Secretaria: (21) 2018-0355 | (11) 3181-8443 | (61) 3181-0158 - WhatsApp Suporte: (21) 984947706 | (21) 984877235 atendimento@ideg.com.br

CARTA ABERTA DO PROFESSOR PEDRO SLOBODA

 

“Tenho recebido muitas mensagens me pedindo para que não deixe de ministrar aulas de Direito Internacional. Muitos alunos receiam que, por ser agora diplomata, não darei mais aulas. Alguns chegam a tomar o fato como dado.

 

O receio é infundado. Sim, sou diplomata, mas também sou professor. As carreiras não são incompatíveis; são complementares. Teoria e prática do Direito Internacional caminham juntas, e agora terei a oportunidade de atuar nas duas frentes.

 

Não conseguiria ficar longe da sala de aula. O magistério não é para mim questão de oportunidade. É uma paixão. Uma crença. É otimismo no futuro e na construção de uma sociedade digna.

 

Recentemente, como professor homenageado na colação de grau da turma de Relações Internacionais da UFRJ, me dei conta da transcendência do magistério. Perceber que a dedicação em prol da educação gera frutos e influencia, de alguma forma, os jovens graduandos é satisfação que não se descreve. Todo o trabalho, toda a dedicação, todo o esforço, percebi, vale a pena.

 

Continuarei a dar aulas. Terei de me afastar temporariamente da universidade, mas abriremos novos cursos no IDEG. Terminarei o doutorado na USP. Continuarei a participar de congressos, palestras e seminários. Continuarei a publicar. Continuarei a me empenhar para a evolução do Direito Internacional na academia brasileira.

 

Nos vemos em sala de aula!”

 

Pedro Sloboda, professor e diplomata.