INTENSIVO 3ª FASE

CACD 2023


DISCURSIVAS ECONOMIA

Organizado em um cronograma otimizado, o curso foi planejado para que você faça uma preparação discursiva global dedicando 1 hora por dia, durante 8 semanas.

16 questões discursivas, 16 grades de correção, 16 padrões de respostas, 16 miniquestões para roteirização, 8 aulas de análise estratégica, um conjunto completo de miniaulas revisionais e mais de 320 quesitos roteirizados e fundamentados com indicações bibliográfica, parágrafo a parágrafo.

*serão abertas 10 vagas que contarão com encontros de direcionamento individualizados com o docente. Veja mais no FAQ.

Perguntas que você já ouviu sobre provas discursivas…

Sério? Achei que estava boa…

Sabe aquela sensação incômoda de ter escrito uma resposta linda e ganhar nota baixa?

Isso ocorre por conta da forma de correção adotada pela banca do CACD baseada em grades de correção. Por isso, os antigos métodos de preparação nos quais você recebe uma questão, constrói a resposta e manda para o professor corrigir já não suprem todas as necessidades. Pior: a correção individual pode te condicionar a perseguir erros e acertos teóricos e não a produzir as respostas que a banca está esperando.

Será que a banca vai gostar?

Você é capaz de avaliar sua produção, com segurança, sem precisar de um corretor?

Essa habilidade será necessária, uma vez que simplesmente compor a resposta não bastará. É preciso saber se autoavaliar de modo a aproximar aquilo que você produziu do conteúdo presente na grade de correção. Seria perda de tempo achar que basta colocar “tudo sobre o tema” na resposta que a nota estará garantida. Sem consciência do que está levando ao papel, você apenas perderá tempo.

O que faço? Tanta coisa pra revisar.

É possível revisar todos os temas de Economia até a prova?

Ao se debruçar só sobre aulas e correções individuais, você conviverá com o argumento simplista do “vamos ver os temas quentes”. Agora, pegue provas de anos anteriores e veja se é possível estudar apenas alguns temas e construir uma resposta tão complexa. Mas, se você responder questões e roteirizar os argumentos para cada tema, desenvolverá habilidades discursivas e fará revisão global garantindo pontos.

Sobre essas questões, tive uma conversa interessante com

João Pedro Portella,

diplomata aprovado em 2022 e ex-aluno do curso de 3ª Fase.

Veja o que ele fez logo após a 2ª Fase…

É o que temos defendido há anos nas aulas do IDEG: Para pontuar na 3ª fase, é preciso desenvolver habilidades que permitam entregar respostas contendo argumentos que estarão presentes na grade que a banca utilizará para uma correção objetiva”.

Conheça as atividades que você irá executar no curso

Assim como ajudei a aumentar o desempenho de dezenas de atuais diplomatas, o objetivo central será elevar sua performance – transformando o conteúdo revisado em nota na discursiva – por meio de um eficiente cronograma de atividades diárias que lhe ocupará por 8 semanas. Tudo foi pensado para que você se dedique por 6 ou 7 horas semanais.

A prova e os Objetivos

Para conseguir entregar o máximo de argumentos compatíveis aos presentes na grade de correção focaremos em habilidades para autoavaliação efetiva e consciente.E dependeremos menos de correções de terceiros.

Para uma revisão global e ativa do conteúdo você terá um cronograma diário de atividades, com roteirizações, revisões e questões discursivas. Aluno do IDEG, não vai pra prova só com "temas quentes".

Cronograma Semanal

Segunda-feira será o dia da semana reservado ao trabalho com 2 (duas) questões discursivas que seguem o exato modelo aplicado na 3ª Fase do CACD. Serão questões maiores (60 linhas) e menores (40 linhas).

Objetivo: Você deve criar respostas de excelência para os dois materiais semanais.

Não se preocupe que vou lhe capacitar para que entregue uma produção que se aproxime cada vez mais da grade de correção. Afinal, esse é nosso objetivo.

