HISTÓRIA DO BRASIL E MUNDIAL PARA O CACD

Os cursos teóricos de História, no IDEG, desenvolvidos ao longo de uma década, apresentam carga horária extensiva e são ministrados pelo professor Luigi Bonafé. A especialização do docente e atualização constante do curso proporcionam elevada performance na conversão do conteúdo ensinado em pontos nas provas que compõem o CACD. O método utilizado foi paulatinamente reconhecido e consagrado, por dezenas de diplomatas aprovados a cada ano, como o mais eficaz ponto de partida para estruturar os fundamentos do estudo das duas disciplinas que, juntas, representam mais de 30% dos pontos da 1ª Fase do CACD.

CURSOS EXTENSIVOS TEÓRICOS DE HISTÓRIA

Historia-do-Brasil

Valor: R$ 2520,00 em até 12 x R$ 210,00 sem juros!

História do Brasil

prof. Luigi Bonafé

O curso Teórico Extensivo de História do Brasil e História da Política Externa Brasileira (HB+HPEB), especificamente, consiste numa proposta de formação teórica voltada tanto para a prova objetiva de HB da 1a fase do CACD quanto para a prova discursiva de História da 3a fase do certame, em ritmo extensivo, por meio de ampla e farta carga horária, atendendo perfeitamente às exigências mais profundas das provas de História do CACD.

Informações para você se posicionar

Ciclo: Teórico 2023.1 (Jun/23)

Início: Curso em produção para acesso imediato (totalmente atualizado a partir da prova de 2023)

Aulas (ao vivo):36 aulas com 2h30 a 3h30 cada (terças às 10h) + 36 aulas com 1h a 1h30 cada sobre as indicações bibliográficas

Dia e horário das aulas: 2ª Feira (15h)

Disponibilização das aulas: Caso queira assistir às aulas em outros horários, todo conteúdo será gravado e disponibilizado na área de aluno. As aulas ficam acessíveis por 24 meses a contar da data da matrícula. Não há limite de visualização por aula.

Público Alvo: O curso atende à totalidade das pessoas que querem se preparar para o CACD. O público que inicia seus estudos encontrará máxima abrangência e profundidade na abordagem do conteúdo ministrado pelo professor. Portanto, trata-se de um curso que atende às demandas, em termos de conteúdo, de todas as fases do concurso. Pessoas em etapas intermediária e avançada da preparação não apenas revisarão o conteúdo estudado como terão a oportunidade de aprofundar a densidade de seus materiais de estudo e de preencher lacunas existentes na preparação pregressa.

O que você pode esperar

Ao final do curso, espera-se que o/a aluno/a tenha sido sensibilizado/a a desenvolver, da forma mais ativa e autônoma possível:

Familiaridade: com o conjunto dos conteúdos teóricos de HB e HPEB, sem carecer de novos cursos de “revisão”, “manutenção” ou “aprofundamento” da teoria estudada;

Elaboração de um “caderno”: (ou qualquer outro tipo eficaz de material de revisão) completo e efetivamente “revisável” em prazo relativamente curto, estruturado em seus próprios termos a partir de videoaulas e de um conjunto bastante delimitado e seletivo de leituras escolhidas pragmaticamente com base no enorme acervo de questões de História do próprio concurso (e não nas preferências pessoais do professor ou na qualidade literária ou didática dos textos);

Ferramentas intelectuais e parâmetros objetivos: para(de forma autônoma e sem recorrer a segundos ou terceiros cursos teóricos da mesma matéria) amplificar, de forma regular, sistemática e progressiva, sua capacidade de reter e de resgatar, no médio/longo prazo, uma quantidade relativamente grande de conteúdos teóricos.

Breve descrição do funcionamento do curso

O curso está dividido em três grandes conjuntos de atividades semanais: aula sobre o conteúdo da semana, aula de explanação das leituras indicadas (Curadoria de Leitura)e conjunto de material em pdf referente aos temas tratados na semana. Serão 36 semanas de atividades.

1) Aulas Semanais (ao vivo): As 36 aulas do curso cobrem os conteúdos teóricos previstos no edital do início ao fim, somados a outros aspectos da História do Brasil e da História da Política Externa Brasileira que, apesar de não estarem previstos textualmente no Conteúdo Programático do documento anual de abertura do certame, costumam assumir uma importância que fica evidenciada por meio da análise da história das questões de HB que de fato já foram elaboradas e compuseram as provas reais tanto discursivas quanto objetivas do concurso.

