REDAC

O acompanhamento individual de redação CACD do IDEG — o REDAC — é um programa exclusivo que
combina correção detalhada, orientação personalizada e prática dirigida para a prova discursiva
de Língua Portuguesa. Além disso, é conduzido pelo professor Luis Ladeira, referência com mais de
20 anos de experiência e profundo conhecimento da banca Cebraspe; por isso, o curso
prepara você para performar melhor na Segunda Fase. Assim, a cada ciclo, você evolui de forma
mensurável com feedback técnico e encontro individual.

Inovador

Não é apenas um curso de redação com devolutiva padrão. Aqui, o professor acompanha de perto, orienta, corrige e mede o seu progresso.

Individualizado

Correções detalhadas, seguindo critérios da banca, aplicadas com base na experiência de analisar centenas de provas e espelhos de resposta.

Assertivo

Poucas aulas, muito treino. O foco está na produção orientada e no aprimoramento real das competências exigidas.

 

Funcional

Estruturado em ciclos de tarefas, correções, refazimentos e encontros individuais. Cada ciclo dura cerca de 6 semanas.

Como funcionam os ciclos?

O REDAC é organizado em ciclos de 6 semanas que unem prática intensa, correção técnica e acompanhamento individualizado. Em cada ciclo, você recebe uma proposta de simulado completo da Segunda Fase de Português do CACD e percorre um processo estruturado para aprimorar sua escrita.

1

Aula Introdutória

Apresenta as exigências da banca e orienta sobre estrutura, critérios e técnicas de escrita. (Sugere-se assistir na primeira semana para aproveitar todo o ciclo)

2

Execução da atividade

Produza sua redação a partir da proposta definida pelo professor e envie para a primeira correção detalhada.
(Prazo sugerido para entrega: início da 2ª semana)

3

Refazimento

Reescreva o texto aplicando as melhorias indicadas na primeira correção. O professor avaliará novamente, apontando avanços e ajustes finais.
(Prazo sugerido para entrega: início da 4ª semana)

4

Encontro individual

Conversa direta com o professor (1h) para revisar pontos críticos, esclarecer dúvidas e definir estratégias personalizadas para evolução.
(Agendado para as semanas 5 ou 6 do ciclo)

curso diplomata português

Sobre o docente: Luis Ladeira

Com mais de 20 anos de experiência em sala de aula, o professor Luis Ladeira acompanha candidatos ao CACD desde 2007. Foi aprovado em 1.° lugar no concurso promovido pelo Cespe em 2006 para revisor de texto da Câmara Legislativa do DF. É professor do IDEG desde 2019.

Redac Acompanhamento individual redação CACD Luis Ladeira

REDAC
Prof. Luis Ladeira

Acompanhamento, Correção e Orientação Individual para Redação de Português através de Ciclos

QUER SER AVISADO SOBRE O PRÓXIMO CICLO?

Deixe seu e-mail e receba prioridade na inscrição assim que abrirmos novas vagas do REDAC.
Se no momento não houver turma aberta ou se as vagas já tiverem sido preenchidas, você será avisado(a) com antecedência para garantir a matrícula.

Dúvidas Frequentes

Como funciona a aula introdutória?

A aula introdutória fica gravada e o (a) aluno (a) assiste a ela antes de começar a escrever seu simulado. Serve como orientação não só para a dinâmica do trabalho de acompanhamento individual, mas também como direcionamento bibliográfico e apresentação das técnicas de construção textual mais produtivas.

Este trabalho é um acompanhamento individual e não há outras aulas.

O que é o refazimento?

O refazimento é a segunda parte do ciclo: o (a) aluno (a) já recebeu a primeira versão de seu simulado, corrigida com anotações detalhadas do professor, e deve refazer os textos a partir dessas orientações. Pode ser necessário reelaborar o roteiro, refazer a pesquisa para melhorar o argumento, revisar algum ponto gramatical em que o aluno esteja tendo mais dificuldade, ou pode ser que o (a) aluno (a) só precise ajustar alguns pontos; isso vai depender das características do primeiro texto. O refazimento é crucial para que o (a) aluno (a) entenda claramente a correção e desenvolva a capacidade de reelaborar e melhorar o próprio texto.

Como a metodologia de correção é estabelecida e como é feita essa correção?

A correção é feita exclusivamente pelo professor Luis Ladeira, com base nos padrões de qualidade que a banca regularmente exige dos (as) candidatos (as). A distribuição da pontuação e a legenda de correção são adaptadas para facilitar a compreensão que o (a) aluno (a) terá da correção. Na primeira versão, as anotações detalhadas fundamentam o refazimento; na segunda versão, além das anotações, o (a) aluno (a) recebe uma nota em cada texto, a qual objetiva dar ao aluno uma referência aproximada de seu desempenho. É importante ressaltar que a nota dada pelo professor em um simulado não é previsão da nota que o (a) aluno (a) virá a obter numa prova real do concurso; a nota é, na verdade, o aspecto menos importante desse trabalho, que é um acompanhamento individual.

Como funcionam os encontros individuais?

O encontro individual, de 1 hora, é feito ao fim de cada ciclo, isto é, de cada simulado, após o refazimento. Nele, o professor esclarece ao aluno dúvidas da correção, sinaliza modos de tornar o texto ainda melhor, reforça pontos positivos do texto para que o (a) aluno (a) obtenha maior proveito e dá todas as orientações que forem necessárias para que o aluno se prepare adequadamente para o próximo ciclo.

Como tenho acesso ao sistema de aulas?

Para acessar o sistema de aulas do IDEG, é necessário apenas utilizar o Google Chrome como navegador. Utilizando o Chrome, você poderá acessar as aulas gravadas e os materiais disponíveis no curso, através da área do aluno, em ideg.com.br/minha-conta.

A velocidade de conexão da internet deve ser de, no mínimo, 1MBps para visualização das aulas. No entanto, recomendamos uma conexão de 5MBps ou superior. Na área do aluno, estarão todas as gravações de aula, bem como os materiais disponibilizados pelos professores.