fbpx

A importância do descanso

A importância do descanso

A IMPORTÂNCIA DO DESCANSO

O

ano de 2020 é um ano atípico. Pandemia, confinamento e incertezas. No âmbito do CACD, não poderia ter sido diferente. A prova, prevista para o segundo semestre do ano de 2020, com a 1ª fase em agosto, foi suspensa poucas semanas antes de sua realização após recomendação do MPF ao Itamaraty. Em um ano repleto de incertezas causadas pela pandemia de Covid-19, os candidatos à carreira diplomática também tiveram que lidar com uma incerteza adicional, a do calendário.

Ao contrário dos anos anteriores, em que era possível estabelecer o começo e o término do CACD e realizar um planejamento de estudos em conformidade com o calendário da prova, o ano de 2020 apresenta singularidades. A ausência de uma data oficial durante o 2º semestre e os boatos especulativos sobre datas possíveis de realização ainda no 2º semestre tornaram o processo de estudos ainda mais desgastante, tanto em termos físicos quanto em termos psicológicos. Nesse sentido, é essencial conciliar um período de descanso com a intensidade dos estudos.

O ano de 2020 está acabando, porém permanece a incerteza em relação ao calendário do CACD, que ainda não possui uma data oficial definida no momento da escritura deste texto (12/12/20). Assim, dado a ausência de fontes oficiais sobre a realização da prova, o período de fim de ano pode ser uma época propícia para o candidato realizar um pequeno recesso, em que poderá reavaliar caminhos, recarregar energias e se planejar para as incertezas do ano de 2021.

O novo calendário ou a data das provas do concurso estão fora do controle dos candidatos, porém conciliar um período de descanso na preparação para que se faça uma retomada em um ritmo mais intenso de estudos está sob o seu controle. Os 10 ou 15 dias de parada em dezembro/janeiro, em um período no qual não existe um calendário oficial de provas, podem fazer muita diferença na retomada dos estudos e na resistência mental durante o processo das provas, que podem durar muitos meses, em especial para os candidatos que seguem até as fases avançadas.

O uso adequado do tempo não se refere apenas ao tempo estudado, ou à matéria estudada de forma eficiente, mas também ao tempo em que se descansa. O CACD é um concurso que demanda alto rendimento e, da mesma forma em que ocorre nos esportes de alto rendimento, o descanso e a recuperação também são partes importantes nesse processo.

Por hora é isso, cacdista.
Desejo a todos um bom fim de ano, bom descanso e nos vemos no CACD.

Henrique Kawanami.

Ah, para te ajudar a descansar, criamos uma playlist colaborativa no spotify para que possa curtir (e compartilhar suas músicas preferidas) nas horas de relaxar.

Playlist Cacd

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR E SE DIVERTIR 🙂