2) Curadoria de Leituras: 36 aulas menores, semanais, com indicações detalhadas de leituras pertinentes a cada tema abordado no curso e as respectivas orientações sobre quais aspectos de cada texto merecem maior atenção, com base no histórico da prova.

3) Conjunto de Materiais Escritos: Complementam a aula semanal e as indicações de leitura e são formados por:

a) Listas de tópicos (gerais) abordados em cada uma das primeiras 28 videoaulas;

b) Sugestões de “pontos motivadores” e perguntas (abertas e sem gabarito) voltadas prioritariamente à provocação de reflexões abstratas, à elaboração mental de relações entre os conteúdos estudados e ao estabelecimento de bases cognitivas a partir das quais os processos históricos sejam apre(e)ndidos por alunos e alunas do curso com o fito de evidenciar dúvidas, lacunas de compreensão e dificuldades de identificar relações de causa e efeito, de simultaneidade e de transversalidade, tanto durante o decorrer das aulas do curso quanto do período posterior de estudo mais autônomo e solitário de reelaboração e/ou revisões sistemáticas do material solidamente construído a partir das aulas e leituras semanais;

c) Exemplos de questões objetivas de provas do CACD de anos anteriores, sem comentário escrito do gabarito e sem absolutamente nenhuma adaptação ou formulação de itens inventados pelo professor ou por qualquer profissional que esteja impedido legalmente de compor a banca de elaboradores de itens objetivos das provas do concurso devido às suas atividades laborais vinculadas diretamente à preparação de candidatos que serão avaliados, eliminados ou classificados a partir daquelas mesmas questões (de modo que a criatividade, competência ou mesmo acúmulo de conhecimentos históricos e historiográficos desses profissionais estarão sempre fadados à lata de lixo da História, posto que jamais serão capazes de emular ou fornecer parâmetros confiáveis, robustos e/ou racionais de uma preparação para uma prova objetiva composta de itens formulados por outros profissionais que não eles mesmos).

Cronograma e Método

Para ter acesso às informações completas, semana a semana, baixe a ementa do curso. Clique aqui.

Conheça o curso na prática

História Mundial

Valor: R$ 2520,00 em até 12 x R$ 210,00 sem juros!

História Mundial

prof. Luigi Bonafé

O curso Teórico Extensivo de História Mundial toma como base, premissa, ponto de partida e ponto e chegada uma série de critérios, técnicas e táticas de estudos construídos tanto a partir do nível de dificuldade (sempre cambiante) das questões de História Mundial da Primeira Fase do certame a cada ano quanto da necessidade crônica, da parte de candidatos e candidatas, de concluírem sua formação teórica (e serem capazes de seguir de forma intelectualmente mais autônoma para as etapas seguintes de sua preparação) não apenas com domínio robusto dos conteúdos estudados, mas principalmente com ferramentas intelectuais e balizas concretas (sempre adaptadas à história das questões de História, não ao gosto pessoal e nem às ilações do professor) capazes de pautar suas futuras decisões individuais (e incontornáveis) a respeito do equilíbrio difícil entre o “peso” relativamente muito significativo das questões objetivas de HM no TPS e a ausência de questões sobre os conteúdos desta mesma matéria nas fases discursivas do concurso.

Informações para você se posicionar

Ciclo: Teórico 2023.1 (Jun/23)

Início: Curso em produção para acesso imediato (totalmente atualizado a partir da prova de 2023)

Aulas (ao vivo):28 aulas com 2h30 a 3h30 cada + 8 aulas de revisão e consolidação dos temas com 2h30 a 3h30 cada + 28 aulas com 1h a 1h30 cada sobre as indicações bibliográficas

Dia e horário das aulas: 4ª Feira (15h30)

Disponibilização das aulas: Caso queira assistir às aulas em outros horários, todo conteúdo será gravado e disponibilizado na área de aluno. As aulas ficam acessíveis por 24 meses a contar da data da matrícula. Não há limite de visualização por aula.

