Secretaria: (21) 2018-0355 | (11) 3181-8443 | (61) 3181-0158 - WhatsApp Suporte: (15) 991536863 | (21) 986617639 atendimento@ideg.com.br

O Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) é sempre visto como um grande desafio pelos candidatos.

Não só pela complexidade da prova, que engloba onze disciplinas – Português, Espanhol, Francês, Inglês, História do Brasil, História Mundial, Direito Interno, Direito Internacional, Política Internacional, Economia e Geografia – como também pelo nível de preparação, tempo de dedicação, além dos cursos específicos que precisam ser realizados.

Entretanto, a boa notícia é que seguindo alguns passos – como os que você verá no checklist a seguir – preparar-se para o CACD ficou mais prático e acessível. Confira!

Como o CACD se estrutura?

Atualmente, o CACD se dá em três fases – versões anteriores do concurso contavam com uma quarta fase, contemplando as provas de Francês e Espanhol, com caráter diferenciado. Saiba mais a seguir:

  • Primeira fase (Teste Pré-Seleção – TPS): realizada pela banca CESPE, é composta por questões objetivas de nove matérias básicas (Economia, Política Internacional, Geografia, Direito Internacional, Direito Interno, História do Brasil, História Mundial, Português e Inglês).
    Cada questão possui quatro assertivas individuais – onde um erro por parte do candidato anula um acerto.
    O TPS apresenta uma nota de corte, estabelecida ao fim da apuração dos desempenhos dos candidatos, que garante aos primeiros trezentos classificados a oportunidade de participar da segunda fase;
  • Segunda fase: geralmente composta por uma prova discursiva de Português e Inglês. Os classificados nesta fase estão aptos a disputarem a próxima e última fase;
  • Terceira fase: consiste em provas discursivas de Economia, Geografia, Política Internacional, Diretos e História do Brasil, além dos demais idiomas: Francês e Espanhol.

O processo de preparação e aprovação pode ser lento. Alguns alunos podem até conseguir sua aprovação logo no primeiro ano, mas a média geral é de dois a quatro anos para um bom processo de preparação.

Todavia, é importante esclarecer que para ser bem-sucedido no CACD, o candidato depende sobretudo de si mesmo.

Então, siga na leitura e veja tudo o que você precisa considerar para um preparo eficaz ao CACD 2018!

Checklist básico para quem quer se preparar corretamente para a carreira diplomática

1) Planeje seus estudos

Como você viu nos tópicos anteriores, o conteúdo programático do CACD é extenso e bastante aprofundado.

Ou seja, se você deseja obter sucesso no CACD, saiba que é preciso dedicar uma boa parcela de seu tempo. Saber gerenciar as atividades do dia-a-dia de uma forma organizada garante toda a eficácia de sua preparação.

Sendo assim, determine um período de estudo dentro do seu dia. Sempre respeitando as pausas para descanso, alimentação e a prática do exercício físico. Afinal, ter uma boa saúde também impacta no seu desempenho.

Outra boa dica é setorizar os estudos e praticá-los, simultaneamente, de acordo com:

  • Cada fase do CACD;
  • Matéria ou tipo de conteúdo abordado no certame;
  • Estágio pessoal de preparação.

Além disso, ao buscar formação acadêmica sólida, busque por instituições que possuam módulos que se adaptem a estes três pontos. No IDEG (Instituto de Desenvolvimento e Estudos de Governo) os interessados na preparação para o CACD encontram módulos específicos de:

  • Idiomas;
  • Formação teórica;
  • Aprofundamentos;
  • Práticas e correções feitas pelos próprios docentes;
  • Entre outros.

O IDEG é uma das poucas instituições do setor que disponibiliza gratuitamente orientações pedagógicas e motivacionais aos candidatos.

Outro diferencial do IDEG é a parceria com a plataforma de inteligência artificial Estudologia, que permite ao estudante traçar um perfil completo de estudo para todo o concurso.

2) Aproveite os conteúdos disponíveis online – muitos deles gratuitos

Muitas pessoas acreditam que é difícil ter acesso ao conteúdo necessário para preparar-se para o CACD.

Mas, a realidade é que próprio Ministério das Relações Exteriores, além de outros órgãos relacionados, elabora e distribui gratuitamente uma série de materiais com alto nível de detalhamento e pertinência ao processo de preparação ao concurso, como:

3) Invista em um modelo de ensino à distância

Quando falamos de preparação de concursos – não só especificamente o CACD, mas de outros também – é bastante comum que as pessoas acreditem que só o modelo presencial é que traz maior efetividade.

Mas, assim como no universo corporativo, o modelo à distância traz inúmeros resultados positivos também na preparação para o CACD.

Certamente os benefícios de apostar em plataformas e instituições de ensino à distância fazem a diferença:

  • Custos mais competitivos: como as instituições à distância não precisam investir em espaços físicos, mobiliários e infraestrutura, podem oferecer aos candidatos ao CACD um corpo docente mais experiente e preparado por um custo mais competitivo;
  • Otimização do tempo: o ensino à distância pode ser realizado em sua própria casa ou local mais acessível. Instituições como o IDEG, por exemplo, oferecem aulas online, ao vivo e gravadas. Isso permite que você utilize o tempo gasto no deslocamento em sua preparação acadêmica, física ou emocional. O mesmo com seus custos financeiros, que podem ser utilizados e equilibrados em outras partes da sua vida;
  • Mais foco: a ausência de distrações é uma das grandes vantagens apontadas por grandes empresas que adotam o modelo de home office.E isto, definitivamente, pode ser aplicado na sua preparação para o CACD.  Uma pesquisa mostrou que 86% das pessoas alcançam seu pico de produtividade quando podem se concentrar sozinhos.

 

Aposte no seu preparo rumo ao CACD

Como você pode ver, a aprovação no CACD não é uma missão impossível. Mas, requer uma boa dose de planejamento e dedicação da sua parte, além de um bom suporte acadêmico.

O IDEG pode ser esse suporte neste desafio. Além de contar com o mais reconhecido e experiente corpo docente do País, oferece um atendimento altamente humanizado e uma proposta pedagógica que permite a você preparar-se para fases e áreas específicas do CACD.

Toda essa estrutura tem um custo acessível e o curso pode ser realizado à distância (permitindo que você otimize custos e tempo em sua preparação efetiva).

Saiba como se preparar para o CACD com quem entende do assunto: CLIQUE E ACESSE gratuitamente as dicas de diplomatas, especialistas, professores e muito mais!