Ao longo das 8 semanas de trabalho, serão 16 (dezesseis) questões principais. As atividades foram projetadas para que você consuma, no máximo, 2h30 por semana para elaborar suas respostas.

Às terças, teremos a liberação de 1 (uma) aula, 2 (duas) grades de correção e 2 (dois) padrões de resposta.

Objetivo: você deverá se dedicar à aula e aprender a aplicar corretamente as grades de correção e a técnica de autoavaliação, garantindo maior consciência sobre o que deve entregar à banca examinadora.

Na totalidade, serão 8 aulas de análise (1h a 1h30, cada) referentes às questões discursivas. As aulas

  • - Discutem a metodologia aplicada pela banca no processo de correção;
  • - Tratam profundamente dos assuntos presentes nas discursivas do dia anterior;
  • - "Dissecam" vários espelhos de respostas de ex-alunos(as) - hoje diplomatas - e apresentar as práticas de alto desempenho.

Serão, no total, 16 grades de correção que dirigirão que dirigirão a autoavaliação das respostas produzidas pelo aluno e

  • -Possuem indicações bibliográficas para cada um dos quesitos que compõem a avaliação;
  • -Possuem 10 quesitos que cobrem todos os argumentos que devem estar presentes na resposta;
  • -Possuem a distribuição dos valores que devem ser atribuídos às respostas após a autoavaliação.

No total, serão disponibilizados 16 padrões, um para cada questão discursiva, contendo respostas que seriam exemplares. Cada padrão descreverá de forma perfeita cada quesito avaliado pela grade e seguirá o formato publicado pela banca examinadora na fase pré-recurso.

Quarta-feira faremos um trabalho mais rápido, porém muito importante. Você receberá 1 (uma) miniquestão discursiva (20 a 25 linhas), 1 (uma) grade de correção e 1 (um) padrão de resposta.

Objetivo: Treinar a construção de respostas que contenham argumentos presentes nas grade de correção e revisar de forma intensiva conteúdo já estudado.

Não adianta. Apenas por meio de um treino constante e repetitivo conseguiremos direcionar sua produção à grade de correção. O conjunto de 16 miniquestões discursivas (mais materiais para autoavaliação) ajudarão na revisão global dos temas e será um excelente treino. Você receberá as miniquestões às quartas e às quintas feiras.

Quinta-feira teremos um trabalho rápido e, também, fundamental, afinal, você irá replicar o mesmo processo do dia anterior. Logo, enviaremos 1 (uma) miniquestão discursiva (20 a 25 linhas), 1 (uma) grade de correção e 1 (um) padrão de resposta.

Objetivo: Treinar a construção de respostas que contenham argumentos presentes nas grade de correção e revisar de forma intensiva conteúdo já estudado.

O conjunto de 16 miniquestões discursivas (mais materiais para autoavaliação) ajudarão na revisão global dos temas e será um excelente treino. Você receberá as miniquestões às quartas e às quintas feiras.

Sexta-feira vamos liberar um conjunto de miniaulas revisionais com duração entre 15 e 30 minutos cada.

Objetivo: cumprir integralmente o roteiro revisional indicado - a partir da visualização das aulas - ou utilizar a biblioteca revisional para solucionar dúvidas pontuais.

Você terá um roteiro de revisional global e muito bem estruturado que lhe permitirá retomar cada pequeno detalhe dos assuntos de forma bastante intensiva e acelerada. Não se preocupe porque iremos retomar absolutamente tudo da disciplina Economia e não apenas os "temas quentes". Aluno do IDEG vai com segurança para a prova e não com informação parcial.

