fbpx

MEUS RESUMOS

MEUS RESUMOS

IDEG
MEUS RESUMOS CACD

O IDEG oferece ao cacdista mais uma ferramenta de auxílio aos estudos em parceria com o @CACDEMRESUMOS.

Jurisdição do TPI

Criado pelo Estatuto de Roma, o tribunal de jurisdição internacional e permanente exerce sua competência material sobre crimes de genocídio, contra a humanidade, de guerra e de agressão. Atualmente, o TPI é alvo de críticas, especialmente de Estados africanos, cujos nacionais são os principais investigados e condenados.

Clique para baixar

Relações: BRASIL x ÁFRICA

De um passado de escravidão e exploração ao desenvolvimento de relações comerciais intensas. Essas relações foram marcadas por momentos de inflexão durante a PEI, reconhecimentos paradigmáticos e aproximação e diversificação de mercados com participação ativa em assuntos africanos.

Clique para baixar

Princípios da ADM Pública

Os princípios da administração pública
Os princípios da administração pública são a base que anima toda a administração pública, cabe a eles nortearem cada ato conduzido pelos administradores. Esse conjunto de princípios, explícito e implícito, foi consolidado pelo legislador para garantir que o bem público seja pensado e administrado da melhor forma possível para atender aos interesses públicos. Assim, lança limites que objetivam frear qualquer atuação que prejudique o interesse ou o bem público.

Clique para baixar

O Barão do Rio Branco

A figura mais mítica da diplomacia brasileira, que inspira muitos cacdistas a adentrar na profissão teve atuação preponderante na definição dos limites nacionais e nas relações com os vizinhos. O Barão também foi responsável por mudar a forma como o corpo diplomático do Brasil era visto no exterior, buscando trazer “civilidade” à república nascente.

Clique para baixar

ONU

As operações de paz das Nações Unidas são um instrumento singular e dinâmico, desenvolvido pela Organização para ajudar os países devastados por conflitos a criar as condições para alcançar uma paz permanente e duradoura.

Clique para baixar

Relações comerciais do Brasil em 2019

Os fluxos comerciais são temas destaque nas provas objetivas de Política Internacional.
Além disso, esses dados são relevantes para compreender as parcerias bilaterais e os elementos que permeiam as relações do Brasil com cada um desses países, o que influencia diretamente na Balança de Pagamentos em função de exportações, importações e demais elementos dessas afinidades.

Clique para baixar

Por que resumos, IDEG?

Resumos são uma excelente fonte de revisão.

O objetivo de um resumo é proporcionar em uma rápida passada de olhos uma revisão sobre os pontos principais de uma determinada matéria ou item do edital.

Um resumo deve conter as palavras-chave que te farão lembrar daquilo que você estudou naquele tema específico, além de flash-cards, os resumos são uma das formas mais eficazes para que o aluno possa otimizar seu tempo fazendo uma revisão básica.

Por que revisar?

O período de estudos até a aprovação é longo, composto de várias fases e de aprendizados diferenciados e específicos, o que implica um grande volume de conteúdo a ser internalizado. A prova em si demandará conhecimento aprofundado dos diversos pontos do edital, o que demandará domínio sobre um grande volume de conteúdo de maneira aprofundada.

Para que o cérebro humano retenha um grande volume de informações, é necessário que essas informações sejam constantemente revisitadas, sob pena de serem esquecidas. Quanto mais espaçado o tempo entre o aprendizado do conteúdo e a prova, maior as chances de que você lembre muito pouco ou nada sobre o assunto. Por isso, é essencial revisar constantemente, para manter aquela informação na sua mente.

Mas atenção!

Revisar não quer dizer ler todo o conteúdo aprendido novamente na mesma profundidade que inicialmente visto, mas sim, revisar o tema constantemente em seus pontos iniciais. O uso de palavras-chave adequadas ao tema é que fará com que as conexões se realizem na sua mente e que você possa resgatar tudo aquilo que sabe através daquele conteúdo essencial elencado no resumo.

Baixar os MEUS RESUMOS IDEG me dispensa de fazer o meu próprio resumo?

Não!

Os MEUS RESUMOS IDEG é mais uma ferramenta que o IDEG quer colocar a sua disposição. A pandemia trouxe uma certeza ao IDEG: queremos estar ainda mais próximos aos alunos, seja como curso, ou seja, como apoio nesse momento difícil. O IDEG te acolhe, sempre, cacdista.

Assim, essa é uma ferramenta para auxiliar vocês nos estudos, mas ela não substitui os resumos que vocês mesmo farão para gravar o conteúdo. Isso ocorre em virtude de um simples fato: a memória de cada um de nós funciona de forma diferente, dessa forma, ninguém melhor que o próprio/a própria cacdista para saber quais palavras-chave retomarão de forma mais eficiente um estudo que é pessoal.