Passo a passo seguro
até a diplomacia*
Três rotinas de estudo, que representam as três fases da sua preparação. Estruturadas em dois ritmos, elas definem exatamente o que fazer a cada aula: aprender, aplicar, revisar e otimizar seu desempenho nas provas do CACD.
* por se tratar da apresentação da metodologia, o tempo médio de leitura da página é de 6 minutos.
Como funciona a Metodologia IDEG
A Metodologia IDEG foi desenvolvida especificamente para a preparação ao Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD). O objetivo é organizar uma rotina de estudo de alta performance capaz de garantir que o aluno nunca se sinta "perdido" sobre o que fazer a cada passo dado. Uma proposta em que cada hora investida está alinhada às exigências reais das provas.
O IDEG possui cursos estruturados para atender a dois ritmos de estudo:
- Ritmo Extensivo: contempla esforços de estudo aplicados quando não há datas oficiais de provas confirmadas.
- Ritmo Intensivo: aplicado desde a publicação do edital até a realização das provas. Os esforços são otimizados no estudo.
Dentro desses ritmos, o aluno percorre três rotinas metodológicas:
- Rotina 1 – Construção e qualificação: formada pelas atividades focadas no estudo amplo e profundo do conteúdo, na produção dos cadernos e na execução de exercícios e revisões.
- Rotina 2 – Revisão e fixação: organizada com tarefas que consolidam o que foi estudado, ampliam habilidades de conversão do conhecimento em pontos nas provas e direcionam tecnicamente as revisões.
- Rotina 3 – Otimização: formada pelo conjunto de atividades que direcionam os estudos em momentos pré-prova, com foco direto em desempenho nas fases objetiva e discursiva.
Sua jornada em 3 rotinas
Do primeiro contato com o conteúdo até o pré-provas.Construção e qualificação
Ritmo do estudo: extensivo
Momento de aplicação: fora do período de provas
Para quem é: cacdistas em qualquer momento da preparação.
Cursos principais:
- Cursos extensivos teóricos;
Resultado esperado: visualização das aulas, execução das leituras, produção de caderno de estudo sólido, mapeamento de pontos fortes e fracos, compreensão ampla do edital, primeiros ciclos de exercícios e revisão estruturados e desenvolvimento prático dos idiomas.
Revisão e fixação
Ritmo do estudo: extensivo
Momento de aplicação: fora do período de provas
Para quem é: quem já passou pela rotina 1 de estudo em cursos teóricos e busca aplicar, revisar e consolidar o que estudou.
Cursos principais:
- CACD Na Prática (Assinatura);
- Revisão Assistida - Extensiva;
- Oficinas extensivas de idiomas.
Resultado esperado: todo conteúdo aplicado e revisado em ciclos estruturados e o desenvolvimento gradual de habilidades que permitam transformar o conteúdo estudado em pontos nas provas.
Otimização
Ritmo do estudo: intensivo
Momento de aplicação: a partir da publicação do edital
Para quem é: quem já passou pelas rotinas 1 e 2 e quer garantir alta performance no curto período entre a publicação do edital e a ocorrência das provas.
Cursos principais:
- Curso Intensivo - Objetivas;
- Curso Intensivo - Discursivas.
Resultado esperado: revisão otimizada de todos os temas da disciplina, aplicação exaustiva em listas objetivas (1ª fase) e questões discursivas (2ª fase) e conversão máxima de conteúdo em pontos na prova.
O que acontece em cada rotina de estudo
Do conteúdo bruto à fixação e à conversão em pontos.Construção e qualificação
A rotina de construção e qualificação é a porta de entrada para o estudo da disciplina. Ela organiza o primeiro contato do aluno com o conteúdo, orienta a produção do material, submete o aluno a sessões de exercícios e insere fluxos revisionais cotidianos no estudo.
Principais atividades por aula:
- Atividades focais: visualização das aulas e realização das leituras guiadas para prospecção de conhecimento.
- Atividades de produção: construção dirigida do caderno de estudo por meio de miniquestões discursivas e compêndios de quesitos.
- Atividades de aplicação: execução de exercícios objetivos e discursivos para fixação e qualificação do caderno.
- Atividades revisionais: produção de material revisional e execução dos ciclos de revisão.
Essa rotina é indicada para quem está iniciando a preparação ao CACD e precisa garantir contato amplo e profundo com o conteúdo do edital, já pensando em todas as fases do concurso. Pessoas que buscam complementar o estudo também podem obter excelentes resultados com esta rotina. Ela está presente em todos os Cursos Extensivos Teóricos.
Revisão e fixação
A rotina de revisão e fixação é indicada para quem já concluiu a rotina de construção e qualificação na disciplina, ou seja, já fez o estudo extensivo teórico. O foco deixa de ser “aprender do zero” e passa a ser aplicar, revisar e fixar o que foi estudado. É o momento em que as habilidades de conversão do conteúdo em pontos nas provas são consolidadas.
Os pilares dessa rotina são:
- Atividades focais: Visualização das aulas e dos workshops de orientação revisional com diplomatas.
- Atividades de produção: construção dirigida do material revisional avançado, organização dos ciclos de revisão e análise das devolutivas de idiomas.
- Atividades de aplicação: execução das listas objetivas, das questões discursivas completas, dos exercícios de idiomas e análise estatística de performance.
- Atividades revisionais: realização das tarefas revisionais e incremento do material revisional por leituras dirigidas e exercícios.
Ela aparece principalmente nos cursos CACD na Prática – Exercícios Extensivos, na Revisão Assistida Extensiva e nas Oficinas de Idiomas, que orientam o aluno a revisar o edital de forma cíclica e abrangente, tratando de todos os temas em 4 meses de trabalho.
Otimização
A rotina de otimização começa quando o edital é publicado. Nesse momento, a preparação entra em ritmo intensivo e o foco passa a ser diretamente o desempenho na prova. Afinal, o tempo é curto e todos os temas precisam ser revisados e aplicados de forma eficiente para garantir o máximo aproveitamento.
Nos cursos intensivos, o aluno trabalha principalmente com:
- Atividades focais: Visualização das aulas revisionais estratégicas e execução das leituras otimizadas.
- Atividades de produção: aplicação de gabaritos, grades de correção e padrões de resposta nas objetivas e respostas discursivas.
- Atividades de aplicação: execução das objetivas e das questões discursivas e controle estatístico do desempenho.
- Atividades revisionais: realização das revisões guiadas e ajustes no cronograma revisional estratégico.
A ideia é não reinventar o estudo, mas organizar o que já foi construído no ritmo extensivo, trabalhar todos os assuntos do edital - priorizando temas de maior relevância - e calibrar a qualidade das respostas para atender, com precisão, às expectativas da banca examinadora. Esta rotina aparece nos cursos Intensivo 1ª Fase (Objetivas) e Intensivo 2ª Fase (Discursivas).
Cursos oferecidos a partir da publicação da portaria de autorização do CACD.
Metodologia IDEG: um projeto real de preparação
A Metodologia IDEG é o seu mapa de preparação. Ela foi construída ao longo de muitos anos de acompanhamento de candidatos e análise detalhada das exigências do CACD. Combina ritmos de estudo bem definidos, rotinas claras de construção, revisão e otimização, e cursos específicos para cada fase do concurso.
Identifique seu momento atual na rotina de estudos e saiba exatamente o que é preciso fazer para avançar. Se precisar de direcionamento personalizado e estratégico, agende sua orientação pedagógica gratuita com o professor e coordenador pedagógico do IDEG, Marcello Bolzan.