Quem fez, aprovou

Descrição

Leonardo Avakian

Aprovado em 2º lugar no CACD 2020/21

“Fui aluno do professor Bolzan no curso intensivo de discursivas de Economia em 2021. Posso afirmar que pude absorver muito conteúdo(...). As aulas foram excelentes para revisar os assuntos que mais caem na prova, bem como para aprender a abordar os temas quentes para a prova daquele ano. O professor deu dicas valiosas sobre a metodologia e a lógica da resolução das questões dissertativas de Economia, o que contribuiu para maximizar minha pontuação e para estar preparado para as surpresas da prova. Fico tranquilo em recomendar o curso do professor Bolzan a qualquer candidato que deseje aprimorar seus conhecimentos sobre a prova dissertativa de Economia!”

Descrição

João Pedro Portella

Aprovado em 3º lugar no CACD 2022

“O curso de discursivas do Professor Marcello Bolzan foi um elemento indispensável da minha preparação para a terceira fase do concurso de 2022. Especialmente para mim, que nunca antes havia chegado às etapas discursivas, as aulas foram cruciais para o desenvolvimento de uma estratégia de prova correta em tempo limitado, ajudando-me a transformar o conhecimento acumulado em pontos de maneira mais eficaz. Mais do que simplesmente ensinar a redigir questões, o curso analisa a própria forma de pensar da banca, esmiuçando a construção das grades de correção e fornecendo uma visão direta, objetiva e estratégica da prova. Noções sempre repetidas pelo professor, como a importância de incluir na resposta as definições técnicas de todos os conceitos mencionados no enunciado, foram fundamentais para meu desempenho no exame. Acredito que o professor Bolzan compreende perfeitamente o estado atual do concurso, que já é muito distinto do que foi em um passado recente e exige cuidados específicos por parte dos candidatos.”

Garanta a melhor preparação

É importante que você faça um bom e definitivo uso de seu dinheiro agora. Eu posso lhe assegurar que a qualidade do curso é de primeira e o método é referenciado por dezenas de aprovados(as). Por outro lado, tenho certeza de que você pode somar seu esforço e sua motivação ao método. Não há investimento melhor.

FAQ

O curso ficará disponível ao aluno por 6 meses a contar da data da matrícula.

Basta baixar a ementa do curso. Não poupamos esforços para que todas as informações estivessem ali. Há, inclusive, um cronograma bastante detalhado. Se restar alguma dúvida, basta entrar em contato conosco pelo WhatsApp (11) 4950-8209. Nossa equipe estará preparada para lhe dar todas as informações.

O método aplicado foi desenhado para ser bastante intensivo, com atividades durante 8 semanas. Os materiais serão liberados às segundas-feiras e estarão organizados no sistema de modo que o aluno possa cumprir o cronograma diário. O fluxo de atividades foi projetado para consumir entre 6 e 7 horas de dedicação semanal.

Não necessariamente. Todo o conteúdo da semana estará na sua área de aluno logo na segunda-feira. Você pode alocar em sua agenda como quiser, afinal, não vou interferir em seu método. Porém, recomendo fortemente a sugestão de cronograma. Ele é bastante eficiente em termos revisionais e você gastará menos tempo se dispersar as atividades ao longo da semana.

O professor Marcello Bolzan estará em contato direto com a turma constantemente em um grupo de WhatsApp criado especificamente para solucionar dúvidas sobre os assuntos tratados no curso. Neste espaço, caso haja necessidade, o professor poderá indicar materiais ou fazer explicações teóricas complementares (por áudio). A preocupação com o acesso ao docente é algo central no curso.

Claro. As aulas de análise das questões são assíncronas e disponibilizadas na área do aluno no momento indicado na ementa. As aulas de análise dos exercícios não são meras correções das questões ou discussões dos temas. Vou utilizar os temas contidos nas questões como “ganchos” para discutir profundamente assuntos relevantes e direcionar o conhecimento teórico para a métrica utilizada pela banca examinadora. Será feito um profundo levantamento histórico do comportamento da banca em relação à dinâmica de atribuição da pontuação com o objetivo de capacitar o aluno a se autoavaliar e a dominar, com profunda consciência, a qualidade do que foi produzido.

