Secretaria: (21) 2018-0355 | (11) 3181-8443 | (61) 3181-0158 - WhatsApp Suporte: (15) 991536863 | (21) 986617639 atendimento@ideg.com.br

Anamnese dos estudos

*por Caco Penna

                Antes de ler este post, é importante saber que ele faz parte do segundo artigo de uma série de textos sobre PNL aplicada aos estudos. Você já leu a primeira parte?

 https://www.provadeportugues.com.br/single-post/2018/01/19/Levantando-voo-nos-estudos

                Pronto! Agora vamos começar!

 

Para lhe passar um remédio, o médico vai, primeiro, perguntar o que no seu estado atual lhe incomoda. Só assim será possível definir o melhor caminho para alcançar o resultado esperado. No estudo, não é diferente. Vamos fazer a sua ANAMNESE DOS ESTUDOS?

No post passado, falamos sobre o nosso Estado Desejado, formulando o nosso objetivo com clareza. Agora, antes de traçarmos nosso plano de voo, vamos identificar o primeiro item da nossa FÓRMULA DA MUDANÇA (ver post anterior): o Estado Atual.

Como é a sua vida hoje? O que está fazendo você buscar o concurso? Como é a sua vida de não-concursad@?

Calma, vamos um passo atrás da sua vida de concurseir@, falo sobre a sua vida de não-concursad@, ou da vida de concursad@ em uma área diferente da que você deseja (o que talvez esteja fazendo você estudar para outra área).

Qual é exatamente o seu estado atual? O que você quer mudar? O que é confortável? Faça um scanner de você mesmo em tudo o que se relacione ao seu objetivo de mudança.

Exemplo: Jurema mora com os pais, trabalha meio período como vendedora em uma loja de shopping e quer ser aprovada no concurso público do STJ. Ela está com 26 anos e, mesmo sendo confortável morar com os pais, ela quer a independência financeira (pagar o próprio aluguel em um apartamento de 2 dormitórios na Zona Oeste, pagar as contas – água, luz, telefone, internet, alimentação – e garantir ao menos uma viagem por semestre)  e se interessa pela atividade proposta nas vagas abertas no concurso (área jurídica, que é a sua formação e sua paixão). Estuda para concursos já há quatro anos, mas sem foco… vai estudando “o que dá” e “quando dá”. E muitas vezes percebe que “hoje não deu”.

Pronto? Agora vá ainda mais longe na identificação do seu Estado Atual. No seu íntimo. Experimente o seguinte exercício:

Eu me sinto realizado quando X.

Eu sinto que estou X quando Y.

Eu sinto que estou Y quando Z.

VEJA O EXEMPLO:

Eu me sinto realizado quando me sinto seguro financeiramente (X).

Eu sinto que estou seguro financeiramente (X) quando posso garantir o sustento da minha família (Y).

Eu sinto que posso garantir o sustento da minha família (Y) quando posso garantir-lhes não só a alimentação básica, mas cultura e diversão (Z).

Pronto, identifiquei um primeiro item do meu estado atual: atualmente, não sinto a segurança financeira necessária para garantir o sustento da minha família não só na alimentação básica, mas na cultura e na diversão.

E agora eu me pergunto: o concurso para o qual estou estudando ou vou estudar me trará isso?

Você pode descer ainda mais níveis, até sentir que alcançou a base, a origem da sua necessidade atual (Eu sinto que estou Z quando W. / Eu sinto que estou W quando T…)

Em seguida, faça o processo com outros valores importantes para você:

Eu me sinto feliz quando…

Eu me sinto confiante quando…

Eu me sinto um vencedor quando…

Esses são apenas alguns exemplos. Faça com esses ou com outros aspectos que sejam importantes para você. O importante é fazer pelo menos em 3 níveis (como no exemplo inicial).

Certo! Agora você identificou como está a sua rotina atual e como seus valores e buscas pessoais estão de acordo ou em desacordo com essa rotina. Esse é o seu Estado Atual!

Agora, a partir disso, vamos para o ponto mais importante do nosso planejamento: a identificação dos Recursos e das Interferências!

Mas isso é assunto para o nosso próximo post…

Continue sempre por aqui! Ah, e estou esperando por você no Youtube, no Instagram, no Face, no Twitter… não só nos posts de PNL, mas nos de gramática, afinal, se você está comigo, não aceito menos do que ver você gabaritar a sua próxima Prova de Português!

Grande abraço e bons estudos!