Análise do Edital – CACD 2024

Análise do Edital – CACD 2024

Nesta sexta-feira (12), o edital do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) de 2024 foi publicado no Diário Oficial da União  (clique aqui para ler o edital na íntegra) – e com várias mudanças no certame deste ano. Vamos entender?

CACD 2024

Banca: Cebraspe/Cespe

Vagas: 50 aprovados(as) (37 para ampla concorrência, 10 para candidatos negros e 3 para pessoas com deficiência).
Remuneração inicial bruta: R$ 20.926,98.
Período de inscrição: a partir das 10h de 15 de julho até as 18h de 26 de julho.
Primeira fase (prova objetiva/TPS): 15 de setembro
Segunda fase (provas discursivas): 12, 13, 19 e 20 de outubro.

E o que mudou?

1ª FASE:

Agora, o número total de questões foi reduzido de 73 questões para 65 questões, com 4 assertivas cada. A duração de três horas de prova por período (manhã e tarde, os dois obrigatórios) foi mantida, assim como a pontuação (+0,25 por acerto, -0,125 por erro).

Disposição das questões objetivas:

  • Política Internacional e Português (10 questões cada), História do Brasil e História Mundial (9 questões cada), Direito, Economia e Inglês (7 questões cada) e Geografia (6 questões).

Para a etapa discursiva, serão convocados(as):

  • Ampla concorrência: 140 candidatos(as) + até 35 candidatas do gênero feminino;
  • Candidatos(as) negros(as): 140 candidatos(as) + até 35 candidatas do gênero feminino;
  • Pessoas com deficiência: 20 candidatos(as) + até 5 candidatas do gênero feminino.

2ª FASE:

Como já previsto na portaria de autorização do concurso, as provas discursivas em sua totalidade foram reunidas na segunda fase, mas há algumas alterações significativas. Confira!

  • Apenas uma redação e um resumo em Português e uma redação e uma tradução em Inglês;
  • Possibilidade de optar por Espanhol ou Francês, com um resumo e uma versão do português para o idioma escolhido;
  • A duração das demais provas será de 5h. Haverá duas questões discursivas de até 60 linhas e duas de até 40 linhas para cada uma das provas de Direito, Economia, Geografia, História do Brasil e Política Internacional. A correção por dez quesitos de avaliação em cada questão foi mantida.
  • As provas discursivas de idiomas (Português, Inglês e Espanhol/Francês) avaliarão o conteúdo, a capacidade de expressão escrita e uso da norma culta. As outras provas discursivas avaliarão o conteúdo (conhecimento do tema).
  • Nota mínima para aprovação: 480 na soma da segunda fase (60% da pontuação total), sem nota mínima individual para cada matéria.

Quer se preparar para o CACD 2024 com segurança e com a qualidade que só o IDEG oferece? Conheça aqui os cursos intensivos da nossa escola!