As grades de correção e os padrões de resposta, utilizados no curso, seguem lógica idêntica àquela utilizada pela banca examinadora do CACD e são extremamente detalhados. Cada quesito presente no material está referenciado por bibliografia organizada por mim e traz nome do livro, autor, capítulo, página e parágrafos. Tal cuidado é fundamental para que você não perca tempo com leituras amplas e pouco direcionadas às exigências do CACD e nem com pesquisas em materiais que roubam a energia que deveria ser canalizada ao desenvolvimento de habilidades que permitam converter conteúdo em pontos na prova. Veja um exemplo: Grade de Correção 1. Solução de Canto (Quesito 1 | Valor: 2 pontos) • Foi indicada a definição e quando ocorre (1 pontos). • Foi indicada a situação relativa às inclinações das curvas de restrição orçamentária e indiferença (1 pontos). Indicações bibliográficas: Microeconomia – Pindyck – 8ª ed. Capítulo 3 (Comportamento do consumidor) – página 87, parágrafos 2 e 3.

Sim. Os materiais de Roteirização são disponibilizados semanalmente. Assumem a forma de miniquestões cujo objetivo maior é mapear e organizar os argumentos necessários à construção de uma resposta de excelência. Ou seja, por meio deste material, vou te ajudar a “dissecar” o conteúdo de forma que, ao se deparar com uma questão referente a determinado tema, seja possível utilizar na resposta as partes fundamentais e de maior importância, garantindo eficiente pontuação. Os exercícios contam com grades de correção e padrões de resposta detalhados. Cada quesito presente no material está referenciado por bibliografia, indicando nome do livro, autor, capítulo, página e parágrafos.

As miniaulas, contidas na biblioteca revisional, podem ser utilizadas como direcionamento para revisões amplas em que o aluno passará por cada tema presente no edital ou como base de consulta pontual para solução de dúvidas caso o(a) aluno(a) esteja em estágio avança na preparação. As miniaulas possuem duração entre 15 e 30 minutos, são assíncronas e estão “tageadas” por assunto para que a revisão se torne um processo acelerado e eficaz. A disposição das miniaulas revisionais no sistema foi construída prezando pelo rigor didático de modo a garantir o melhor sequenciamento do estudo.

Não. Tudo foi pensado para que o estudo seja acelerado, global e eficiente. As aulas de análise estratégica possuem entre 1 e 1h30, as miniaulas revisionais possuem entre 15 e 30 minutos de duração e as indicações bibliográficas são práticas e objetivas. Você precisará retomar alguns parágrafos apenas.

Vou abrir 10 vagas para pessoas que buscam atendimento individualizado. Não se trata de mera correção da questão. O que faremos, ao vivo, será tratar da sua resposta exatamente como a banca faz: aplicando a grade de correção. A diferença é que eu e você vamos construir juntos a grade. Quero que você tenha uma experiência completa. Portanto, vamos reconstruir sua resposta (quando necessário) e proceder com a correção usada pelo IADES. Não restarão dúvidas sobre o processo e será bem mais fácil mensurar seu desempenho. Serão 3 encontros individuais que faremos até a prova, no final de outubro. Não se preocupe, eu entrarei em contato com você para marcar nossos encontros logo na primeira semana de curso.

A velocidade de conexão da internet deve ser de, no mínimo, 1MBpspara visualização das aulas. No entanto, recomendamos uma conexão de 5MBps ou superior. Na área do aluno, estarão todas as gravações de aula, bem como os materiais disponibilizados pelos professores.

Não há número máximo de visualizações das gravações disponibilizadas durante toda vigência do curso. Para acessar o sistema de aulas do IDEG, é necessário apenas utilizar o Google Chrome como navegador. Utilizando o Chrome, você poderá acessar as aulas gravadas e os materiais disponíveis no curso, através da área do aluno, em ideg.com.br/minha-conta.

Sim, em até 7 dias após a compra, você poderá cancelar o Curso Teórico Extensivo 2023. Fora desse período, serão aplicadas as condições de cancelamento previstas no Contrato IDEG.