Público Alvo: O curso atende à totalidade das pessoas que querem se preparar para o CACD. O público que inicia seus estudos encontrará máxima abrangência e profundidade na abordagem do conteúdo ministrado pelo professor. Portanto, trata-se de um curso que atende às demandas, em termos de conteúdo, de todas as fases do concurso. Pessoas em etapas intermediária e avançada da preparação não apenas revisarão o conteúdo estudado como terão a oportunidade de aprofundar a densidade de seus materiais de estudo e de preencher lacunas existentes na preparação pregressa.

O que você pode esperar

Ao final do curso, espera-se que o/a aluno/a tenha sido sensibilizado/a a desenvolver, da forma mais ativa e autônoma possível:

Familiaridade: com o conjunto dos conteúdos teóricos de HB e HPEB, sem carecer de novos cursos de “revisão”, “manutenção” ou “aprofundamento” da teoria estudada;

Elaboração de um “caderno”: (ou qualquer outro tipo eficaz de material de revisão) completo e efetivamente “revisável” em prazo relativamente curto, estruturado em seus próprios termos a partir de videoaulas e de um conjunto bastante delimitado e seletivo de leituras escolhidas pragmaticamente com base no enorme acervo de questões de História do próprio concurso (e não nas preferências pessoais do professor ou na qualidade literária ou didática dos textos);

Ferramentas intelectuais e parâmetros objetivos: para(de forma autônoma e sem recorrer a segundos ou terceiros cursos teóricos da mesma matéria) amplificar, de forma regular, sistemática e progressiva, sua capacidade de reter e de resgatar, no médio/longo prazo, uma quantidade relativamente grande de conteúdos teóricos.

Desenvolver consciência: de limites a partir da construção de critérios robustos e nítidos para subsidiar decisões pessoais e autônomas sobre os limites que precisam ser impostos à tentação de ampliar indefinidamente o tempo de estudo dedicado a HM e o escopo do material de revisão, tomando por base um conhecimento desenvolvido a partir da realidade da prova, da experiência de diplomatas aprovados/as em anos anteriores e da capacidade de mobilizar instrumentos pra “filtrar” aquilo que, nos níveis mais tardios da preparação, poderia representar uma inflexão na direção de horizontes indefinidos, aleatórios e fantasiosos, que sempre estarão disponíveis, serão tentadores e parecerão coerentes, do ponto de vista de sua própria lógica retórica, mas que, para um olhar bem treinado (sobretudo na última parte das aulas do curso), jamais encontrarão correspondência com a “prova dos nove” do seu próprio confronto com os dados históricos seriados fornecidos pelo enorme acervo de questões objetivas de edições anteriores do certame e com os relatos de 9 em cada 10 diplomatas aprovados/as que compartilham, anualmente, suas experiências, trajetórias, desvios e correções de rota, avanços e recuos, erros e acertos ao longo da preparação.

Breve descrição do funcionamento do curso

O curso está dividido em 4 grandes conjuntos de atividades: aula sobre o conteúdo da semana, aula de explanação das leituras indicadas (Curadoria de Leitura), aula de consolidação dos temas abordados e conjunto de material em pdf referente aos temas tratados na semana. Serão 36 semanas de atividades.

1) Aulas Semanais (ao vivo): As primeiras 28 aulas do curso cobrem os conteúdos teóricos previstos no edital do início ao fim, somados a outros aspectos da História Mundial e da História das Relações Internacionais Contemporâneas que, apesar de não estarem previstos textualmente no Conteúdo Programático do documento anual de abertura do certame, costumam assumir uma importância que fica evidenciada por meio da análise da história das questões de História que de fato já foram elaboradas e compuseram as provas reais da etapa que nos acostumamos a denominar pelo “apelido” de TPS (sigla correspondente ao antigo nome oficial da 1a fase do CACD, “Teste de Pré-Seleção”).

2) Aulas de Consolidação (ao vivo): Por outro lado, as 8 videoaulas finais do curso (cuja finalidade pode ser adaptada às demandas de cada turma) compõem um conjunto inicialmente concebido com o fito de promover a consolidação e, principalmente, a delimitação dos conteúdos das 28 primeiras aulas de acordo com parâmetros que possam ser apreendidos e aplicados pelos/as alunos/as após o término das aulas dessa fase (geralmente) inicial da preparação.

