REDAC
Acompanhamento, Correção e Orientação Individual para Redação de Português através de Ciclos
Inovador
Não é um curso de redação comum baseado apenas em logística de materiais corrigidos. O professor é quem capacita, orienta e mensura a performance do estudo do(a) aluno(a).
Individualizado
É um acompanhamento individual. As correções são detalhadas, seguem os critérios contidos no edital e se apoiam na experiência de análise de centenas de espelhos de respostas recebidos a cada ano pelo professor.
Assertivo
O Redac é um curso diferente. O volume de aulas é reduzido e o foco na produção é total. Você será orientado(a) de forma assertiva até o desenvolvimento total das competências exigidas na prova.
Funcional
O Redac funciona por ciclos de execução de tarefas, correções, refazimentos, novas correções e encontros individuais com o professor. Cada ciclo dura 6 semanas. Os ciclos são vendidos individualmente. O(a) aluno(a) poderá fazer até 3 ciclos seguidos.
Como funcionam os ciclos?
O curso é composto por um ciclo de 6 semanas, contendo uma aula introdutória, um simulado completo de Segunda Fase para a prova de Português do CACD, duas correções individualizadas pelo professor e um encontro individualizado. Após a entrega da primeira correção do simulado, o(a) aluno(a) deve refazer o simulado e terá mais uma correção individualizada pelo professor, a partir do refazimento dessa mesma atividade. Após essa dinâmica, haverá um encontro individualizado com o docente, para um direcionamento especializado. Entenda:
1
Aula Introdutória
Assista à aula inaugural, que tem como objetivo posicionar o aluno em relação às exigências estruturais da prova de Segunda Fase do CACD.
(Recomenda-se que a visualização da aula seja feita logo na primeira semana)
2
Execução da atividade
Execute as atividades contidas no simulado e envie para a correção. O professor devolverá uma correção inicial densa, minuciosa e repleta de indicações de melhorias. Reflita sobre cada sugestão. Aí reside o caminho à alta performance.
(Prazo para entrega da produção para a atividade: início da segunda semana)
3
Refazimento do simulado
A partir da correção inicial, refaça o simulado atentando-se às melhorias. O professor irá corrigir novamente seu trabalho e avaliar a condição posterior às indicações. Esse processo produz indicadores importantes para o (a) aluno (a) e ao docente.
(Prazo limite para a entrega do material de refazimento: início da semana 4)
4
Encontro individual
Conhecendo a evolução do trabalho do (a) aluno (a), o professor conduzirá um encontro individual (1h) em que aspectos específicos serão abordados e estratégias serão formuladas, de modo que a performance aumente logo no próximo simulado.
(Os encontros individuais ocorrerão nas semanas 5 e 6)
Sobre o docente: Luis Ladeira
Com mais de 20 anos de experiência em sala de aula, o professor Luis Ladeira acompanha candidatos ao CACD desde 2007. Foi aprovado em 1.° lugar no concurso promovido pelo Cespe em 2006 para revisor de texto da Câmara Legislativa do DF. É professor do IDEG desde 2019.
Quero me matricular!
Aguarde, novas turmas em breve. Deixe seu e-mail no formulário abaixo que na abertura de novas turmas entramos em contato!
Dúvidas Frequentes
Como funciona a aula introdutória?
A aula introdutória fica gravada e o (a) aluno (a) assiste a ela antes de começar a escrever seu simulado. Serve como orientação não só para a dinâmica do trabalho de acompanhamento individual, mas também como direcionamento bibliográfico e apresentação das técnicas de construção textual mais produtivas.
Este trabalho é um acompanhamento individual e não há outras aulas.
O que é o refazimento?
O refazimento é a segunda parte do ciclo: o (a) aluno (a) já recebeu a primeira versão de seu simulado, corrigida com anotações detalhadas do professor, e deve refazer os textos a partir dessas orientações. Pode ser necessário reelaborar o roteiro, refazer a pesquisa para melhorar o argumento, revisar algum ponto gramatical em que o aluno esteja tendo mais dificuldade, ou pode ser que o (a) aluno (a) só precise ajustar alguns pontos; isso vai depender das características do primeiro texto. O refazimento é crucial para que o (a) aluno (a) entenda claramente a correção e desenvolva a capacidade de reelaborar e melhorar o próprio texto.
Como a metodologia de correção é estabelecida e como é feita essa correção?
A correção é feita exclusivamente pelo professor Luis Ladeira, com base nos padrões de qualidade que a banca regularmente exige dos (as) candidatos (as). A distribuição da pontuação e a legenda de correção são adaptadas para facilitar a compreensão que o (a) aluno (a) terá da correção. Na primeira versão, as anotações detalhadas fundamentam o refazimento; na segunda versão, além das anotações, o (a) aluno (a) recebe uma nota em cada texto, a qual objetiva dar ao aluno uma referência aproximada de seu desempenho. É importante ressaltar que a nota dada pelo professor em um simulado não é previsão da nota que o (a) aluno (a) virá a obter numa prova real do concurso; a nota é, na verdade, o aspecto menos importante desse trabalho, que é um acompanhamento individual.
Como funcionam os encontros individuais?
O encontro individual, de 1 hora, é feito ao fim de cada ciclo, isto é, de cada simulado, após o refazimento. Nele, o professor esclarece ao aluno dúvidas da correção, sinaliza modos de tornar o texto ainda melhor, reforça pontos positivos do texto para que o (a) aluno (a) obtenha maior proveito e dá todas as orientações que forem necessárias para que o aluno se prepare adequadamente para o próximo ciclo.
Como tenho acesso ao sistema de aulas?
Para acessar o sistema de aulas do IDEG, é necessário apenas utilizar o Google Chrome como navegador. Utilizando o Chrome, você poderá acessar as aulas gravadas e os materiais disponíveis no curso, através da área do aluno, em ideg.com.br/minha-conta.
A velocidade de conexão da internet deve ser de, no mínimo, 1MBps para visualização das aulas. No entanto, recomendamos uma conexão de 5MBps ou superior. Na área do aluno, estarão todas as gravações de aula, bem como os materiais disponibilizados pelos professores.