Como se planejar financeiramente para estudar para concurso

Como se planejar financeiramente para estudar para concurso

PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA O CACD

 

Muito se ouve por aí sobre a preparação para o Concurso de Admissão à Carreira Diplomática ser um projeto caro, que demanda altos investimentos financeiros. De certa forma, há sua verdade: como uma caminhada de longo prazo, com um edital que parece ser infinito e de conhecimentos que exigem relativa profundidade, dificilmente o(a) candidato(a) conseguirá trilhar todo o seu percurso cacdista sem auxílio de algum(a) professor(a) ou de um curso como o IDEG. 

 

Inevitavelmente, esse suporte acaba por ser indispensável em algum ponto dos seus estudos para o CACD. Mas, então, como organizar o seu dinheiro e definir os seus gastos de maneira responsável? Confira, abaixo, as orientações da nossa pedagoga, Raquel Medeiros, sobre esse assunto tão importante para toda a sua jornada:

 

Três dicas para seu planejamento financeiro para o CACD

 

  1. Organize seu planejamento – Se você já faz isso, então é fácil saber quais as suas possibilidades de gastos com o CACD. Caso não faça, é importante mapear seus gastos. Faça uma lista com as suas rendas e outra com as suas despesas. Coloque tudo com o que você gasta: aluguel, mercado, luz, cartões, lanches… Você pode usar uma tabela, um planner ou um aplicativo.

 

  1. Planeje seus gastos – Defina suas prioridades, seus gastos essenciais (aqueles que você não pode ficar sem) e quanto pode gastar com o CACD. Defina, também, um teto de gastos variados, como, por exemplo, aqueles lanchinhos do fim de semana ou saídas (depois da pandemia, é claro). A ideia não é deixar de consumir, mas ter mais previsibilidade nos gastos e não se endividar.

 

  1. Não gaste tudo de uma vez com o CACD – Essa parece ser uma dica incoerente em relação à anterior, mas a realidade é que estudar todas as disciplinas de uma vez compromete não apenas seu orçamento, mas o lado pedagógico também. Fazendo ciclos de disciplinas, você dilui os gastos durante a sua preparação e pode escolher cada passo de forma mais consciente.

 

Anotou tudo, né? Não tenha medo de falar sobre dinheiro ou de colocar no papel cada número que entra e sai do seu bolso. Essa atitude vai tornar real tudo que você precisa fazer para que o que você gaste com o CACD seja feito de acordo com um orçamento responsável e consciente. Agora, portanto, podemos relembrar que um investimento seguro é um investimento com qualidade IDEG. Nossa escola garante a profundidade exigida pelas provas do concurso, com o melhor corpo docente do mercado. Faça parte do que funciona e tenha em mente que sempre valorizamos o seu dinheiro.

 

Ah! E para mais instruções imprescindíveis como as que você acabou de ler, temos, ainda, nosso programa de orientação pedagógica gratuita com profissionais capacitados para ajudar você a montar seu plano de estudos para o CACD.

 

Estamos com você rumo à aprovação!