O conjunto final de aulas toma como base, premissa, ponto de partida e ponto e chegada uma série de critérios, técnicas e táticas de estudos construídos tanto a partir do nível de dificuldade (sempre cambiante) das questões de História Mundial da Primeira Fase do certame a cada ano quanto da necessidade crônica, da parte de candidatos e candidatas, de concluírem sua formação teórica (e serem capazes de seguir de forma intelectualmente mais autônoma para as etapas seguintes de sua preparação) não apenas com domínio robusto dos conteúdos estudados, mas principalmente com ferramentas intelectuais e balizas concretas (sempre adaptadas à história das questões de História, não ao gosto pessoal e nem às ilações do professor) capazes de pautar suas futuras decisões individuais (e incontornáveis) a respeito do equilíbrio difícil entre o “peso” relativamente muito significativo das questões objetivas de HM no TPS e a ausência de questões sobre os conteúdos desta mesma matéria nas fases discursivas do concurso.

3) Curadoria de Leituras: 36 aulas menores, semanais, com indicações detalhadas de leituras pertinentes a cada tema abordado no curso e as respectivas orientações sobre quais aspectos de cada texto merecem maior atenção, com base no histórico da prova.

4) Conjunto de Materiais Escritos: Complementam a aula semanal e as indicações de leitura e são formados por:

a) Listas de tópicos (gerais) abordados em cada uma das primeiras 28 videoaulas;

b) Sugestões de “pontos motivadores” e perguntas (abertas e sem gabarito) voltadas prioritariamente à provocação de reflexões abstratas, à elaboração mental de relações entre os conteúdos estudados e ao estabelecimento de bases cognitivas a partir das quais os processos históricos sejam apre(e)ndidos por alunos e alunas do curso com o fito de evidenciar dúvidas, lacunas de compreensão e dificuldades de identificar relações de causa e efeito, de simultaneidade e de transversalidade, tanto durante o decorrer das aulas do curso quanto do período posterior de estudo mais autônomo e solitário de reelaboração e/ou revisões sistemáticas do material solidamente construído a partir das aulas e leituras semanais;

c) Exemplos de questões objetivas de provas do CACD de anos anteriores, sem comentário escrito do gabarito e sem absolutamente nenhuma adaptação ou formulação de itens inventados pelo professor ou por qualquer profissional que esteja impedido legalmente de compor a banca de elaboradores de itens objetivos das provas do concurso devido às suas atividades laborais vinculadas diretamente à preparação de candidatos que serão avaliados, eliminados ou classificados a partir daquelas mesmas questões (de modo que a criatividade, competência ou mesmo acúmulo de conhecimentos históricos e historiográficos desses profissionais estarão sempre fadados à lata de lixo da História, posto que jamais serão capazes de emular ou fornecer parâmetros confiáveis, robustos e/ou racionais de uma preparação para uma prova objetiva composta de itens formulados por outros profissionais que não eles mesmos).

Cronograma e Método

Para ter acesso às informações completas, semana a semana, baixe a ementa do curso. Clique aqui.

Conheça o curso na prática

<

O PROFESSOR

luigi site

Luigi Bonafé é um professor de História apaixonado pelo desafio de redescobrir o magistério e desvendar a banca do CACD a cada ano. Desde 2007 leciona especificamente para quem quer ser diplomata. De lá pra cá, as provas do concurso mudaram muito, e os candidatos também. Como professor, também foi mudando. Desde 2015 passou a lecionar nos cursos teóricos extensivos do IDEG, que ajudaram a revolucionar os fundamentos da preparação para o concurso de diplomata. Desde 2016, em plataforma própria e independente de cursinhos, criou um método de preparação para as provas discursivas de História do Brasil do CACD. Esse método foi aplicado por todos os candidatos que obtiveram as notas mais altas nas provas discursivas de HB dentre os diplomatas aprovados em 2016, 2017, 2018, 2020/2021 e 2022.

QUEM FEZ, APROVOU

TACIANO S. ZIMMERMANN

Ex-aluno e diplomata

“Poucos professores levam tão a sério o CACD como o Luigi. Ele foi meu único professor de História do Brasil para o concurso. Desde o início, a base dos meus estudos nessa matéria foi o caderno que fiz anotando cada palavra que ele falava nas aulas do curso extensivo teórico. Foi esse caderno que, ao longo do tempo e a partir das leituras também indicadas pelo professor, sistematizei, reelaborei, organizei e incrementei, para ser meu principal material de revisão pré-prova. Na reta final, foi indispensável ter aprendido com o Luigi nuances importantes das provas objetivas e discursivas nos intensivos que ele oferece. A correção comentada de questões de TPS, os simulados discursivos e as grades de correção que o Luigi prepara (extremamente detalhadas) foram essenciais. O material é de qualidade incomparável. Por fim, a correção das questões discursivas – com direito a um atendimento particular semanal com o professor – me deu a segurança que eu procurava para enfrentar prova. Sou muito grato pela atenção, o carinho e o comprometimento com que o Luigi sempre me atendeu. Recomendo fortemente todos os seus cursos.”

