realizados por um conjunto de colaboradores (as) e técnicos (as) que não se confundem com docentes. As atividades são delimitadas em suas áreas.
**O IDEG se compromete a não correlacionar sua estratégia de mercado e seu material publicitário ao fato de contar com diplomatas de carreira em seu corpo docente. Entendemos que a utilização de tal apelo – relacionando a qualidade da preparação fornecida pelo curso ao fato do docente ter sido aprovado no certame e com isso forçando a venda de produtos e serviços – caracteriza, em última análise, desvio do próprio objetivo do cargo público do (a) diplomata em benefício próprio (LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 – Art. 117, inciso IX), seu mau uso em vias publicitárias e um erro de julgamento sobre as reais demandas da prova do CACD atual. O IDEG, baseado em sua história e experiência, tem consciência de que a aprovação no CACD não capacita imediatamente o indivíduo aprovado à orientação, mentoria ou tutoria e muito menos o transforma em docente da noite para o dia.