GUILHERME AGUSTINI

Ex-aluno e diplomata
“O Professor Luigi esteve comigo desde o início da minha preparação, no longínquo ano de 2017, em que cursei seus módulos extensivos de História do Brasil e Mundial no IDEG, até o momento da minha aprovação, em 2021, em que fiz seu curso de discursivas e utilizei amplamente sua plataforma de recursos.
O Professor Luigi vai além de dominar a matéria — também conhece a prova como poucos. Seu curso extensivo é metódico, completo e, dentro do universo de estresse enfrentado diariamente pelo CACDista, divertido.
Já em seu curso de discursivas, além de aprofundar a matéria, o professor ensina a pensar como a banca, maximizando a conversão do seu conhecimento em nota.  Isso sem falar na pessoa Luigi — uma figura tranquilizadora, reconfortante e sempre disponível.”
Sempre comento com meus amigos que, estudando para esse concurso, tive o privilégio de ter aula com alguns dos melhores professores que tive na vida, e o professor Luigi é um dos que torna essa afirmação verdadeira.

OUTRAS DÚVIDAS QUE VOCÊ PODE TER

As aulas são sempre atualizadas?

As aulas são dadas ao vivo, portanto, sempre estão atualizadas. Não há reaproveitamento de aulas, sob nenhuma hipótese. Os cursos presentes nesta página são referentes ao ciclo 2023.1 (com objetivo de preparação ao CACD 2024). O curso está em produção e atualizadíssimo.

Como posso acessar as aulas? De quanto tempo será o meu acesso?

Após a realização da matrícula, todo o conteúdo será disponibilizado, conforme o cronograma do curso, na “área de aluno”. A produção das aulas ocorre semanalmente. Caso o(a) aluno(a) queira acompanhar ao vivo, basta ver as datas e os horários em que o docente dá a aula. Estas informações estão na ementa dos cursos. O tempo de acesso aos cursos teóricos extensivos é 24 meses (2 anos), a contar da data de matrícula.

Como posso tirar as dúvidas com o professor?

Ao se matricular, o aluno terá acesso ao grupo de WhatsApp da turma, em que o docente responderá dúvidas referentes ao curso. Não serão respondidas, em hipótese alguma, dúvidas enviadas fora desses canais ou mensagens privadas. Não serão respondidas dúvidas que não sejam referentes aos assuntos tratados nos cursos.

Se não estiver satisfeito, posso cancelar o curso?

Em até 7 dias após a compra, você poderá cancelar gratuitamente o Curso Teórico Extensivo 2023. Fora desse período, serão aplicadas as condições de cancelamento previstas no Contrato IDEG. Caso você esteja comprando o curso após a data de início anunciada nesta página, pedimos especial atenção à cláusula décima, item 10.2, de nosso contrato.

Em caso de outras dúvidas, com quem eu devo entrar em contato?

Nossa equipe está sempre à disposição para tirar todas as dúvidas dos nossos alunos. Você pode entrar em contato conosco por todas as nossas redes sociais (Instagram, Twitter, Telegram, Facebook ou Youtube), pelo nosso e-mail: atendimento@ideg.com.br ou pelo nosso WhatsApp : (11) 4950-8209.

Como tenho acesso ao sistema de aulas?

Para acessar o sistema de aulas do IDEG, é necessário apenas utilizar o Google Chrome como navegador. Utilizando o Chrome, você poderá acessar as aulas gravadas e os materiais disponíveis no curso, através da área do aluno, em ideg.com.br/minha-conta.

A velocidade de conexão da internet deve ser de, no mínimo, 1MBps para visualização das aulas. No entanto, recomendamos uma conexão de 5MBps ou superior. Na área do aluno, estarão todas as gravações de aula, bem como os materiais disponibilizados pelos professores.